Unsplash
Formação

Férias no ritmo de Deus

Diante da correria do cotidiano, da tempestade de informações e o ritmo alucinante das atividades, aproveitemos as férias para o descanso no ritmo de Deus.

Bem sabemos que a nossa vida é medida pelo tempo. Há uma cadência, um ritmo na qual vamos vivendo e realizando cada coisa. A vida humana foi criada numa sequência de ações de Deus criador que, como diz o Catecismo da Igreja Católica, “descansou no sétimo dia, depois de toda obra que fizera (Gn 2,2). Ávida humana é ritmada pelo trabalho e pelo repouso” (CIC, 2184).

Na perspectiva da vida cristã o “tempo crono” (cronologia) e o “tempo kairós” (Tempo favorável da graça de Deus) estão em sintonia, mas com característica diferentes. O trabalho e o estudo também são frutos da graça de Deus e edificam o homem, mas é no repouso que o homem deve fazer uma maior experiência com o kairós de Deus, o tempo da graça, da manifestação do amor de Deus. Para que o kairós de Deus aconteça no homem é necessário o repouso do seu coração e da sua alma. Já o livro do Eclesiastes nos fala de um tempo de plantar, de edificar e um tempo para rir, dançar e amar. (cf. Ecl 3,1 ss.).

Daí falamos da importância do Domingo e, de maneira particular, dos meses de Férias e descanso para o cristão. Um tempo esperado e merecido, mas que deve ser vivido da melhor maneira possível. Essa melhor maneira não se trata simplesmente de se ter maior tempo para dormir, navegar na internet, ir ao shopping, à praia, ao cinema. Tudo isso é bom se o sabemos usar, mas o tempo de descanso para o cristão precisa ser de fato um especial tempo de kairós, ou seja, uma ocasião propícia para que o coração e a alma entrem no ritmo de Deus. Um tempo de renovarmos a experiência do Seu amor através da oração, de uma boa confissão, de maior frequência à santa Eucaristia na semana, de um retiro ou mesmo de uma boa leitura de um livro religioso.

Diante da correria do cotidiano, da tempestade de informações e o ritmo alucinante das atividades, aproveitemos as férias para o descanso no ritmo de Deus. Vivamos as férias para que o tempo favorável da graça de Deus, o kairós, se renove em nós e nos refaça as forças, a esperança e a fé. As férias são oportunas para melhor convivermos e celebrarmos a amizade, conversar com os pais, escutar os avós, brincar com as crianças, perceber a natureza, visitar uma pessoa doente, fazer elogios ou mesmo escrever uma poesia.

Que as nossas férias sejam no ritmo de Deus e não do mundo. Deus ama sempre quer seja trabalhando, quer seja descansando. Permitamos que o kairós de Deus dê um novo ritmo às nossas férias e a toda a nossa vida. Feliz Férias!

Antônio Marcos Ferreira de Aquino

 

Formação: Julho/2007


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *