Jovem confessando seu pecado
Pe. Aristóteles ministrando o sacramento da reconciliação.
Formação

Frei Patrício: Vai e não peques mais

O pecado é não acertar no centro da essência da vida, que é Cristo, e continuar a caminhar na periferia, sem compreender a nossa responsabilidade de respeito aos outros e ao universo.

Dizem que hoje não se fala suficientemente do pecado ou, como dizia o Papa São João Paulo II, temos perdido o sentido do pecado. Buscamos todos os caminhos para fazer cair os princípios morais da verdade e da vida, para caminhar em busca do prazer, do comodismo e do “liberalismo”. Podem ser muitas as causas da situação em que vivemos neste mar da superficialidade, onde cremos que tudo é permitido e que cada um pode legislar leis morais e públicas como achar melhor. Está claro que essa maneira de pensar não só é perigosa, mas é uma bomba atômica que pode destruir as bases do nosso viver tranquilo em comunhão com Deus, consigo mesmo e com os outros.

Mas, a final, o que é o pecado?

Não sou filósofo nem moralista para poder dar uma definição do que é o pecado através dos séculos e na Escritura, mas creio que possa dizer que pecado é o que te faz sentir mal diante do que você faz; em palavras mais simples ainda, é não fugir do mal e não fazer o bem. Quando fazemos algumas coisas erradas contra o princípio escondido do bem que está dentro de nós, sentimos que a nossa consciência nos dói e repreende os nossos comportamentos. Fugir do mal e fazer o bem é um princípio muito mais profundo em nós mesmos.

Há princípios morais e religiosos que me impedem de prejudicar os outros com o meu agir, com minhas palavras, com as minhas opiniões, que ferem a minha dignidade e a dos outros. Nenhum de nós vive sozinho, numa ilha, mas vivemos juntos e somos chamados a construir juntos tanto o presente quanto o futuro. O pecado é não acertar no centro da essência da vida, que é Cristo, e continuar a caminhar na periferia, sem compreender a nossa responsabilidade de respeito aos outros e ao universo.

Pecado é ferir o outro

O pecado é pisar nos outros e usá-los como degraus para subir e chegar ao nosso fim, sem olhar o que fazemos e os meios que usamos. Pecado é desrespeitar a vida e achar que a vida dos outros é algo descartável, lixo que pode ser jogado fora em nosso próprio benefício. Pecado é eliminar os outros sem piedade e com indiferença, sem dar importância nem à pessoa nem aos direitos fundamentais do ser humano.

É o pecado o que integralmente impede o crescimento de toda a pessoa e que constrói muros que dividem e não pontes que ajudam. É pecado oprimir o outro com o poder da lei, da religião, manipular as consciências dos indivíduos. O pecado do egoísmo é a raiz de todos os pecados, de quem busca só a si mesmo, desprezando os outros. São ensinamentos que podemos sintetizar nas palavras de Jesus: não fazer aos outros o que nós não queremos que os outros nos façam. Compreendeu?

Você vê coisas novas neste momento?

Sem Deus, os olhos são incapazes de ver o bem; somos como cegos diante das catástrofes e desgraças que acontecem no mundo e na Igreja e tudo nos parece terrível, como se caminhássemos numa estrada sem saída. A doença do pessimismo é terrível e só pode ser curada com o seu contrário, o otimismo, assim como a doença da desesperança pode ser curada com a esperança que nasce no manancial celeste. Quando tudo nos parece obscuro, devemos olhar para o céu e contemplar as estrelas e tudo assumirá de novo o doce sabor, a belíssima cor da madrugada de um novo tempo.

O profeta Isaías é o profeta dos olhos límpidos, da esperança purificada pelas tantas lágrimas derramadas durante o sofrimento, que deseja dar novo sentido à memória da escravidão do povo do Egito. Esta leitura de hoje do grande capítulo do amor, o 43, nos convida a levantar os olhos e a ver céus novos, terras novas, deserto cortado de estrada e de jardim. No deserto, vimos correr rios de água que vai fecundar o deserto mais árido. O profeta realiza a grande profecia: “quero que meu povo me reconheça e me adore”, diz o Senhor. Profecia que ainda não se realizou por completo. Mesmo assim, se olharmos ao nosso redor, veremos mais coisas bonitas do que feias.

Reconhecer a vida em Cristo Jesus

Com o Batismo, recebemos uma vida nova em Cristo Jesus, uma vida, porém, que exige ser desenvolvida, crescer para chegar à plena maturidade e revelar a pessoa de Jesus que habita em nos. Paulo vê que isso é possível somente se nós conhecemos a pessoa de Jesus.

Cada vez mais há dentro de cada um de nós que cremos como reconhecer a pessoa de Jesus neste momento histórico que nos é dado viver, nesta confusão, neste marasmo de ideias que não ajudam a caminhar na luz do Evangelho? Essa pergunta nos angustia, mas não devemos deixar-nos amedrontar, nós conhecemos Jesus pela fé, pela vivência da caridade. Quando fazemos o bem, sentimos em nós uma alegria que nos enche de paz e de esperança. Essas palavras de Paulo devem nos consolar. Experimentar a força da ressurreição de Jesus, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, correr sem cansar para a meta definitiva ao encontro de Jesus.

Não peques mais

Não me atirem as pedras os biblistas, mas para mim – pobre ignorante nas Escrituras, mas devorador insaciável da Leitura da Palavra de Deus –, a mulher adúltera é a parábola correspondente a Lucas 15, do filho pródigo, que mostra que não devemos colocar em evidência nem o pecado do filho que foge de casa e nem o pecado do adultério da mulher, mas sim a grande misericórdia e o amor infinito de Deus Pai, que perdoa o filho que volta, e a grande misericórdia de Jesus, que diante do pecado da mulher não condena, mas perdoa-a e convida-a a não mais pecar.

Somos pecadores fugitivos e adúlteros em tantos momentos da vida e encontramos irmãos que não querem festejar que nós voltamos à casa do pai, e somos “adúlteros” diante dos defensores da lei prontos com as pedras nas mãos para nos apedrejar, mas Jesus simplesmente nos perdoa e nos convida a sair de novo pelas terras do mundo cantando a bondade do amor. Duas parábolas diferentes sobre pecado, mas sempre pecado; duas atitudes de misericórdia, mas a mesma misericordiosa que invade o nosso coração e nos faz pessoas novas. Qual é a lição? Nunca condenar, sempre perdoar.

Leia mais

Frei Patrício: 3 escravidões que oprimem o mundo Espiritual

Aquela que muito amou

A confissão dos pecados

Manual para uma boa confissão de Pe. Antonio Furtado


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *