Priest Holding Communion Wafer --- Image by © Royalty-Free/Corbis
Formação

Missa todo dia: O prazer de pertencer à Eucaristia

A prática de participar diariamente da celebração é uma necessidade que ajuda no fortalecimento e crescimento da nossa fé.

Enquanto cristãos somos fortalecidos através da força da ressurreição de Cristo. A partir da ressurreição, em um domingo, a renovação da fé é de modo especial realizada por meio do contato com a Eucaristia, em uma celebração eucarística. Por isso a Igreja Católica Apostólica Romana recomenda em seu primeiro mandamento “Participar da missa inteira aos domingos, de outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho”, direcionando nosso compromisso cristão.

“Domingo sem missa, semana sem graça” é uma das frases mais conhecidas pelos católicos. No entanto, é importante entender que nosso encontro e contato com Cristo através da eucaristia deve acontecer, se possível, todos dias, pois como diz o apóstolo Paulo: “Todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor até que Ele venha”. (1Coríntios 11,26).

Participar da missa todos os dias da semana amplia as virtudes e acrescenta a graça, pois cada passo e cada gesto exercido durante a celebração eucarística são reconhecidos por Deus e por seus anjos, onde tudo que for adquirido depois de ouvir a missa converte-se em alimento com melhor aproveitamento. A prática de participar diariamente da celebração é uma grande graça  que ajuda no fortalecimento e crescimento da nossa fé.

“Pedia muito a graça de conseguir viver a eucaristia diária, pois é onde a gente tem renovação máxima das bênçãos e das remissões. Antes eu questionava cada parte da missa, então eu pesquisei e comecei a frequentar a missa todas as manhãs. Quando não pude participar me permiti vive a eucaristia através da adoração ao santíssimo, mas sentia falta de receber o cristo eucarístico, e nesse sentir falta eu percebi o quanto é importante a eucaristia novamente, e quantas vezes eu fui curada ao participar de uma missa em que às vezes eu ia por hábito ou obrigação.

Participar da missa diária é participar do momento que requer a minha fé no seu ápice máximo, é acreditar no que eu não estou vendo, é experimentar a misericórdia e comungar do corpo do sangue de Cristo, além de fortalecer a vida de oração. Eu tenho prazer de acordar cedo pela manhã para ir à missa e começar bem o dia no trabalho.” Declara Hilris Rocha, professora universitária, obra Shalom, membro do ministério de oração e aconselhamento.

Essa semana a Comunidade Católica Shalom missão Teresina, retomou as atividades de celebração eucarística em todos os dias. Confira o calendário:

 

“Participar da missa diária nos ajuda a entender que a celebração não são apenas leituras, e que cada homilia é maravilhosa quando você decide vivenciar de coração aberto. Só a nossa vontade de ir já mostra para Jesus o maior querer, o maior sim que a gente dar, é dizer ‘Senhor estou aqui, faça a sua graça’. Para mim é um grande momento onde a gente apresenta a misericórdia, o amor de Deus e renova a fé”, finaliza Hilris.

Permita-se ao agir de Deus da sua vida e contemple a eucaristia. Participe da missa diariamente.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *