capasaofrancisco

“Neste caminho de Amor Esponsal e santidade, o Senhor nos dá um modelo: Francisco de Assis. Como o Senhor deu a Francisco um coração amante e despojado assim também Ele no-lo quer dar.” (Escrito Amor Esponsal)

Shalom é uma vocação com características específicas, que recebe influência da espiritualidade franciscana. Juntamente com Santa Teresa D’Ávila, São Francisco de Assis é mestre da vida espiritual dos membros da Comunidade Shalom. Caminho seguro que a tradição mística católica apresenta, a vida do santo inspira o desejo de corresponder ao apelo expresso por ele mesmo, quando gritou: “O Amor não é amado!”.

A verdadeira Paz nas almas dos homens e no mundo só pode ser estabelecida se estiver embasada no amor incondicional, “esponsal”, a Jesus Cristo. Depois de uma autêntica experiência de conversão, São Francisco passou a seguir o Evangelho de maneira radical, vivendo essa esponsalidade.

Despojando-se de tudo o que podia impedi-lo de fazer a vontade divina, ele evidenciava que Deus é o Amor pelo qual vale a pena ofertar a própria vida.

Assim como São Francisco, os membros da Comunidade também devem acolher os conselhos evangélicos “pobreza, castidade e obediência” como grandes presentes de Deus. A pobreza cujo significado primordial é confiar plenamente na providência divina, a castidade que se revela na pureza de coração e a obediência à Igreja são “as três dádivas” recebidas pelo santo e pelas pessoas que têm a Vocação Shalom.

Outra influência de São Francisco na espiritualidade Shalom manifesta-se na escolha do Tau como símbolo visível da pertença dos membros da Comunidade a Deus e da aderência plena ao Carisma.

Leia aqui mais informações sobre o Tau na Vocação Shalom

Confira aqui texto do fundador Moysés Azevedo: “São Francisco de Assis, baluarte da Vocação Shalom”