Pexels
Notícias

Malas e retiros: carregar o essencial é a chave para viver boas experiências

O que levar para um retiro? Organizar as malas sem exageros e com atenção é um detalhe que favorece a vivência dos seus passeios e retiros.

Para a loucura de algumas garotas, a empolgação de mamães que precisam levar o bebê aos retiros, e para a confusão dos meninos que só arrumam as malas aos 45 do segundo tempo, o assunto é organizar as malas… Para evitar aquele bendito esquecimento na hora de fechar a bagagem para o retiro (já vale para as caravanas do CJS também!) saiba que bagagem cheia não é sinônimo de organização. 

Há um tempo, poderiam me dar uma casa em pleno caos que eu preferia arrumar ela do que uma mala! Porém, nossa vida missionária exige esse dom! Organizar as malas sem exageros e com atenção é um detalhe que favorece a vivência dos seus passeios e retiros. A organização faz o passeio ou retiro fluir tranquilamente…  

Um detalhe importante, na hora de pensar sua bagagem, é observar para onde distância e climae como você chegará lá: carro, avião, uber, trajetos andando. Tudo isso conta na hora de preparar a bagagem para que o peso seja suportável e confortável durante o percurso e para que no ambiente você também se sinta confortável.  

Obs.: Se a cidade for fria, mesmo que você seja “calorento” leve um agasalho por cuidados pessoais… E vice-versa para regiões quentes. Lembro que no Fórum 2018, até cearense tava sofrendo de frio! (risos)

Dependendo do retiro, alguns trajes específicos serão essenciais – roupa para celebração, missa, peças levinhas para rezar mais a vontade… ACAMPS = roupa para lama e piscina! Tudo isso deve ser levado em conta na hora de selecionar as peças. Por isso, analise bem o ambiente!

A quantidade de roupas que entram na mala são proporcionais aos dias de retiro. E a quantidade de malas e o seu tamanho também valem de acordo com os dias. Por exemplo, os materiais de oração, documentos e medicamentos ficam na mochila pessoal ou na pasta + a mala. Limite-se a um espaço, não pegue bagagens e bolsas grandes, sem a real necessidade para não se empolgar com espaços. 

Monte os looks Traçando pré-combinações – assim, você possui uma visão geral do que têm ou que falta. Roupas pesadas como o jeans, podem ser utilizadas mais de uma vez em alguns estilos de retiro… É importante levar peças reservas e emergenciais… Porém, tente aproveitar bastante as combinações e diminuir o peso.  Sabemos que é legal ter um look por dia e ser bem estiloso, porém, estilo de verdade é praticidade, organização e criatividade com “poucas” opções. Uma mala “arrumada”, porém, ENORME, não é sinal de organização. Uma pessoa organizada é prática.

Na hora de armazenar, o ideal é fazer os tubinhos com cada peça e encaixá-los na mala ou na bolsa, os mais pesados abaixo e as peças mais leves acima. Tem muito tutorial no youtube, e existem modos diferentes de arrumar que também dependem da sua personalidade e organização pessoal.

Roupas de cama e banho são peças únicas e para conservá-las melhor o ideal é escolher cores escuras, principalmente, no caso das toalhas. Sobre os calçados: leve tudo com moderação! Dois pares (tênis + sandália, sapatilha ou salto) + o chinelo de banho já são o suficiente para viver bem um retiro. Com seus acessórios, a dica é a mesma: escolha dois conjuntos de jóias. Para um par de sapato, dois pares de meia. Essas peças são guardadas em sacolinhas entre os espaços dos tubinhos da mala ou em uma necessaire. 

Sabe aquela peça ou objeto (livros, jogos…) que você pensa “acho que vou usar!” – Esse “acho” precisa ser muito bem pensado. Repito sobre o peso desnecessário: 

não insira os “achismos” na bagagem, eles pesam e vão te deixar bem confuso na hora da produção. Faça um checklist final das coisas que você PRECISA LEVAR. E depois que tudo estiver separado, confira o que realmente é necessário. Depois do crivo, aí sim, é hora de colocar o pé na estrada…

Base para você criar um checklist

  • Antes da viagem (caso, internacional): confira os documentos como o passaporte; verifique seu roteiro de viagem; compre moeda local… 
  • Bolsa de mão: documentos; medicamentos; receitas médicas; cartões débito e crédito; eletrônicos (carregador, fones de ouvido, câmera…); necessaire (higiene dental e pessoal, maquiagem, desodorante…); chave de casa; óculos; band-aid; filtro solar; mini kit de costura e de manicure…
  • Material de oração: bíblia; terço; caderno de oração; canetas; escritos; estatutos…
  • Mala: roupas; calçados; acessórios…

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *