Igreja

Papa Francisco: Maria e a evangelização no mês de Maio

Na Exortação Apostólica “Evangelii gaudium”, o Papa Francisco fala de um “estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja”.

A intenção do Papa para a evangelização, neste mês de maio, é pelo anúncio de Cristo: “Para que Maria, Estrela da evangelização, guie a missão da Igreja no anúncio de Cristo a todos os povos”.

Como Maria evangelizou durante a sua existência terrena? Encontramos a resposta na sua própria vida, que esteve sempre ligada à vida de seu filho Jesus e, por isso, a tudo aquilo que o Evangelho nos narra. A existência de Maria, desde Nazaré até à Cruz e à ressurreição, foi totalmente evangelizadora, por corresponder ao modelo divino como co-redentora do gênero humano.

Maria evangelizou por meio das virtudes, imitando Jesus, fonte de todas as virtudes, às quais ela aderiu plenamente; Maria evangelizou pelo silêncio, vendo, escutando e praticando o que Jesus fazia. No seu silêncio, ela não se pronunciava, mas refletia, meditava e contemplava tudo em seu coração.

Desde a cidadezinha de Nazaré, Jesus começou a construir o Reino de Deus, evangelizava com a sua obra de simples carpinteiro e Maria se associava a esta evangelização. Maria era uma mulher que rezava e trabalhava em perfeita sintonia com seu Filho.

Jesus veio evangelizar os pobres e sarar os corações atribulados; Maria, no seu Magnificat, canta a atitude de Deus, que acolhe os humildes e simples, enquanto rejeita os soberbos e poderosos. Assim, Maria continua a obra evangelizadora de Jesus. Ela é a estrela radiante e luminosa, que ilumina os caminhos dos evangelizadores. Eis porque é chamada Estrela da Nova Evangelização.

Na Exortação Apostólica “Evangelii gaudium”, o Papa Francisco fala de um “estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja”. De fato, diz: “Sempre que dirigimos o nosso olhar para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto”. E concluiu: “Peçamos à Mãe do Evangelho vivo para que interceda para que o convite a uma nova etapa evangelizadora seja acolhido por toda a comunidade eclesial”.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Somos chamados à Evangelização. Que Maria, estrela da evangelização esteja a guiar nesse Ministério que iniciaremos. Amém!