Shalom

Juntos no Caminho da Paz

Jovens testemunham sobre o caminho de fé que trilham na Comunidade Católica Shalom na Itália.

No início deste ano, um grupo de 20 jovens romanos, juntamente com outros de vários países da Europa e do mundo, reuniu-se para um fim de semana em Assis (Umbria), a cidade de São Francisco, para rezar e ter uma experiência pessoal com Jesus Cristo, através do carisma Shalom.

A viagem foi organizada por um grupo de oração Shalom em Roma, onde todos os sábados no Centro Internacional de São Lourenço os jovens se reúnem para rezar, compartilhar e fazer amigos.

O tema do retiro foi: “Escravos ou Filhos?”. Muitas vezes nos relacionamos com Deus como um mestre a quem nos submetemos, em vez de como crianças, livres, amadas e que podem apresentar suas necessidades ao Pai, certas de serem ouvidas. Vivemos mais ou menos em escravidão consciente, ligados por cadeias mentais em prisões fechadas, impulsionadas pelos ditames da sociedade.

Durante este fim de semana de oração em Assis, os jovens do grupo de oração “El Shaddai” (em hebraico “Deus Poderoso”) puderam experimentar o Amor do Todo-Poderoso Pai que nos traz de uma vida imersa em pecado para a Salvação e nos deixa Seu Espírito Santo. Ele, como nosso Pai, nos guia e nos promete uma nova vida através de um batismo renovado no Espírito Santo, capacitando-nos a cultivar essa experiência na vida cotidiana, crescendo na graça.

Este itinerário de oração que a Comunidade Católica Shalom oferece é o Seminário da Vida no Espírito Santo, um passo fundamental no caminho formativo da Comunidade, o Caminho da Paz.

Nesses três dias, os jovens puderam vivenciar momentos intensos de oração, partilha, confissão e encontro com Deus Pai. Ele nos ama tanto que não pode nos deixar na condição de escravos, mas nos espera como o Pai da criança pródiga, de braços abertos, independentemente de nossos fracassos, pecados ou fraquezas – ansiosos por nos dar todo o Seu perdão e Sua Misericórdia.

No sábado à noite, os jovens organizaram uma noite multicultural, com jogos e danças de vários países. No domingo, tiveram a possibilidade de visitar os lugares mais caros a São Francisco e Santa Clara, refazendo os seus passos.

No depoimento de Lisbeth Rivas, de 19 anos, ela descreve sua experiência do fim de semana:

O retiro “Escravos ou Filhos?” Em Assis foi uma experiência nova para mim. Eu estive nesta cidade muitas vezes, mas nunca senti tantas emoções em apenas três dias. Isso me ajudou muito a refletir, entender e orar junto com os outros na Comunidade, o que geralmente é difícil para mim. Estes foram dias de amor, alegria e partilha. Tudo isso graças ao Senhor que nos acompanhou nesta aventura, Sua presença foi realmente grande. Mas a melhor coisa para mim foi poder enfrentar um dos meus maiores medos e ir além dos limites que antes pareciam impossíveis. Espero que haja outras experiências verdadeiramente significativas como essa, que sempre permanecerão em minhas melhores lembranças.

Venha e experimente o amor do Pai conosco!

Centro Internacional de São Lourenço

Via Padre Pfeiffer Pancrazio, 24, 00193 Roma RM

Sara Ferretti

Tradução: Michele Maia


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *