Shalom

Confira como foi a Missa de Ingresso no Discipulado da Comunidade de Vida

“O Discipulado é um grande retiro onde Deus cava os alicerces da nossa vocação e de toda a nossa vida”, partilha Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom.

204 missionários de diversos lugares do Brasil e do mundo foram aceitos como membros em formação da Comunidade de Vida Shalom, no último sábado (16), em Celebração Eucarística presidida por Padre Ângelo Junior, Assistente Missionário e Responsável pelo Discipulado de Eusébio. Eles receberam o Tau com o cordão bege, sinal da eleição de Deus e pertença ao Carisma, na cor característica da fase formativa que os novos discípulos viverão. Pela primeira vez, a Missa de ingresso no Discipulado foi realizada na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz.

Na homilia, Padre Livandro Monteiro, formador do Discipulado de Quixadá e concelebrante, frisou as palavras do Papa Francisco ao dizer que este tempo de Quaresma é para buscar o essencial e, ao se dirigir aos discípulos, propôs a seguinte questão: “Qual é a minha verdadeira realização hoje?” O sacerdote destacou que a verdadeira realização deve ser o cumprimento dos planos de Deus na vida de cada um.

Você sente o desejo de trilhar o caminho de discernimento vocacional Shalom, mas mora longe de uma casa de missão da Comunidade? Clique e conheça o Vocacional a distância.

Missa de Ingresso no Discipulado realizada na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz
Missa de Ingresso no Discipulado realizada na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz (Foto: Karen Favacho)

Presença de Moysés Azevedo

A Santa Missa de Ingresso no Discipulado contou com a presença de Moysés Azevedo, fundador e moderador da Comunidade, que após a cerimônia de imposição do sinal, direcionou suas palavras primeiramente aos familiares dos neodiscipulos e depois a eles:

“O Discipulado é um grande retiro onde Deus cava os alicerces da nossa vocação e de toda a nossa vida. Não se distraiam, fixem o olhar de vocês naquele que os chamou, sejam transparentes diante de Deus e dos formadores, deixem que Deus realize essa obra de transfiguração em vossas vidas!”

Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom
Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom (Foto: Karen Favacho)

Um marco de um novo tempo

Para Angélica Cunha, consagrada da Comunidade de Vida e responsável pela Formação Inicial da Comunidade, a realização da Santa Missa na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz é um marco de um novo tempo que Deus falou à Comunidade no Retiro de Escuta deste ano:

“Foi uma providência de Deus a Missa ser aqui. A gente sempre ouve dizer que a construção de um templo consolida um Carisma e receber vocações novas, de jovens que foram chamados por Deus e que vão começar a viver efetivamente como membros da Comunidade, recebendo o Tau no lugar que Deus escolheu para consolidar o Carisma Shalom, está muito em consonância com o tempo novo que Deus nos prometeu no retiro de escuta da Comunidade. Com certeza, esses missionários gerarão frutos muito abundantes para a humanidade quando forem enviados”

Discípulos estrangeiros

Agnieszka Kluz, neodiscípula de Pacajus – CE e natural de Maćkowice na Polônia, partilhou que esse momento foi histórico em sua vida: “Tenho muita gratidão a este Deus, porque em sua misericórdia me tirou de uma cidade com menos de mil habitantes para vir aqui diante do altar de Cristo ofertar a minha vida e ainda mais nesta Igreja que é tão importante para o Shalom”.

Samuel Briois, do Discipulado São José em Eusébio, é Engenheiro civil e natural de Cannes na França. Antes de ingressar na Comunidade, abriu a sua empresa em Aix En Provence e morava bem próximo ao Shalom nesta cidade: “Sou muito grato a Deus porque Ele me escolheu. Por amor deixei tudo e hoje estou aqui”.

Após a Missa de Ingresso no Discipulado, os 204 novos discípulos  viverão todo este ano em Casas de Formação da Comunidade para que possam se aprofundar mais no Carisma Shalom, na doutrina da Igreja e nas sagradas escrituras. Posteriormente serão enviados para as missões Shalom do Brasil e do mundo.

Sobre as Casas de formação da Comunidade de Vida Shalom

Atualmente, existem 4 casas de formação situadas em Pacajus – CE, Quixadá – CE e duas em Eusébio – CE. Cada casa conta com uma equipe de formação e são mantidas financeiramente através da doação de benfeitores e pelas oficinas desenvolvidas pelos próprios discípulos.

Sobre a Igreja do Ressuscitado que passou pela cruz

É a primeira Igreja erguida pela Comunidade Shalom, situada na Diaconia Shalom, Sede do Governo geral da Comunidade, em Aquiraz e atualmente está em sua sétima e oitava fase de construção.

Ajude-nos a evangelizar

Confira galeria de imagens da Missa de Ingresso

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *