Photo by Fernando @cferdo on Unsplash
Formação

Depressão: O que faz a vida parecer tão sem sentido?

Muitos de nós consideramos a depressão um tempo sombrio, uma página vergonhosa de nossa história, uma doença que aleija a alma.

“O que faz a vida parecer tão frequentemente sem sentido a uma pessoa?” Esta é uma pergunta que você já pode ter se feito durante algum tempo, ou que esteja se fazendo agora. O que para os pássaros é a muda – época em que trocam de plumagem, os tempos difíceis –, a depressão é para os seres humanos.

Uma visão diferenciada

Talvez tenhamos um conceito muito negativo desta que se tornou a doença dos últimos tempos. Por isso, gostaria de propor-lhes uma visão diferenciada, um outro modo de encarar o que para nós possa ser sinônimo apenas de fracasso. Acredito que muitos frutos podem ser colhidos nesse tempo; lembro-me agora de algumas frutas próprias do inverno e de como alegram os dias chuvosos e sombrios. Passada essa época, permanece a lembrança, não das chuvas e do frio, mas dos frutos da estação.

Porém, antes de falarmos mais sobre este assunto, é imprescindível estabelecer a diferença entre a depressão de caráter endógeno e a depressão decorrente de lutas e angústias, que também podemos chamar de psico-espiritual. Esta definição é necessária, pois o nosso objetivo é tratar apenas desta.

Depressão endógena X Depressão psico-espiritual

As depressões endógenas podem ser desencadeadas por um fator psicológico, mas são condicionadas bioquimicamente e até hereditariamente alicerçadas. Nesse caso, é preciso uma farmacoterapia adequada e acompanhamento médico. Pode acontecer, inclusive, que esse tipo de depressão não esteja vinculado a nenhuma crise pessoal ou estressor social. Por exemplo, uma pessoa depressiva que traz em sua história familiar a depressão em gerações anteriores, ou que apresenta um déficit de serotonina, quando está livre da crise, consegue dedicar-se ao seu sentido de vida. Mas existem também os casos em que os dois tipos de depressão vêm juntos.

Vejamos agora o que é a depressão psico-espiritual, que tem acometido tantas pessoas, independentemente de faixa etária, nível sócio-econômico, profissional e religioso. Segundo Victor Frankl, psicoterapeuta existencialista, essa depressão é causada por um vazio existencial, decorrente de uma falta de sentido de vida, podendo ser encontrado por trás de uma vida profissional excessiva, no refúgio de uma atividade desportiva, na fuga para o mundo dos romances ou televisão, nos fenômenos psicológicos de massa, no decaimento psicofísico dos aposentados, na necessidade de nunca se deixar descansar ou na febre de novas ações e novas experiências.

Esse vazio não chega a ser uma enfermidade, salvo quando acompanhado por sintomas na dimensão psicofísica, mas provoca um quadro depressivo – apatia, desânimo generalizado, desinteresse por tudo ao redor, podendo causar inclusive o suicídio –; adição – desespero frente ao tempo, corre-se atrás de um relógio, sem nunca parar, com receio de enfrentar seu próprio vazio –; e agressividade – pode ser explícita, como a que vemos tomar as manchetes de jornais de todo o mundo, e implícita, presente nos relacionamentos, nas discussões no trânsito etc.).

O Inverno e os frutos

Pronto! agora que você já sabe do que se trata a depressão, podemos voltar a falar de um assunto mais interessante: do inverno e dos frutos, dos pássaros e suas plumagens… Você já havia pensado na depressão como algo assim? Olhando-a desta maneira, não nos parece tão terrível, não é mesmo?!

Muitos de nós consideramos a depressão um tempo sombrio, uma página vergonhosa de nossa história, uma doença que aleija a alma. Difícil considerá-la um tempo de crescimento, de maturidade, de transformação… Será por causa da pergunta que se faz? Aquela acerca do sentido da vida? Afinal, reconhecer-se confuso, admitir que o mundo não lhe satisfaz, que a felicidade é simples, que o trabalho não lhe preenche, não é lá muito fácil! É preferível não mexer nisso, vestir o luto e ver no que vai dar. Sim ou não?! Não.

Vejamos o porquê: a depressão enquanto condição humana, se bem orientada, deve conduzir o ser humano à tomada de consciência da sua própria vida e do seu sentido último (nada de fugir de si mesmo!). Quando isso acontece, estamos falando de maturidade espiritual, uma vez que é reconhecida a necessidade de orientar-se para Alguém que o transcende – para quem fomos criados, para uma missão a realizar e/ou uma pessoa a conhecer e amar. Isso é próprio do ser humano, é uma lei inscrita em seu coração, não dá para negar esta verdade. Temos desejo de Deus.

Consideremos, então, a depressão uma prova que o Senhor nos envia. Não são todos os que o Senhor decide provar desta maneira, mas, permito-me dizer, que os escolhidos por Ele são dotados de muita coragem, pois a crise consiste em admitir que se está vazio e que é preciso encher-se; que se tem sede e precisa-se de água, e para isso é preciso romper com muitas coisas, como fez a samaritana. “Deus tem sede que tenhamos sede dele”, já dizia Santo Agostinho.

O motivo está dentro

Se conseguirmos entender a depressão desta forma, aceitaremos este meio que o Senhor escolheu para nos amar, e todo o vazio será ocupado por Sua presença que se encarregará de dar sentido à nossa vida. Mas, se buscamos um motivo fora de nós para tamanha tristeza e melancolia, muito pouco Deus poderá fazer por nós, uma vez que nos recusamos aceitar que temos sede Dele. Termino com uma citação de Santa Teresinha, intercedendo a Deus por você, que passa hoje por esta dor. Não esqueça: Ele não nos prova acima de nossas forças.

“É preciso que Deus nos ame com um amor todo particular para provar-nos desta maneira. Não percamos a provação que o Senhor nos envia, ela é uma mina de ouro a ser explorada, será que vamos perder a ocasião?”

Posso parecer bem e estar tão aflito


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não me ajudou em quase nada. Pois não tem pesquisas mais especificas sobre o que eu quero 😒😒😒🤔 mais tudo bem é só melhorar rs 👏👏👏👏👏😘😍 tchau

    Valeu!( ;

  2. 5 Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:

    6 “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.

    7 Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”.

  3. Sempre fui uma pessoa extrovertida, comunicativa.. Mas agora me vejo isolada, as vezes quero sair ver pessoas, mas logo sinto vntd de ficar na minha bolha de novo, não vejo saída. Sinto q nao tenho ultilidade alguma, me sinto uma pessoa ruim, acredito q eu so não esteje pior pela força q meu namorado me da incondicionalmente, As vezes tenho crises de choros e de desespero, guardo apenas para mim, todos temos problemas não tem porque eu ficar enchendo as pessoas com o meus.

  4. Deus nos amou e por esse amor Ele deu seu único filha para pagar preço de Cruz. Esse amor é incondicional, fiel, verdadeiro. Deus quer o melhor para nós para nossas vidas, mas precisamos entender que sem Deus nada somos, que dependemos dEle que só Ele pode nos tirar do lamaçal da forca da falta de vontade de viver.
    Não é difícil se apegar a Deus de coração com sinceridade e amor. Ele só quer que tenhamos total dependência dEle . Cheguem pertinho de Deus e peça em nome de Jesus que Ele derrame sua graça, amor e misericórdia sobre vcs. Se vcs experimentassem desse AMOR… Como seria bom!!! Ficar quietinhos no colo do Pai e ter certeza que Ele estar ali consolando, dando carinho e dizendo eu sou DEUS! O DEUS que pode mudar sua história, sua vida, seus caminhos… Ouvir Deus dizer que Ele tem o amor Ágape para lhes dar. Jesus nos ama tanto mais tanto que nada que possamos fazer vai ser suficiente. Entao meus amores pensem nesse Pai, que os amam. Ele fica triste em ver vcs assim com essa dor, sofrendo tanto, enquanto Ele ta ai uma ORAÇÃO DE DISTANCIA, e vcs não vêem nao procuram nao clamam e chamam e pedi socorro. Ò AMADOS, DEUS quer dar avida eterna a vcs… dobrem os joelhos no seu quarto, no banheiro da sua casa ou simplesmente abaixem as cabeças e peçam a Ele que derrame sobre vcs esse AMOR que foi prometido a vcs. Deixem Deus fazer morada nesses corações e abraçar com um pai cheio de amor. Confiem em Deus, atraiam a presença dEle para vcs. Eu prometo a vcs que Ele vai mudar essa história triste e em nome de Jesus vcs serão feliz e ajudaram outras pessoas. Façam essa prova que falei avcs e digam aqui o que aconteceu depois disso. Jesus quer o melhor para seus filhos .Tenham certeza Jesus ama vcs!!!

    1. a caminha nao e facil a vida as vezes e como uma montanha russa,tantas provacoes,mas como a historia de jo,acredito q a gloria da segunda casa sera maior q a primeira,Me pego muitas vezes isolada,cabisbaixo mas com o coracao buscando DEUS…a FE,ESPERANCA Q DEUS VAI CUMPRI OS DESIGNOS EM MINHA VIDA E O Q ME MANTEM DE PE.

  5. Meu nome é Tamiris, tenho um bom emprego faço faculdade, sou noiva mas não me sinto feliz. Me sinto triste a todo momento como se tivesse vivendo por viver. Não tenho vontade de voltar para o trabalho e nem para casa. As vezes penso em sumir para longe, mas sou muito apegada a minha mãe e não tenho coragem, pois ela precisa de mim. Mas sinto tanta responsabilidade em cima de mim que já não suporto mais tudo isso.

    1. Tamiris você descreveu praticamente a minha vida. Eu me chamo Manuel, faço faculdade de Química mas já faz quase um ano que não consigo retornar a faculdade e não sei porque. Só não consigo mais. Minha vida virou da noite pro dia, acordei de manhã e não tinha mais vontade de ir pra faculdade, nem de me levantar da cama, nem de nada. Começava um periodo horrivel e sombrio da minha vida a qual ainda não sai…melhorei um pouco quando fui pra psicologa, mas ela não conseguiu identificar que eu tinha Depressão, na verdade ela me tratou como se eu tivesse um quadro de ansiedade apenas. Eu moro no interior do Ceará sabe, sou filho de agricultores e nunca pensei que eu ia passar por isso. Eu vivo no meio da natureza, mas é como se eu tivesse preso a mim mesmo. Meus pensamentos são todos desorganizados, não consigo fazer nada, toda vez que tento fazer algo eu travo não consigo realizar nada e me frusto. Eu fico me culpando, achando que sou fraco, porque as pessoas conseguem viver bem, felizes, conseguem tocar a vida e eu to assim, incapaz de viver…minha mãe fica me cobrando pra mim voltar pra faculdade, jogando na minha cara que não quero estudar e isso me magoa muito…porque eu não to assim porque quero sabe, não é frescura, preguiça, é algo incapacitante. Como vc disse eu to vivendo por viver. sabe se eu morrer hoje pra mim não faz diferença porque eu to vivendo a deriva, sem sentido. é tanta gente me cobrando, perguntando como vai a faculdade e eu tendo que mentir. Faz tempo que não vejo meus colegas, não falo mais com eles. Não suporto mais isso. Eu preciso de ajuda.

    2. Olá, Tamiris! Obrigado por sua partilha sincera! Essas angústias de que você fala são mais comuns e humanas do que você imagina. O ser humano traz dentro de si muitas necessidades, porque é um ser limitado. Por ter limites, precisamos dormir, comer, descansar, etc… Porém existem situações, onde a pessoa tem tudo isso (descanso, boa condição financeira, lazeres, entretenimentos, o namorado ou namorada que quiser, etc…) e mesmo assim o vazio e a angústia continuam.
      Sabe que sinal é esse? Que seu coração e sua alma estão almejando algo muito mais profundo que dinheiro e que ser humano algum pode dar. Seu coração tem sede de Deus. Quando Deus assumir o lugar na sua vida (que pertence a Ele por direito) tudo vai se organizar. Sabe que lugar é esse? o primeiro lugar.
      Faça esse exercício, comece aos pouquinhos, nas pequenas escolhas cotidianas a colocar Deus em primeiro lugar: você vai ver como muita coisa vai se organizar. Exemplo? O primeiro compromisso do domingo: Missa! Em seguida, não se levante de manhã sem rezar, entregando seu dia. Não durma sem agradecer a Deus por mais um dia vivido. Coisas simples, mas que vão recordando que Deus está sempre com você. Estamos rezando, Deus está no controle de tudo, não se esqueça disso! Que ele sempre te abençoe!

  6. Tudo na vida é como uma melodia enquanto está agradável tudo permanece, quando desafina tentamos afinar e retornar ao mesmo ritmo, mais quando não conseguimos mais ouvir, daí já nada existe.

  7. Estou sentindo esse vazio, me pergunto o tempo todo qual o sentido da minha vida.
    Todos os meus sonhos não se concretizaram, a pessoa que eu achei que fosse construir uma família me abandonou.
    Sinto medo de tudo, não consigo fazer uma leitura em voz alta na faculdade, muito menos apresentar trabalho. Me dá um pânico, parece que eu vou morrer, minha voz fica embargada meu coração acelera absurdamente. Não sei o porquê disso estar acontecendo.
    Sempre fui uma pessoa comunicativa desde criança.
    Me pergunto porquê estou aqui, não consigo enxergar nenhum dom, nem vocação.
    Não aguento mais!

    1. Oi Gabriela, seu relato parece bastante com o meu. fico me perguntando qual o sentido de minha vida. meus sonhos de concluir minha faculdade, seguir minha carreira, namorar, casar ter filhos, ter minha casa um carro e tudo mais não estão se concretizando. Quando estava indo pra faculdade eu não conseguia falar normal com as pessoas, olhar no olho delas sem ficar nervoso. Na apresentação de trabalhos era pior, não conseguia falar olhando pras pessoas, me tremia, minha boca secava, eu ficava em pânico e só o que eu queria era que tudo acabasse logo ou que eu sumisse. admiro, ou porque não dizer, invejo as pessoas que conseguem falar em publico. Eu não consigo. não sei porque isso acontece. sinto muita vontade de expor o que penso, de falar normal com as pessoas, me relacionar mas não consigo, fico sempre calado e quando falo parece algo forçado. quando passo pelas pessoas na rua não consigo olhar pra elas, principalmente as que conheço, baixo a cabeça ou falo um oi forçado. odeio isso. nunca consigo ser normal e isso me destrói por dentro. Eu queria muito conseguir ser EU. Não suporto mais…

    2. boa noite! me vejo um pouco em cada relato. tenho formação em psicologia, amo o que faço. mas sou um ser humano com déficit.. onde não há deixo transparecer aos meu pacientes. sinto dores do abandono uterino. conheço bem a pessoa que eu sou. me sinto cansada das mesmices desse mundo.. não tenho religião, minha bandeira é do amor.

      1. Edilene tbm me sinto cansado desse mundo, não consigo ver mais nada de bom nesse mundo, nem nas pessoas. acho as pessoas ao meu redor patéticas, ignorantes, sem sal, sem conteúdo, só falam besteira…sou de família religiosa cristã, mas de uns dias pra cá me revelei ateu. Não acredito mais em Deus por vários motivos. Já li a bíblia e não concordo com várias passagens, porque não fazem sentido, há controvérsias ou porque é uma opinião que seria considerado um absurdo hoje em dia, mas que é aceito na bíblia pelas pessoas que seguem a palavra de Deus a risca. Sabe não consigo nem sequer fingir acreditar em Deus, porque pra mim é um absurdo alguém fingir acreditar em algo só pra não ser visto de forma errada pela sociedade. é muito difícil ser ateu e ter que conviver com sua família religiosa. Eu nem disse que virei ateu, mas eu acho que meus pais sabem. Eu queria muito acreditar, crer, ter fé em Deus, mas eu não consigo. minha mãe pede pra mim rezar e eu faço, mas de forma forçada. É horrível. desculpa se eu fiquei enchendo vc com meus problemas, mas eu precisava desabafar.

    3. Olá, Gabriela! Obrigado por sua partilha. Procure crescer na intimidade com Deus por meio de uma vida assídua diária de oração. Essas questões que você coloca passam pelo autoconhecimento. E a pessoa que mais lhe conhece é Deus! Continue investindo no seu relacionamento com Ele, perceba interiormente o que Ele pensou pra você. Saiba que a vontade de Deus é nossa felicidade. Onde e de que modo você poderá amar mais a Deus e a seu semelhante? Casada com alguém? Em uma comunidade? Como religiosa? Saiba que todas essas possibilidades, se bem vividas, são vias seguras de santidade e amor a Deus. Às vezes a gente não consegue descobrir nossa vocação porque pensamos e olhamos muito para nós mesmos, olhe para Deus e perceba o que Ele pensou para você. Olhe os sofrimentos das pessoas que te rodeiam e se pergunte: que resposta posso dar aos dramas e sofrimentos dos homens e mulheres de hoje? Como posso contribuir para um mundo melhor, mais santo? Estaremos rezando por você! Shalom!

    1. Olá Davi tbm sofri bullying na adolescência porque era calado na minha. Tinha dois garotos horríveis que me agrediam verbalmente. o mais novo me enchia o saco no portão antes de entrar na escola. O outro era pior, toda vez que precisava falar com ele respondia de forma grosseira e me xingava. Uma vez fui avisar pra ele que a funcionaria da escola queria que ele tirasse a bolsa do chão porque ela ia lavar. Então eu disse: “ei e fiz um gesto com os dedos estralando” e então ele respondeu: “ei cara tá achando que eu sou cachorro pra tu tá me chamando assim seu otário, apanha essa bolsa e vem me deixar aqui senão eu vou te pegar depois a aula. Eu odiava ele. Vou te dar um conselho, o tempo passa. hoje não tenho mais raiva dele, na verdade sinto pena porque a vida castigou ele severamente. Tanto um como o outro, hoje são fracassados perderam tudo na vida. Acredite, eles vão ter o castigo que merecem. Não vale apena cultivar esse rancor dentro de si, só faz mal a você.

    2. Tudo bem Davi? Eu também sofri buling, na escola, na catequese… parecia que todos me odiavam. Mas o tempo passou, vamos enterrar isso. Alguns que me agrediram, soube que tiveram seus castigos até mesmo com a vida. Deixemos nas mãos de Deus. Abraço.

    3. Olá, Davi! Sem dúvida alguma, é impressionante como existem pessoas más, sem respeito e amor algum pelo seu semelhante. Porém, pessoas assim devem nos desafiar a ser melhores e não igual ou piores (com vinganças, por exemplo).

      A maior “vingança” que você pode dar a essas pessoas maldosas é mostrar que você é capaz de ser melhor que elas dando o perdão e, se possível, contribuir para a mudança de vida delas. Quando agimos assim, provamos com nossa vida que os sofrimentos fizeram de nós pessoas melhores e não piores. O diabo fica morrendo de raiva, por achar que nos tornaríamos piores com os sofrimentos, mas ao contrário, com a graça de Deus, a dor fez de nós pessoas melhores. Esperamos ter contribuído com sua reflexão. Deus abençoe!

  8. sabe, as vezes me pego pensando no meu passado . e vejo que naquela época sorria .. havia amigos e todos eles estavam do meu lado , eu fumava e bebia e para mim era normal.
    só que para muitos esses amigos não eram tao bons assim como eu sempre imaginei. saia para festas e baladas e sorria como uma pessoa inocente… mal sabia eu que aqueles momentos bons iriam acabar…
    foi então que encontrei uma pessoa que me vez enxerga , que tudo aquilo num passava de um tremendo abismo que poderia me levar a morte. foi então que deixei tudo de lado para encarar essa outra oportunidade, os tempos se passaram tive uma filha …
    e hj me perco em meus pensamentos e vejo que naqueles momentos me fazem falta, mesmo sabendo que não era um bom caminho … Sempre quando me sinto sozinha, me imagino em duas estradas pela qual devo ou não seguir. feito um peregrino tentando encontrar o seu verdadeiro caminho ..
    Não sei se desisto de tudo ou se continuou encarrando como se nada estivesse acontecendo … So que eu não sei se Deus ainda estar do meu lado
    fiz muitas escolhas dificies .. Eu queria sentir a presença dele novamente …
    não sei se isso e uma depressão .. só de escrever essas poucas palavras já me deixa um pouco aliviada

    1. Olá, Thais! Obrigado por sua partilha! A primeira coisa que precisamos entender é a seguinte: Deus sempre está do nosso lado, sempre! Às vezes, como um grande educador, Deus está perto mas em silêncio, porque no fundo Ele deseja que nossas escolhas por Ele, pelo bem e pela verdade sejam livres. Deus é um grande pedagogo, sempre comprometido com nosso crescimento humano e espiritual. Continue perseverando, permaneça com Deus, mesmo que em alguns momentos em Sua Sabedoria Ele fique em silêncio e você não sinta nada. Saiba que mesmo o silêncio de Deus é pedagogo, Ele está te ensinando.
      Muitas pessoas erram feio pensando que fé e experiência de Deus são sentimento, emoções. O sentimento faz parte, é prazeroso um momento de oração, louvor, etc… mas a experiência com Deus é muito, muito mais profunda do que isso. Nossa experiência de Deus deve passar por fases: infância, adolescência, juventude e vida adulta, madura. Uma fé madura é aquela em que eu permaneço com Deus, sentido ou não sentindo, entendendo ou não entendendo. Deus está sempre comigo, eu percebendo ou não Sua presença, está sempre cuidando, isso é fé. No fundo, Deus quer saber se eu estou com Ele, por Ele ou pelo que Ele pode me dar. Uma coisa me alegra na sua partilha: Deus quer aprofundar sua experiência com Ele, por isso você tem vivido essa “noite escura” na sua vida espiritual. Os santos passaram por isso. Procure, se você puder, conhecer a vida de Santa Teresa de Avila, Santa Teresinha e tantos outros santos, você vai entender muitas coisas. Deus te abençoe! Shalom!

  9. Meditar Eclesiástico 38, pois necessitamos de médico para resolver com remédios próprios para depressão.Sugiro que as pessoas que tem depressão procure um Sacerdote, confesse e passe a comungar caso for católico, pois Jesus é o Psicólogo Natural das pessoas.

  10. Matéria muito boa, tenho 16 anos e tenho passado por momentos muito difíceis por conta da depressão e orar e pedir a Deus forças é algo q realmente conforta saber q há algo q zela por mim e por todos.Minha família mesmo ao meu lado n podem estar por completo dentro de mim, é uma jornada pra se ter companhia mas os passos importantes nós damos quase sozinhos pois precisamos crescer sem q nossa felicidade dependa de alguém como ja dizia minha professora: ” nossa felicidade só depende do carinho que damos a nós mesmos a cada instante”. E quando digo q Deus é algo n quero q levem no sentido de objeto e sim de luz, o homem por assim dizer é criação dele e não ele de nós para objetificarmos e dar-lhe um gênero Deus é a paz e a força q me guia a viver e a estar aqui digitando isso.Sei q o q to falando n vai alterar muita coisa mas VIVA e viva muito até quando parecer ruim continue vivendo porque quando passar vc vai perceber q se n tivesse lutado n teria oque vencer. MUITA FÉ E FORÇA !!!

    1. Que bom, Sara, que você gostou! Reze para continuarmos nossa missão, pois muitas pessoas ainda precisam conhecer o amor e bondade de Deus. Shalom, Deus te abençoe!!!

  11. Acho até legal ver as pessoas discutindo aí em baixo, típica intolerância do mundo. Eu só queria saber, de tudo que eu vejo na internet sobre depressão, se algo foi escrito por um deprimido ou ex deprimido. Por que não tenho como aceitar conselhos de quem só sabe da teoria. E não estou falando de quem escreveu esse texto, estou falando da internet, dos livros, postagens… Na verdade, nem isso me interessa mais. Nada interessa mais. Nem defender lula ou Bolsonaro. Nem o que vou comer ou vestir. Nem o que tá acontecendo com a vida de ninguém. Nada interessa. Nem na netfilx. Nem em lugar nenhum. Infelizmente não posso me suicidar ainda por causa dos meus filhos. Mas um dia terei minha liberdade.

    1. Olá Hanna!
      Obrigado por sua partilha sincera! Você tem muita razão quando diz que quem sabe da dor que você sente é você, contudo, Deus não nos criou para vivermos de modo isolado, solitário. Existe sim, como você bem disse, a realidade de que quem sabe da dor é quem está sofrendo, contudo existe também a realidade de que há aspectos que só consegue enxergar quem vê de fora. Não que você deva dar ouvido a qualquer um, de forma alguma, mas a pessoas sensatas e que realmente se preocupam com você e quer o seu bem. Não se feche à ajuda sincera de quem te deseja o bem, você pode se surpreender do quanto Deus pode se utilizar das pessoas comprometidas com seu bem estar! Deus te abençoe! Shalom!

  12. Oque eu faço não sinto mais vontade de viver?já tentei me matar, não vejo mais o sentido da vida, ninguém me apoia em nada, ninguém liga para mim. Na minha casa só brigam comigo, minha mãe morreu no meu parto, meu pai me trocou por mulher e cerveja, meu irmão é drogado. Tudo q acontece jogam em cima de mim sempre sou eu a culpada de tudo.
    Sempre me pergunto pq não morri com minha mãe? Ou se ela não tivesse falecido podia ser tudo tão diferente 🙁

    1. OLA ..SEJA A DIFERENCA Q VC BUSCA NAS OUTRAS PESSOAS…NADA ACONTECE SEM A PERMICAO DE DEUS..ERGA A CABECAO AS DIFICULDADES,O SOFRIMENTO SERVE PARA NOS AMADURECER..NAO IMPORTA O QUANTO A VIDA SEJA AMARGA DEUS TEM UM PROPOSITO PARA TUDO…TENHA FE E BUSCA SER UM ALICERCE NA CONSTRUCAO DE SUA HISTORIA…FE EM DEUS.

    2. Oi, Vitória!
      Obrigado por sua partilha e confiança. É triste, mas a realidade é que em muitos casos as pessoas que nos causam mais sofrimentos são justamente aquelas que deveriam nos amar e a que nos mais amamos. A impressão que dá a partir de sua partilha é que o pior não é seu pai e seu irmão te acusarem do sofrimento ocorrido na família, mas é terem convencido você disso. Primeiro, você não pediu para nascer, nem nasceu por vontade do seus pais, mas por vontade de Deus. Há tantas relações sexuais sem nenhum tipo de prevenção e que não produzem filhos, mas você nasceu fruto de uma relação deles, porque foi vontade de Deus. Você nasceu por vontade de Deus, nada acontece em nossa vida sem a permissão Dele. Fique tranquila, sua mãe morreu dando a vida, e a palavra de Deus diz que não há maior amor do que dar a vida por seu semelhante. Ela está no céu e deve se entristecer com a postura do seu pai. Não se culpe por nada, sua vida é uma benção, fruto da oferta de sua mãe e da bondade de Deus. Estarei rezando por ti minha querida, Deus te abençoe!

  13. Sofro desse
    Mal e com a depressão desencadeou um transtorno generalizado de ansiedade tomo remédio há 9 anos…
    As recaídas são terríveis..
    Sempre estou em busca de ajuda..
    Leio, tomo remédio, terapia, mas mesmo assim. .sou triste. …….

    1. Olá Lenilda! Muito obrigado por sua partilha e confiança. Olha só, nossa condição limitada de seres humanos, muitas vezes nos colocam em situações bastante difíceis. No que diz respeito aos tratamentos, continue, ouça os médicos, como você já tem feito. No campo da fé, precisamos entender algumas coisas, para que nosso sofrimento tenha algum sentido. Todos nós temos uma via, um percurso humano para ser percorrido, ninguém foi criado por Deus para viver para sempre nesse mundo, ou seja, não somos eternos nesse mundo, um dia nosso fim chegará. Uns mais jovens, outros mais velhos, a questão é como cada um de nós vive esses estágio de passagem. Não deixe para ser feliz só quando melhorar, encontre meios de ir vivendo apesar do seu sofrimento. Não fomos no principio criados por Deus para passar pelo sofrimento e a morte, sofremos por causa dos nossos pecados e dos pecados dos outros contra nós. Mas um dia, minha querida, tudo isso vai passar! Viva seu sofrimento em Deus, você verá como Ele vai diminuir, porque você encontrará um sentido para ele. Que Deus te abençoe e te dê a graça de uma vida santa! Não fomos criados para esse mundo. Vivo um dia de cada vez nas mãos de Deus e dos meus irmãos. Estarei rezando por você, Deus é fiel, aproveite seu caminho para Ele, Ele saberá te recompensar no momento certo, Deus te abençoe!

  14. Hoje senti que perdi a alegria de viver, não tá sendo fácil passar por tudo isso. Queria ter força para encarar a dor e a tristeza que me consome. Hoje faz uma semana que tentei o suicídio, achei que era esse o caminho. Não consigo me perdoar por isso. Não consigo acreditar que fiz isso. Eu continuo pedindo forças, não sei se ainda consigo aguentar. Mas estou tentando, sei que Deus está comigo, pois enviou meu irmão que me salvou. Não sei o que tá acontecendo comigo. É muito difícil falar disso, colocar isso aqui, mas senti que precisava. Pois, apesar de estar assim, continuo rezando muito, mesmo sem acreditar as vezes, continuo rezando, busquei conversar com meu pároco, busquei ajuda de outros também, sei que faço isso pq Deus está comigo. Vou sair dessa, to muito confuso, mas vou sair. Com a graça de Deus.

    1. Olá, Querido Junior! Obrigado por sua sinceridade. Meu caro irmão, a vida humana passa por muitas fases, visando um crescimento, um amadurecimento da pessoa. Do mesmo modo que um pai e uma mãe permite a seu filho tomar uma injeção visando um bem maior, mesmo sabendo que vai causar algum sofrimento no filho, Deus muito mais sábio do que um pai e uma mãe sabe em alguns momentos permitir alguns desconfortos, visando um bem maior. Você ficará surpreso com os frutos que você vai colher de todo esse sofrimento, estarei rezando e oferecendo a Deus os meus sofrimentos por você. Deus te abençoe!

  15. Sem dúvidas a melhor coisa que eu li hoje. Eu estava muito aflita justamente por pensar que não tinha valor nenhum perante Deus, que eu era um “lixo” (sim) mas eu não conseguia descobrir o porquê disso, o porquê dessa culpa de jeito nenhum mas lendo isso agora eu entendi tudo e estou muito aliviada. Eu sinto que isso é verdade do fundo do meu coração e estou bem melhor por isso. Só tenho a agradecer a ti por essas palavras e a Deus por me escolher <3
    Deus te abençoe!

  16. Não sei se essa depressão vem de Deus, mais me sinto tão triste, não tenho sentido na vida, tô cansado de chorar de sofrer, toda vez eu penso na minha morte, se for depressão está matando meu espírito, e meu espírito está morrendo aos poucos desde os tempos que eu me conheci.

    1. Olá Renan!
      O auto conhecimento é importante primeiro por que nos torna mais humildes. A verdade é que muitas vezes nós nos achamos a última coca-cola gelada do deserto, ai Deus permite nos nós conhecermos um pouco para que fiquemos mais humildes, entende? O auto conhecimento não é para nos entristecer, pelo contrário, é para nos alegrar e nos fazer perceber que quem é grande é Deus. Você deve se alegrar, pois está descobrindo que quem é grande é Deus, nós somos pequenos e dependentes dele. Estarei rezando por você viu! Deus te abençoe!!!

  17. Respeito todas as pessoas, independente de crença. Mas se alguem precisa de prova para nunca mais ter dúvida que Deus existe, nunca o coloque a prova, provavelmente Ele não vai te responder, mas busque-O de coração sincero e terás a prova da existencia Dele e que ele ama a todos que o busca e verás milagres exrtraordinários te acontecerem para você ou para outros através de você. E nunca mais duvidarás da existência Dele daí em diante você dará a sua vida por um irmão ou jamais negará a sua fé, nem em perigo de morte. Quanto a depressão penso ser uma fraqueza temporária humana.

  18. Eu sofro de depressão desde criança tenho medo de andar só sinto muita angústia e já estou com 74 anos tenho muita vontade de fazer a cura interior pois eu mais jovem fiz seminário do espírito Santo e melhorei muito mas hoje estou sofrendo muito, tenho muita vontade de ir a encontros em que eu tivesse a cura interior pois tenho muitos traumas da infância obg

  19. Deus não existe! O.o
    Então, mas são todos burros!
    Uma pessoa que tem depressão, porque se sente um vazio interior, procura um sentido para a vida, algo REAL que lhe faça sentir-se, feliz e realizado como pessoa! E desde quando que uma coisa chamada DEUS vai preencher esse vazio, sendo que DEUS já por ele, é um vazio!
    Se deus é vazio, algo que não existe no REAL, unica coisa real é a Biblia, escrita pelo homem!
    Vocês pensam então, que DEUS e um LIVRO, é a cura para todos os vossos problemas? HAHAHHAHAHA Não me façam rir da vossa ignorancia!

    Façam um deste!
    Metam-se em cima de um muro ou de um telhado de uma casa, ou algo do genero!
    Antes de se atirarem, digam: deus protege-me das dores!
    Quando cairem, perguntem-me se tiveram dores ou não! OK!?

    Mas eu já sei que vão cair, e vão aleixar-se!
    Logo, Deus ajudou alguma coisa? hahahahahhahah

    Eu tenho depressão…
    E o meu vazio, a falta de algo na minha vida… Nada tem haver com acreditar num ser imaginario, como DEUS! Porque isso não trás nada, se não mais vazio, porque seria estar acreditar em algo que não existe, que não é real, que só vive nas cabeça das pessoas!

    Quando alguém depressivo se sente, sem rumo para a vida…
    O que essa pessoa realmente quer na sua vida, é algo tocavém, algo real, algo que possa experimentar ou tomar, ou vive-lo, só isso trás uma sensação de que estamos vivos e que gostamos de estar vivos!
    E deus não é nada disso! é uma pura ilusão, uma pura palavra, um nome!

    Como é que alguém pode ultrupassar a depressao pensando e admirando a palavra / nome: DEUS?
    Isso é impensavel!

    Eu, com depressão!
    Aquilo que queria, era descobrir aquilo que realmente gostaria de fazer a nivel profissional, porque não gosto de nada do que existe!
    Gostava de ser amado, algo que nunca fui!
    Gostava de encontrar um verdadeiro sentido pra vida, mas algo real, algo que me desse prazer fazer, experimentar, viver realmente!

    Eu respeito quem acredita em DEUS!
    Mas pense um bocado: Deus foi criado pelo homem há milhões de anos atrás, por seres humanos com pouco conhecimento… Havia guerras, mortes, muita dor… Então, homens padres / monges, criaram uma figura imaginária, para ajudar essas pessoas pobres com medo da guerra, a entrar em panico! Deus foi criado para ajudar essas pessoas a encontrarem a paz… Dai antigamente se ter criado Igreijas e Mosteiros gigantes, fortes e bonitos! Para o povo ir lá rezar, e ao mesmo tempo, era como um lugar de protecção contra as guerras, porque as igrejas e mosteiros eram fortes. Contudo, os monges, bispos, padres, conseguiram obter tantos crentes, tantos fieis, que eles tornaram-se mais poderosos que os próprios Reis… E os Bispos, aproveitavam-se da historia inventada de que deus existia, para ganharem poder! Porque durante anos, que a propria Igreja ou Mosteiros, tinham exercitos monges para proteger o territorio!
    Hoje, neste seculo 21 em que vivemos, parece que essa crença em DEUS, passou estes seculos todos, e é algo inacreditavel! A historia de DEUS, passou de pai para filho e nunca mais parou! =/
    E é incrivel que ninguém perceba isto, e continum acreditar que ele existe!
    Se pensam que ele existe, pensam que ele vos ama, que quer o todo bem pra vos, façam aquilo que disse: Atirem-se de uma casa, de uma ponte, façam qualquer mal a vocês proprios, mas antes peçam ajuda a ele, e vão ver o que vos acontece!

    1. Meu irmão ateu, me perdoe! Respeito seus sesentimentos e opinião, pous todos somos livres para aceitarmos ou não Deus como nosso criador, pois não foram os homens que criaram Deus e sim, Deus criou o homem à Sua imagem e semelsemelhança. Se voce quer encontrar o verdadeiro srntido da vida, a verdadeira felicidade, a verdadeira Paz, enfim, o que voce busca para lhe dar sentido a tudo, olhe para dentro de voce, visite o seu interior, seu coração no mais profundo, dai voce encontrará a verdade, a sua verdade, e vai até se surpreender.
      Um grande abraço!

    2. Meu irmão ateu, me perdoe! Respeito sua opinião, sua visão de vida, mas, se voce quer ver e encontrar tudo que você precisa, como paz, felicidade, alegria, etc. olhe para dentro de voce mesmo, faça uma visita ao seu interior, dai voce vai encontrar tudo isso, e muito mais. Voce vai se surpreender, lhe conhecer mais, e quem sabe, todas as verdades! Um grande abraço irmão!

    3. Deus existe sim! A depressão pode até ser tapiada com um novo amor… um novo trabalho… coisas palpáveis….mas nunca irá preencher o vazio existencial… porque o problema está dentro de nós… A depressão é uma tristeza… um vazio… uma angústia que não sabemos como curar… Não podemos preencher o que não sabemos dizer ao certo de onde vem.. porque vem… mas Deus que habita em nós é o único que pode nos preencher… A bíblia para quem crê é a palavra de Deus… mas se vc não crê que seja a palavra de Deus… creia ao menos que há nela palavras de força… de incentivo… de fé…. Não podemos ver Deus? Mas pela fé eu posso sentir.. sentir que faço parte deste grande universo e tenho vida… preciso crer em Deus e acreditar que tudo passa… inclusive a depressão… mas Deus sempre estará no meio de nós.. ao longo das épocas… não importa se quem crê é rico ou pobre… somos todos iguais… Peço a Deus que cure as feridas do nosso coração… traumas na infância… no amor… desilusões… quando tudo for restaurado teremos coragem de sair da zona de conforto… É segurança… para crermos em nós… porque independentemente de estar com um ser que posso tocar… estarei com um ser muito maior que dentro de mim me faz grande para lutar e chegar ao lugar que almejamos!

  20. Eu tenho depressão a muito anos,a pouco eu estava em crise,pois perdi a minha amada mãe,mais a depressão não quer dizer que eu não tenho Deus e sim que Deus esta mais perto de mim,pois eu choro e falo com ele todo momento,pois ele é o unico que me entende.Deus e tudo na minha vida,eu amo Nossa Senhora.

    1. Poxa, a pessoa escreve um (…) texto desprovido de argumentos sintéticos ,com meia duzia de palavras sofisticadas que deve ter sido consultada no dicionário e se acha o dono da razão. Nada contra tu defender o teu ponto de vista. Mas no que li acima, nos é dito, como se fosse uma verdade absoluta a não existência de Cristo!
      A propósito! Você mesmo disse que teu problema é não ser amado, e provavelmente é uma ”SE FAZ DE VITIMA DESSE MUNDO CRUEL”; lugar onde vivem 7,2 bilhões de pessoas e nenhuma te ama! Estuda mais, trabalhe duro para ter um maior leque de oportunidades do que fazer na vida e com segurança, sei la… Mas economiza teus argumentos, ninguém quer ouvir um ateu com argumentos insólitos e desprovido de boas leituras, tentando impor tua verdade!

  21. Dizer que “…a depressão uma prova que o Senhor nos envia…” é um triste engano. Eu tenho depressão, e tenho certeza da minha necessidade de Deus independente da doença. Seria até cruel Deus nos enviar uma depressão para sentirmos falta d’Ele. Deus usa das nossas escolhas e problemas para falar ao nosso coração e nos fazer amadurecer, mas não manda doenças e problemas.

    1. Ale,
      O artigo não diz em momento nenhum que a depressão é uma doença enviada por Deus. O que ele diz é que o essa VAZIO em nós, nos leva a depressão, e é aí que Deus entra pra nos fortalecer, e usar desse vazio, para nos inundar de amor.
      Os nossos vazios e doenças decorrem da nossa condição fraca, de homens pecadores que somos, por isso estes “problemas” podem nos aproximar ainda mais de Deus, porque apenas Ele tem o poder de fazer o nosso nada ser melhor. E eu passo por fazes de depressão, e agradeço por este artigo, porque sei que o Senhor falou aqui.

      1. A matéria até tem pontos muito relevantes, mas também não concordo que a ausência de Deus cause a depressão, pois conheço muitas pessoas de fé que tem ou tiveram depressão. Jacó quando soube da morte de seu filho José, ficou extremamente depressivo. Ana, sentia-se depressiva por não poder ter filhos, mas era uma mulher de forte fé e devoção a Deus. Só para citar alguns… Estar longe de Deus é sim um motivo para depressão, pois fomos criados para sentir satisfação em adora-lo. Mas o que dizer da depressão que sentem aqueles que amam a Deus e o servem de todo o coração???
        Estou aqui pensando também no profeta Elias e na depressão que teve quando se escondeu em uma caverna pq a rainha Jezabel o perseguia.