Notícias

Estudantes do Colégio Shalom realizam expedição humanitária em Chaves

A expedição irá substituir a tradicional festa de conclusão do ensino regular, que acontece na maior parte das escolas. Os alunos optaram por participar dessa experiência social e humana.

A cidade de Chaves, no Pará, é uma das mais pobres do Brasil com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) e alta vulnerabilidade social. Localizada na Ilha de Marajó, o acesso é feito apenas por via fluvial em uma viagem por cerca de 8 horas por barco.

Lá, vivem pouco mais de 22 mil pessoas nas piores condições do Brasil em pobreza, desigualdade social, alfabetização, escolaridade, saúde, lazer e violência. E esse foi exatamente o destino escolhido por uma escola cearense, o Colégio Shalom, em Fortaleza, como destino de uma viagem para encerrar o calendário de aulas dos alunos do terceiro ano, do Ensino Médio.

A expedição irá substituir a tradicional festa de conclusão do ensino regular, que acontece na maior parte das escolas. Os alunos optaram por participar dessa experiência social e humana. Serão oito dias em Chaves, onde visitarão as comunidades, conhecerão de perto a realidade das famílias e os dramas sociais da região. Além disso, participarão de missas, vigília de evangelização jovem, aconselhamento para a comunidade (momento de escuta e oração) e também realizarão apresentações artísticas e musicais para os moradores.

“Lá, existe tanto carência de assistência a serviços básicos quanto de um olhar de humanidade para as famílias. Queremos ser o olhar e o abraço de Deus para cada um”, ressalta a coordenadora pedagógica do Colégio Shalom, Nayara Carvalho.

Nayara acredita que, na expedição social e humanitária, os jovens receberão muito mais do que ofertarão. “Conhecer outra realidade de vida os farão perceber o quanto eles têm tudo e que, muitas vezes, sofrem com a falta de sentido de vida. Lá, eles verão pessoas que vivem com muito pouco, mas que, mesmo assim, encontram motivos para sorrir”.

Além da experiência humana e espiritual, esta também será uma valiosa oportunidade de os jovens agregarem vivências para a escolha da carreira profissional, já que este ano irão fazer o Enem e decidir qual profissão vão querer seguir.

“Eles vão contribuir, fazer o bem, doar o tempo para o outro, irão conhecer de perto as desigualdades sociais que tanto debatem em sala de aula. Acredito que, nessa viagem, eles se tornarão pessoas mais humanas, acolhedoras, com um olhar sobre a dor do outro, aprendendo a se disponibilizar a serviço de um mundo melhor e, assim, reunir características fundamentais para crescerem como profissionais”, disse a coordenadora.

A viagem acontece de 2 a 9 de julho e os alunos estarão acompanhados de professores e de uma equipe de voluntários dentistas que aproveitarão a viagem para fazer atendimentos na comunidade.

A estudante Sara Ribeiro, 16 anos, conta as horas para a viagem. “Estou bastante ansiosa, acho que será uma experiência valiosa para o meu crescimento como jovem, como filha, como aluna, amiga, e para o meu futuro. Sou grata a Deus por meu colégio proporcionar essa viagem enriquecedora para mim. Tenho certeza de que será inesquecível”, concluiu Sara.

Saiba Mais

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Shalom funciona em Fortaleza desde 1987 com a missão de educar a inteligência e o coração. Administrado pela Comunidade Católica Shalom, a escola busca formar o homem por inteiro em seu aspecto social e espiritual. Por isso, a formação oferecida pela instituição tem como principal valor o Evangelho de Jesus Cristo.

Mais informações à imprensa: Inove Comunicação – Assessoria de Imprensa da Comunidade Católica Shalom (85) 3771-7731.

Leia também

Da faculdade para a vida missionária: a história de três jovens consagradas


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *