Formação

Emmir Nogueira fala sobre o pastoreio na Comunidade Shalom

No Shalom, quem coordena um grupo de oração tem a missão de conduzir ovelhas para o Bom Pastor, que é Jesus.

O acompanhamento das pessoas que começavam a participar dos grupos de oração e das células comunitárias surgiu de forma muito natural nos primeiros anos da Vocação. Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom, partilha sobre a história do pastoreio no Carisma e destaca que ainda hoje se considera uma discípula do fundador, Moysés Azevedo.

No início, o pastoreio na Comunidade era uma obviedade, pois, para os primeiros coordenadores de grupo de oração, era muito claro que a evangelização não terminava quando a pessoa iniciava uma vida comunitária mais intensa no grupo. Pelo contrário, o compromisso e o cuidado aumentavam, pois agora ela precisava de ajuda para dar passos firmes no caminho da paz. Com o tempo, as circunstâncias exigiram uma descrição mais detalhada da forma de pastorear Shalom. Esse modelo sempre foi baseado na maneira de Jesus ensinar seus discípulos.

“Eu era discípula do Moysés, e sou até hoje”, destaca Emmir. O método do fundador é o discipulado. No começo, os primeiros membros foram por ele formados e, a partir da experiência adquirida, passaram a discipular aqueles que Deus juntava a eles. “O nosso Carisma traz em si essa dimensão do discipulado”, comenta a cofundadora. Em outras palavras, pastorear é discipular e esse movimento vai muito além de passar um simples conteúdo.

Evangelização, pastoreio e formação

A evangelização não está separada do pastoreio, e não há pastoreio sem formação. Essas três dimensões estão sempre relacionadas no exercício do discipulado Shalom. Nesse processo, é possível ter acesso ao coração de cada pessoa e não a meros comportamentos e conhecimentos. Pastorear, ou seja, acompanhar e cuidar, é um ato de amor. E quem ama de verdade leva sempre a pessoa para mais perto de Deus.

Ver mais

A importância do grupo de oração.

Seminário de Vida no Espírito Santo e a efusão do Espírito Santo.

Encontre o Shalom mais perto de você!

Congresso Nacional do Caminho da Paz

Em junho, a Comunidade Católica Shalom realizará em Fortaleza o Congresso Nacional do Caminho da Paz. O evento pretende reunir todos os pastores de grupos de oração e todos os coordenadores de ministério de pastoreio em um só lugar. O objetivo é aprofundar a experiência do percurso formativo que a Comunidade oferece a todos aqueles que participam de grupos de oração.

Clique e faça sua inscrição


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *