Igreja

Detalhes da viagem do Papa à Coreia do Sul

Padre Lombardi destacou o fato de a Igreja Católica na Coreia ser uma “igreja de martírio”: serão beatificados 124 mártires da Igreja coreana da 1ª geração de cristãos no país

Na final da manhã desta quinta-feira (7), o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé realizou uma conferência de imprensa em que abordou algumas particularidades da visita do Papa à Coreia do Sul na próxima semana de 14 a 18 de agosto.

O Papa Francisco visitará um país em que a mensagem cristã não foi apresentada através do empenho missionário mas do interesse e do empenho de um grupo de leigos – afirmou o Padre Lombardi – que explicou ter sido o interesse pelo trabalho do jesuíta italiano padre Matteo Ricci na China no final do século XVI, que motivou a pesquisa deste grupo de leigos à procura da verdade.

Uma Igreja de empenho eclesial, não esqueçamos – sublinhou o Padre Lombardi – que a Igreja da Coreia representa cerca de 10% da população e está em franca expansão e crescimento com um substancial aumento dos batizados em cada ano que passa, mas é também uma Igreja de martírio: serão beatificados 124 mártires da Igreja coreana da 1ª geração de cristãos naquele país.

Momento muito importante será o encontro com os jovens asiáticos em programa logo no dia 15 de agosto, que é a Festa da Assunção de Nossa Senhora, mas que é na Coreia dia da liberdade e festa nacional.

Recordemos os principais encontros do Santo Padre na peregrinação a este país asiático:

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Encontro com as Autoridades no Salão Chungmu da “Blue House” em Seul
Santa Missa na Solenidade da Assunção no World Cup Stadium de Daejeon

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Encontro com os jovens da Ásia no Santuário de Solmoe

Santa Missa de Beatificação de Paul Yun Ji-Chung e 123 companheiros mártires na Porta de Gwanghwamun em Seul

Sábado, 16 de agosto de 2014
Encontro com as Comunidades religiosas da Coreia no Training Center “School of Love” em Kkottongnae

Encontro com os líderes do Apostolado leigo no Centro de Espiritualidade em Kkottongnae

Domingo, 17 de agosto de 2014
Santa Missa conclusiva da 6ª Jornada da Juventude Asiática no Castelo de Haemi

Santa Missa pela Paz e a Reconciliação na Catedral de Myeong-dong em Seul

 

Telefonista do Vaticano irá com o Papa à Coreia

O Papa Francisco decidiu que em cada viagem apostólica internacional que fará, levará consigo pelo menos um funcionário do Vaticano a bordo do avião papal. Foi o que revelou o Padre Federico Lombardi, durante a apresentação da próxima visita apostólica do bispo de Roma à Coreia.

O sacerdote explicou que se trata de una iniciativa pessoal de Jorge Mario Bergoglio. Ao país asiático, irá um telefonista do Vaticano, que acompanhará o Pontífice em todas as suas atividades e terá tratamento especial.

O felizardo funcionário não foi selecionado por concurso ou por rendimento profissional, mas escolhido pessoalmente pelo próprio Francisco.

“É um gesto simbólico, bonito e simpático. O Papa expressou este desejo aos organizadores de suas viagens, que não tiveram dificuldade em propor candidatos. Se houver muitas viagens internacionais, o Papa oferecerá esta chance a muitas pessoas”, completou padre Lombardi.

Outros empregados também participaram de viagens anteriores, como ao Brasil em julho de 2013 e ao Oriente Médio, em maio passado.

O chamado “séquito papal” é um reduzido número de pessoas que formam a comitiva do Pontífice. Normalmente se compõe de cardeais e eclesiásticos, além de outros colaboradores dedicados à logística e aspectos práticos.

“O funcionário escolhido não terá nenhuma função específica na delegação; simplesmente acompanhará o Papa”, esclareceu Pe. Lombardi.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *