Igreja

Encontro de representantes de novas Comunidades com Moderador do CHARIS

Realizado na sede da Comunidade Católica Face de Cristo, o encontro teve como tema “Um novo envio missionário”.

Neste sábado (27), representantes de grupos de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) e de novas Comunidades da Arquidiocese de Fortaleza participaram de um encontro com Jean-Luc Moens, Moderador do CHARIS, Serviço Internacional de Comunhão da Renovação Carismática Católica, instituído pelo Papa Francisco no Pentecostes desse ano.

Realizado na sede da Comunidade Católica Face de Cristo, o encontro teve como tema “Um novo envio missionário”. Estava presente na ocasião, Gabriella Dias, representante brasileira deste novo Serviço e também o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro.

Em sua partilha, Jean-Luc comentou sobre a sua missão como Moderador do CHARIS, “A Charis não é a minha vontade e nem a vontade da RCC, é vontade do Papa e se é vontade do Papa, acreditamos que é Vontade de Deus.” Ressaltou a grande importância da atenção que as novas Comunidades devem dar aos pobres e a amizade como forte instrumento de evangelização. Explicou também que o CHARIS é um serviço à Igreja e não uma instância de poder.

O Pedido do Papa Francisco

O moderador enfatizou que o CHARIS deseja fomentar que todos os membros de novas comunidades e de grupos da Renovação Carismática Católica se tornem missionários, a fim que os demais católicos recebam a Efusão no Espírito Santo, conforme pediu o Papa. “O Papa compreendeu que o serviço da RCC é que todos os cristãos entendam a riqueza do próprio batismo”, afirmou.

“Se nós membros de Comunidades e movimentos carismáticos evangelizarmos bem, toda a Igreja será carismática porque recebeu o Batismo no Espírito Santo, a efusão não é da RCC, é um tesouro da Igreja! Precisamos levar este batismo a todos”.

O que é Batismo no Espírito Santo?

Um segundo Pentecostes

“O Papa pede um novo pentecostes, vocês sabem qual a diferença entre o primeiro Pentecostes e esse novo? No Primeiro Pentecostes os discípulos estavam com medo e sem poder sair de casa. Após a visita do Espírito Santo eles se tornaram missionários e partiram em missão. O novo Pentecostes não acontece mais em portas trancadas, mas na missão. Viveremos o novo Pentecostes em missão! Para recuperar as nossas forças de tanto vivermos a luta diária da evangelização.”

Corrente de Graça

“É importante esclarecer que a corrente de graça, expressão usada pelo Papa Francisco para definir a RCC, não é algo fechado, onde eu recebo a efusão e automaticamente começo a fazer parte de uma Comunidade ou movimento. A efusão no Espírito Santo me faz compreender o meu papel de batizado na Igreja.”

Tempo de esperança

Para Aluízio Nobrega, Fundador da Comunidade Face de Cristo e último coordenador da Fraternidade Católica de Comunidades, este encontro com Jean-Luc dá um ânimo a mais à missão e partilha da sua grande alegria pelo encontro ser na sede da Face de Cristo. 

Já Teodoro Darc, Fundador da Comunidade Corpo Místico de Cristo e membro do Fórum Diocesano dos Movimentos Eclesiais (FAMEC) esse encontro vai gerar muitos frutos de comunhão para a arquidiocese de Fortaleza, “Na FAMEC já buscávamos viver a comunhão entre os movimentos, a CHARIS só vai acrescentar mais em nossa busca de unidade”, concluiu.

O Encontro contou também com momentos de perguntas e respostas e encerrou com a Santa Missa presidida por Pe. Rômulo dos Anjos, membro da Comunidade de Vida Shalom.

Saiba mais sobre a Charis

Leia mais

Representante do Santo Padre para a família carismática visita Fortaleza

Gabriella Dias fala sobre CHARIS, Serviço Internacional de Comunhão da RCC

CHARIS: Gabriella Dias participa de Pentecostes com Papa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *