Formação

Frei Patrício: A sublimidade da vocação é a força com que se vive

Todas as vocações comportam momentos de imensa alegria e de grande sofrimento, a Cruz é o que consagra a nossa vocação.

Não sei quando foi instituído no Brasil o mês de agosto como mês vocacional, mas, sem dúvida, foi uma iniciativa maravilhosa, como também o foi a da Campanha da Fraternidade. Necessitamos rezar pelas vocações, mas é muito mais urgente sermos um sinal vivo da alegria da vocação.

Nestes dias, pensava comigo mesmo “há uma vocação mais importante e uma menos importante?” Não foi necessário fazer uma larga e longa pesquisa e nem incomodar o doutor Google, para dar uma resposta a esta pergunta. Todas as vocações são importantes da mesma maneira. Quem dá importância à vocação é a pessoa humana que a recebe e a assume com amor, vivendo sua vida a serviço de Deus e dos outros.

A sublimidade da vocação é a força com que se vive, o amor com que se serve. A Igreja insiste em dizer que todos os cristãos, pela força do primeiro Batismo, são chamados a ser santos. Esta é a vocação à qual ninguém pode renunciar. Toda pessoa recebe de Deus uma missão, e para segui-la deve fazer um sério discernimento.

Uma coisa é o trabalho que desempenhamos para sobreviver e para ter o que comer, o que vestir, onde viver, e outra coisa é a vocação. A falta de discernimento provoca tantas tristezas na vida, seja no matrimônio, seja na vida religiosa, no sacerdócio, na vida de médico ou de pedreiro. Infelizmente, fala-se de discernimento só para a vida religiosa e sacerdotal e pouco do discernimento para as outras vocações.

Transformar o trabalho em vocação

Teresa do Menino Jesus, na História de uma Alma, manuscrito B, conta que se sentiu perdida, e não via claro o porquê de sua vocação, do seu chamado. Não desanimou e procurou buscar na Palavra de Deus uma resposta que lhe desse paz e sossego. Encontrou-a na Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 12: a Igreja é um corpo e se é um corpo, deve ter um coração e, então, encontrei a resposta para a minha vocação: ser o amor e sendo o amor vou conseguir realizar em mim todas as vocações.

É importante transformar o nosso trabalho em vocação. Pelo Batismo, em todos os trabalhos realizamos a nossa missão de evangelizadores. Somos missionários não porque somos consagrados na vida religiosa, ou em uma comunidade. O cristão jamais pode deixar de ser de Cristo e como tal anunciador do Evangelho.

Todas as vocações comportam momentos de imensa alegria e de grande sofrimento, a Cruz é o que consagra a nossa vocação.

Reunir o povo

Para compreender este texto do profeta Isaías, devemos ler todo o seu livro. Este profeta tem a vocação de reunir, de infundir esperança em todos os desanimados de Israel, mas esta vocação não é somente dele, mas também de cada um de nós. Devemos, pois, vivê-la com entusiasmo e com amor, mesmo quando a cruz se faz presente, ou quando somos rejeitados pelos que não creem.
Quem não constrói a unidade, a paz, a justiça, não pode ser de Deus. Na pessoa do profeta, é o mesmo Deus que vem, é Ele que reúne. São belíssimas as palavras com que se fecha este texto: “Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor” (Is 66,21).

É no meio do povo que Deus escolhe os Seus sacerdotes, os Seus profetas, os Seus amigos. A pluralidade das vocações é uma riqueza que nos deixa de boca aberta. Seria muito triste um mundo onde todos tivessem a mesma vocação e exercitassem o mesmo trabalho. A diversidade é riqueza e devemos saber respeitá-la. A única vocação comum, mas também vivida da própria maneira e segundo o projeto de Deus, é a santidade. Ninguém é chamado para não ser santo.

A correção nunca é agradável

Gosto muito da Carta aos Hebreus, especialmente dos capítulos 11 e 12, nos quais encontro tanta bondade de Deus no cântico da fé. É belo ver como tantos de nossos irmãos, em todas as épocas, tiveram a capacidade de dar testemunho, com a própria vida, da própria fé. E o autor, no início do capítulo 12, nos recorda que não devemos desanimar, porque estamos circundados de pessoas que são corajosas e de fé, e o centro da nossa fé é a pessoa de Jesus, que é, ao mesmo tempo, autor da fé e Aquele que tem alimentado a própria vida com fé. Nada mais belo que ter fé, que não depende de nós, mas é um dom de Deus.

Mas o pequeno trecho de hoje da Carta aos Hebreus tem um sabor da ternura do Pai, que nos corrige com força e com amor. Nenhuma correção é agradável, sentimos vergonha, sentimos que somos humilhados pelos nosso erros, mas por que somos corrigidos? Porque Deus nos ama. Toda correção é sinal de amor, e não um prêmio. Qual é finalidade da correção? Ela nos redobra o entusiasmo e nos dá força no caminho. “Portanto, ‘firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; acertai os passos dos vossos pés’, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado.” (Hb 12,12-13)

A porta é estreita

O Evangelho em plena sintonia com as outras leituras – que nos falam de correção e do sofrimento do povo que, por sua vez, deve se converter para poder ser o povo de Deus – nos fala que a porta para entrar e para construir o reino de Deus é estreita. Por que? Minha mãe Domenica dizia “não se vai ao paraíso de avião ou de carroça de luxo, mas a pé, com sacrifício e renúncia.” O paraíso é dom de Deus para aqueles que O amam, mas ao mesmo tempo é conquista, fruto da luta, e do autodomínio. Se descobrimos que somos pecadores, devemos nos converter, deixar o caminho do mal e tomar o do bem.

Diante da palavra de Deus de hoje, não é difícil compreender que, quando amamos de verdade, estamos dispostos a fazer todos os sacrifícios.

Não serve nos declararmos cristãos e não vivermos como cristãos. Jesus não nos reconhecerá como Seus discípulos. Poderemos bater à porta, mas ela não se abrirá. Poderemos chamar, mas não haverá resposta. Só o amor nos torna dignos do céu.

Escola de oração

“O mundano ignora, olha para o lado, quando há problemas de doença ou aflição na família ou ao seu redor. O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas, cobri-las, escondê-las. Gastam-se muitas energias para escapar das situações onde está presente o sofrimento, julgando que é possível dissimular a realidade, onde nunca, nunca, pode faltar a cruz.” (Gaudete et Exsultate, 75)

A partir das palavras do Papa Francisco, vemos a necessidade cristã de não fechar os olhos para os problemas, de animar o irmão no sofrimento, sem dele fugir, de corrigir fraternalmente o nosso próximo, porque desejamos para nós e para a nossa família o céu. Sabemos, pois, que a porta é estreita e que o caminho até lá não é fácil, mas apoiados uns nos outros, alcançaremos a santidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *