Notícias

Gabriella Dias fala sobre CHARIS, Serviço Internacional de Comunhão da RCC

O trabalho do CHARIS será acompanhar aquilo que já existe como fruto do Espírito no mundo inteiro, atento ao novo que Ele mesmo vai fazendo surgir.

Na Festa de Pentecostes de 2019, a Igreja Católica recebeu um precioso dom: o Serviço Internacional de Comunhão, chamado CHARIS. Esse organismo foi instituído pelo Papa Francisco e conta com representantes do mundo inteiro responsáveis por promover a unidade das expressões carismáticas que o Espírito Santo tem suscitado. Entre os membros, está Gabriella Dias, assistente apostólica da Comunidade Católica Shalom. A missionária partilhou sobre a experiência do Pentecostes com o Papa e sobre os primeiros passos do CHARIS.

No primeiro encontro, os 18 membros nomeados para o Serviço Internacional de Comunhão, vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e Vida, partilharam experiências, rezaram juntos e traçaram metas para o organismo. Segundo Gabriella, o Espírito Santo deseja fazer mais na Igreja. Por isso, o trabalho do CHARIS será acompanhar aquilo que já existe como fruto do Espírito no mundo inteiro, atento ao novo que Ele mesmo vai fazendo surgir. Com isso, é possível perceber que os 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC) são apenas o começo deste novo tempo marcado pela corrente de graça do Espírito.

“Eu fui muito edificada por ouvir tantos testemunhos do que o Espírito Santo está realizando no mundo inteiro através das expressões carismáticas, o que o Espírito Santo realiza na África, na Índia, na América… Muito impressionante ouvir dos irmãos testemunhos tão fortes da ação do Espírito”.

Membros do CHARIS

Os representantes agora têm a missão de animar em seus países a criação de um Serviço Nacional de Comunhão que deverá ser composto por membros das principais realidades carismáticas. Até a Festa de Pentecostes de 2020, esses grupos já devem estar definidos. Paralelo a isso, os representantes, segundo Gabriella, estarão trabalhando em comissões do CHARIS responsáveis por estudar e aprofundar a experiência dos Seminários de Vida no Espírito Santo. Inclusive, esse foi um dos pontos comentados pelo Papa no encontro que os membros tiveram com ele no Vaticano.

O Santo Padre pediu que o CHARIS favoreça a difusão do Batismo no Espírito Santo, o ecumenismo, o serviço aos pobres e a santidade dos membros das realidades carismáticas espalhadas pelo. Para isso, o organismo contará com formações específicas e se colocará a disposição dos movimentos e comunidades já existentes e dos que venham a ser suscitados pelo Espírito Santo. Para Gabriella, o encontro com o Papa Francisco foi especial. Ela pediu uma benção para todas as realidades eclesiais do Brasil e o Pontífice a concedeu.

“O Espírito Santo tem gerado carismas, serviços, evangelização, um povo novo. É impossível pensar a realidade da Igreja no Brasil sem pensar nos jovens e nas famílias renovadas pela efusão no Espírito Santo. Eu voltei renovada na minha fé, na minha missão, na consciência de que devemos evangelizar”.

Sobre o CHARIS

Catholic Charismatic Renewal International Service (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), também conhecido como CHARIS, é o organismo de serviço internacional para todas as expressões da Renovação Carismática Católica, uma corrente de graça cujo nascimento na Igreja em 1967 veio como um fruto do Concilio Vaticano II.

Comum a todas as expressões da Renovação Carismática Católica é a experiência dos frutos de Pentecostes através de um derramamento de dons espirituais chamado Batismo no Espírito Santo, envolvendo um encontro pessoal com Jesus Cristo como Salvador, uma abertura à palavra de Deus, para o exercício dos carismas e para a Evangelização no serviço fiel à Igreja.

CHARIS promove e fortalece a comunhão entre todas as realidades carismáticas, fomentando um sentido de família mundial da Renovação Carismática Católica. Reconhecendo a Renovação Carismática Católica como parte de uma corrente ecumênica de graça, CHARIS, é um instrumento para promover e trabalhar a unidade do corpo de Cristo, como expressada na oração de Jesus Cristo (João, 17).

Site oficial: www.charis.international


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *