Igreja

JMJ 2019: jovens atravessam oceano de barco para conhecer o Papa

Cerca de 300 jovens europeus decidiram atravessar o oceano de barco para o encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Panamá entre os dias 22 e 27 de janeiro.

Atravessar o oceano com a mente e o coração no Panamá. Essa é a experiência que cerca de 150 jovens polacos estão vivendo a bordo do veleiro “Dar Mlodziezy” (Presente da Juventude). São mais de dois meses de viagem para o país latino-americano que vai sediar, no fim de janeiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com a participação do Papa Francisco.

A viagem começou no dia 11 de novembro, dia da independência da Polônia. O número de jovens a bordo oscila entre 150 e 170. Alguns participaram apenas das primeiras etapas da viagem, outros embarcaram no meio do caminho.

Padre Michał Siennicki é um missionário palotino que, como os meninos que acompanha no barco, aguarda ansiosamente o abraço do Papa. “Estamos esperando suas palavras, uma nova motivação para nós que buscamos a Cristo”. O religioso diz que a experiência como capelão na viagem é importante para sua vocação. “Muitas pessoas pediram o sacramento da confissão e muitas participaram da missa todos os dias. Foi uma boa oportunidade para testar minha disponibilidade, a possibilidade de proclamar a Cristo”.

Do mar da França ao Panamá

Da França, 32 jovens em três embarcações diferentes cruzaram o Oceano Atlântico, durante cinco meses de viagem, com o mesmo objetivo: chegar ao Panamá para participar da JMJ 2019. Um caminho marcada pela experiência da fé, com duas paradas importantes: uma em Santiago de Compostela, na Espanha, e outra no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, onde colocaram o sucesso da viagem nas mãos da Virgem Maria.

JMJ: de avião ou de barco, jovens dizem “Presente!”

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *