English | Español

SOMOS UMA FAMÍLIA

Somos uma família, uma vocação no interior da Igreja e surgimos de um ardente desejo de evangelizar a todos, especialmente os jovens, primazia do nosso coração e da nossa missão.

Na Comunidade Shalom, recebemos um convite de Deus a sermos discípulos e ministros da Sua Paz no mundo. Experimentamos e anunciamos a ‘Paz’, uma realidade que vai muito além da ausência de conflitos. A Paz é a própria Pessoa de Jesus Cristo.

No início da Comunidade, transformamos uma 'lanchonete' em um meio de atração dos jovens a Deus, e hoje continuamos a procurar novas inspirações do Espírito Santo para favorecer o encontro dos jovens com a pessoa de Jesus Cristo, criando "pontes" e novas "interfaces" entre a realidade ordinária dos jovens e a vida da Igreja.


Hoje, realizamos ações evangelizadoras diversificadas no meio dos jovens, das famílias, das crianças, dos mais pobres, dos profissionais das mais diversas áreas, dos meios de comunicação, do mundo das artes, da ciência, da cultura e através de obras de misericórdia junto aos que sofrem.

Como sinal de total pertença e serviço missionário à Santa Igreja, em 2007 recebemos da Santa Sé o nosso Reconhecimento Pontifício, como Associação Internacional Privada de Fiéis. Nossos Estatutos foram aprovados definitivamente em 2012 pelo então Pontifício Conselho para os Leigos.

Espiritualidade

Não poderá jamais existir a verdadeira Paz nas almas dos homens e no mundo se esta Paz não estiver embasada em um amor incondicional a Jesus Cristo, pois aí nasce o Shalom de Deus.

O núcleo central da espiritualidade da Comunidade Shalom é o Amor Esponsal a Nosso Senhor Jesus Cristo, amor que busca cada vez mais o esquecimento de si, de sua própria vontade, de seus próprios interesses, de sua própria vida e que, cada vez mais inflamado de amor pelo Amado busca somente a Ele, a vontade Dele, os interesses Dele, a vida Dele, a obra Dele.

Toda a vida e a missão da Comunidade Shalom é baseada em um tripé, composto pela Contemplação, em uma vida de oração profunda, pessoal e comunitária, pela Unidade, na vida fraterna em Comunidade  e pela Evangelização, com audácia e criatividade missionária.

Formas de Vida

A Comunidade Shalom é uma família, da qual fazem parte homens e mulheres de diferentes estados e formas de vida (sacerdotes, famílias missionárias, celibatários pelo Reino dos Céus e pessoas em um caminho de discernimento de sua vocação específica). Na diversidade destes dons, vivemos uma mesma vida comunitária, na qual fazemos uma forte experiência de comunhão com Deus e de unidade com os irmãos, encontrando aí a força para levar a Paz ao mundo.

Nossas formas de vida são vivenciadas de duas formas que se complementam: Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança.

A Comunidade de Vida é um chamado de Deus a abraçar uma vida de plena e total dedicação à missão, com um particular chamado à oração, à vida fraterna em comunidade e ao serviço evangelizador da Comunidade para Igreja e para o mundo. Os membros da Comunidade de Vida sentem um apelo interior a abandonar uma vida ordinária no mundo para estarem completamente disponíveis a esta vida nova à qual se sentem chamados pelo Senhor.

Por sua vez, a Comunidade de Aliança, na mesma e única vocação à Comunidade Shalom, é chamada a ser "luz do mundo e sal da terra" em meio a vivência familiar e atividades profissionais do século presente, colocando, porém, esta vocação como a grande prioridade de suas vidas e permeando-a com o espírito deste carisma.

Como faço para ser Shalom?

“Se arde em seu coração o Carisma Shalom, este é o seu caminho para Deus e para a santidade. Não tenha medo de ofertar tua vida a Cristo, pela Igreja, pelos jovens e por todos os homens” Moysés Azevedo.

O Vocacional Shalom é a via para aqueles que desejam descobrir a sua vocação e aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz. O caminho vocacional tem duração mínima de um ano. Através de encontros mensais em nossas casas de missão, cada vocacionado é acompanhado mensalmente por um membro da Comunidade que irá ajudá-lo, à luz da Vontade de Deus, a discernir a própria vocação.

Entre em contato conosco e saiba como ser um vocacionado Shalom através do e-mail: vocations@comshalom.org.

Shalom na minha cidade

O conjunto da ação evangelizadora da Comunidade Shalom compõe o que denominamos 'Obra Shalom'. A partir do que Deus realiza em nossas vidas, somos levados a abraçar o apelo evangelizador da Igreja com novo ardor e criatividade.

Se você quer viver esta experiência e levar a presença da Obra Shalom para a sua cidade, entre em contato com e-mail: euquero@comshalom.org.

Programa Internacional de Voluntários Shalom

Um programa sem fins lucrativos, que seleciona pessoas, profissionais ou não-profissionais, que desejam dispor dos seus talentos e competências para ajudar os mais necessitados, indo ao seu encontro e integrando-se temporariamente aos trabalhos de resgate à dignidade humana e de serviço aos mais pobres realizados pela Comunidade Católica Shalom em várias partes do mundo.

Site: comshalom.org/volunteer
E-mail: volunteering@comshalom.org


 

comshalom español

SOMOS UNA FAMILIA

Somos una familia, una vocación en el interior de la Iglesia y surgidos de un ardiente deseo de evangelizar a todos, especialmente a los jóvenes, primacía de nuestro corazón y de nuestra misión.

En la comunidad Shalom, recibimos una invitación de Dios para ser discípulos y ministros de su paz en el mundo. Experimentamos y anunciamos la “paz”, una realidad que va más allá de la ausencia de conflictos. La Paz es la propia persona de Jesucristo.

En el inicio de la comunidad, transformamos una ‘sandwicheria’ en un medio de atracción de los jóvenes hacia Dios, y hoy continuamos buscando nuevas inspiraciones del Espíritu Santo para favorecer el encuentro de los jóvenes con la persona de Jesucristo, creando “puentes" y nuevas “interfaces” entre la realidad ordinaria de los jóvenes y la vida de la Iglesia.

Hoy, realizamos acciones evangelizadoras diversificadas en medio de los jóvenes, de las familias, de los niños, de los más pobres, de los profesionales de las más diversas áreas, de los medios de comunicación, del mundo de las artes, de la ciencia, de la cultura y a través de obras de misericordia junto a los que sufren.

Como señal de total pertenencia y servicio misionero a la Santa Iglesia, en 2007 recibimos de la Santa Sede el reconocimiento Pontificio, como Asociación Internacional Privada de Fieles. Nuestros Estatutos fueron aprobados definitivamente en 2012 por el entonces Pontificio Consejo para los Laicos.

Espiritualidad

No podrá jamás existir la verdadera Paz en las almas de los hombres y en el mundo si esta Paz no estuviera basada en un amor incondicional a Jesucristo, porque ahí nace el Shalom de Dios.

El núcleo central de la espiritualidad de la Comunidad Shalom es el Amor Esponsal a Nuestro Señor Jesucristo, amor que busca cada vez más olvidarse de sí, de su propia voluntad, de sus propios intereses, de su propia vida y que, cada vez mas inflamado de amor por el Amado busca solamente a Él, la voluntad de Él, los intereses de él, la vida de él, la obra de él.

Toda la vida y la misión de la Comunidad Shalom esta basada en un trípode, compuesto por la contemplación, en una vida de oración profunda, personal y comunitaria, por la Unidad, en la vida fraterna en comunidad y por la Evangelización, con audacia y creatividad misionera.

Formas de Vida

La Comunidad shalom es una familia, de la que hacen parte hombres y mujeres de diferentes estados y formas de vida (sacerdotes, familias misioneras, célibes por el Reino de los Cielos y personas en un camino de discernimiento de su vocación especifica). En la diversidad de estos dones, vivimos una misma vida comunitaria, en la cual hacemos una fuerte experiencia de comunión con Dios y de unidad con los hermanos, encontrando ahí la fuerza para llevar la Paz al mundo.

Nuestras formas de vida son vivenciadas de dos formas que se complementan: Comunidad de Vida y Comunidad de Alianza.

La Comunidad de Vida es un llamado de Dios a abrazar una vida de plena y total dedicación a la misión, con un particular llamado a la oración, a la vida fraterna en comunidad y al servicio evangelizador de la Comunidad para la Iglesia y para el mundo. Los miembros de la Comunidad de Vida sienten un llamado interior a abandonar una vida ordinaria en el mundo para estar completamente disponibles a esta vida nueva a la cual se siente llamados por el Señor.

Por su lado, la Comunidad de Alianza, en la misma y única vocación a la Comunidad Shalom, es llamada a ser “Luz del mundo y sal de la tierra” en medio de la vivencia familiar y las actividades profesionales del siglo presente, colocando, sin embargo, esta vocación como la gran prioridad de sus vidas y permeándola con el Espíritu de este Carisma.

¿Como puedo ser parte?

“Si arde en su corazón el Carisma Shalom, este es su camino para Dios y para la Santidad. No tenga miedo de ofrecer tu vida a Cristo, por la Iglesia, por los jóvenes y por todos los hombres”. Moysés Azevedo.

El Vocacional Shalom es la vía para aquellos que desean descubrir su vocación y profundizar la experiencia con Cristo Resucitado que paso por la Cruz. El camino vocacional tiene duración mínima de un año. A través de encuentros mensuales en nuestras casas de misión, cada vocacionado es acompañado mensualmente por un miembro de la Comunidad que ira ayudándolo, a la luz de la Voluntad de Dios, a discernir la propia vocación.

Entre en contacto con nosotros y sepa cómo ser un vocacionado Shalom a través del e-mail: vocations@comshalom.org

Difusion de la Obra

El conjunto de las acciones evangelizadoras de la Comunidad Shalom compone lo que denominamos "Obra Shalom”. A partir de lo que Dios realiza en nuestras vidas, somos llevados a abrazar el llamado evangelizador de la Iglesia con nuevo ardor y creatividad.

Si quieres vivir esta experiencia y ¡llevar la presencia de la Obra Shalom para su ciudad, entre en contacto con e-mail: euquero@comshalom.org

Programa Internacional de Voluntariado Shalom

El programa de voluntariado Shalom es un programa sin fines lucrativos, que selecciona personas, profesionales y no profesionales, que desean disponer de sus talentos y competencias para ayudar a los mas necesitados, yendo a su encuentro e integrándose temporalmente a los trabajos de rescate de la dignidad humana y de servicio a los mas pobres realizados por la Comunidad Shalom en varias partes del mundo.

Sitio: comshalom.org/volunteer
E-mail: volunteering@comshalom.org


 

comshalom english

WE ARE A FAMILY

We are a family, a vocation within the Church, and we have emerged from a burning desire to evangelize the world, especially the young, to whom we dedicate our heart and mission.

In Shalom Community, we receive an invitation from God to be disciples and ministers of His peace in the world. We experience and announce 'Peace', a reality that goes far beyond the absence of conflict. Peace is the very Person of Jesus Christ.

At the beginning of the Community, we transformed a "coffee shop" into a means of attracting young people to God, and today we continue to seek new inspirations from the Holy Spirit to encourage the encounter of young people with the person of Jesus Christ, creating "bridges" and new "interfaces" between the ordinary reality of young people and the life of the Church.

Today, we carry out diverse evangelization activities among young people, families, children, the poorest, professionals from the most diverse areas, the media, the world of the arts, science, culture and through works of mercy with those who suffer.

In 2007, as a symbol of our affiliation and missionary service to the Holy Church, we received from the Holy See our Pontifical Recognition as an International Private Association of the Faithful. Our Statutes were definitively approved in 2012 by the Pontifical Council for the Laity.

Spirituality

There can never be true Peace in the souls of men and in the world if this Peace is not based on an unconditional love for Jesus Christ, the essence of the Shalom of God.

The central core of the spirituality of Shalom Community is the Spousal Love to Our Lord Jesus Christ, a love that seeks to forget oneself, one’s own will, one’s own interests, one’s own life, and intensely loving the Beloved, seeks only Him, His Will, His interests, His life, His work.

The whole life and mission of the Shalom Community is based on a tripod, composed of Contemplation, a life of deep personal and community prayer; Unity in a fraternal life in Community and Evangelization, with courage and missionary creativity.

Forms of life

The Shalom Community is a family, which includes men and women from different styles and forms of life (priests, missionary families, celibates for the Kingdom of Heaven and people on a journey of discernment of their specific vocation). In this diversity of gifts, we live the same community life, in which we have a strong experience of communion with God and of unity with our brothers and sisters, through which we find the strength to bring Peace to the world.

Our life forms are experienced in two complementary ways: Life Community and Covenant Community.

Life Community is a call of God to embrace a life of full and total dedication to the mission, with a particular vocation to prayer, to fraternal life in community and to the evangelizing service of the Community for the Church and for the world. Members of Life Community feel an inner call to abandon an ordinary life in the world in order to be fully available to this new life to which they feel called by the Lord.

Covenant Community, in the same and unique vocation to the Shalom Community, is called to be "light of the world and salt of the earth" in the midst of the family life and professional activities of the modern century, while setting their vocation as the great priority of their lives in which they embrace the Shalom charism.

How to join us?

"If the Shalom Charism burns in your heart, this is your path to God and to holiness. Do not be afraid to offer your life to Christ, for the Church, for the young and for all men." - Moysés Azevedo

Vocational Shalom is the way for those who wish to discover their vocation and deepen the experience with the Risen Christ who passed through the Cross. The vocational path has a duration of at least one year. Through monthly meetings in our mission centers, each vocational disciple is mentored monthly by a member of the Community who will help him, in the light of God's Will, to discern his own vocation.

Contact us and find out how to become a Shalom Vocational disciple at vocations@comshalom.org.

Dissemination of the work

The whole evangelizing action of the Shalom Community makes up what we call the 'Shalom Work'. From what God does in our lives, we are led to embrace the evangelizing call of the Church with new ardor and creativity.

If you want to live this experience and take the presence of the Shalom work to your city, please contact euquero@comshalom.org.

International Shalom Volunteer Program

The Shalom Volunteer Program is a non-profit program that selects people, professional or non-professional, who wish to use their talents and skills to help and meet those most in need, temporarily joining the works carried out by the Shalom Community to serve the poorest and to restore their dignity.

Website: comshalom.org/volunteer
E-mail: volunteering@comshalom.org