Formação

João Paulo II incentiva doação de sangue como gesto de elevado va

João Paulo II alentou os católicos a doar sangue como gesto de elevado valor moral e cívico, no contexto da celebração do Dia Mundial de Doadores de Sangue.

Depois de rezar a oração mariana do Angelus, o pontífice recordou o lema desta jornada este ano, um presente de vida, e mobilizou a solidariedade dos fiéis.

Dar seu próprio sangue voluntária e gratuitamente é um gesto de elevado valor moral e cívico, assegurou aos milhares peregrinos congregados na praça de São Pedro no Vaticano.

Que os doadores, a quem todos devem seu reconhecimento, multipliquem-se em todas as partes do mundo, desejou em voz alta.

82% dos habitantes do planeta sofrem a incerteza de não saber se poderão receber sangue se eles ou seus entes queridos necessitarem urgentemente uma transfusão, e quando a recebem não têm nenhuma garantia de que o sangue seja seguro, afirma a página web oficial desta Jornada.

A condição básica para dispor de suficiente sangue seguro é a existência de doadores voluntários regulares com boa saúde que ofereçam seu sangue.

As pesquisas realizadas demonstraram que os doadores que oferecem seu sangue voluntariamente são os doadores mais seguros.

Pese a isto, uma pesquisa recente da Organização Mundial da Saúde mostra que, de 178 países, só 39 dispõem de um sistema de doação que seja 100% voluntário e não-remunerado, constata.

O Dia Mundial do Doador de Sangue está co-patrocinado pela Organização Mundial da Saúde, a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e da Meia Lua Vermelha, a Federação Internacional de Organizações de Doadores de Sangue e da Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *