Igreja

Divulgado programa da viagem do Papa a Moçambique, Madagascar e Maurício

De 4 a 10 de setembro, o Santo Padre visita o continente africano e Ilhas Maurício.

O programa da Viagem Apostólica do Papa Francisco a Moçambique, Madagascar e Maurício de 4 a 10 de setembro foi divulgado na sexta-feira (28) pela Sala de Imprensa da Santa Sé. O Pontífice irá visitar as cidades de Maputo, Antananarivo e Port Louis.

O programa oficial na África

No dia 4 de setembro, o Papa parte do Aeroporto Internacional de Fiumicino às 8h (horário italiano) com destino a Maputo, em Moçambique. A cerimônia de boas vindas acontece no final da tarde no aeroporto local.

No dia seguinte, em 5 de setembro, o Papa fará uma visita de cortesia ao presidente, no Palácio “Ponta Vermelha”, onde também vai encontrar as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, e irá proferir seu primeiro discurso. Ainda pela manhã, mas no Pavilhão Maxaquene, o Pontífice vai falar aos jovens num encontro inter-religioso. Depois do almoço na Nunciatura Apostólica, o Papa se desloca até a Catedral da Imaculada Conceição onde estarão bispos, sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas, catequistas e animadores. Será o terceiro e último discurso do dia.

Já no dia 6 de setembro, o Papa visita o Hospital de Zimpeto e depois se desloca ao estádio local para a Santa Missa. Logo no início da tarde, Francisco se despede de Maputo e viaja a Antananarivo, em Madagascar, onde será recebido em cerimônia de boas vindas no aeroporto.

No dia 7 de setembro, está prevista a visita de cortesia ao presidente no Palácio Iavoloha para, em seguida, no Ceremony Building, encontrar as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião em que vai pronunciar o primeiro discurso no país. O Papa ainda vai celebrar a Hora Média no Mosteiro da Ordem das Carmelitas Descalças. Depois do almoço na Nunciatura Apostólica, Francisco encontra os bispos na Catedral de Andohalo e depois visita a sepultura da Beata Victoire Rasoamanarivo. O último compromisso do dia será com os jovens no Campo Diocesano de Soamandrakizay, quando pronunciará um discurso.

No dia 8 de setembro, no mesmo Campo Diocesano o Papa vai celebrar a Santa Missa e, depois do almoço, irá visitar a Cidade da Amizade de Akamasoa. Ainda está prevista uma oração com os trabalhadores no canteiro de obras de Mahatzana e o tradicional encontro com os sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas no Colégio Saint Michel.

No dia 9 de setembro pela manhã o Papa parte de Madagascar para Maurício, onde é recebido com cerimônia de boas vindas no aeroporto de Port Luis. Ainda pela manhã, Francisco vai celebrar a Santa Missa no Monumento de Maria, Rainha da Paz. Depois do almoço, acontecem as visitas ao Santuário de Pere Laval e ao Palácio Presidencial, onde irá encontrar o presidente do país, o primeiro-ministro e as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, finalizando com um discurso. O Papa retorna no mesmo dia a Antananarivo. Já no dia 10 de setembro acontece o retorno do Papa Francisco a Roma.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *