Shalom

Missionariedade: “Somos os vocacionados deste tempo”

“Um missionário é retirado do mundo para se ofertar em favor do mundo.”

O Renascer Fortaleza proporcionou aos participantes durante os dias do evento cursos vocacionais que falaram sobre a importância de corresponder ao chamado particular que Deus faz a cada ser humano, que possui uma identidade própria e uma forma singular de agir no mundo. Vitor Bonfim é integrante da assessoria vocacional da Comunidade Católica Shalom e conversou um pouco conosco acerca do sentido de missão no mundo de hoje.

“Um missionário é retirado do mundo para se ofertar em favor do mundo. Um missionário é uma pessoa que teve uma experiência com Deus, que não é uma ideologia, mas um Cristo vivo e ressuscitado, e tendo essa experiência, dá a continuidade da missão de Cristo no mundo”, comenta Vitor. Segundo ele, o missionário é aquele que traz Cristo para perto da humanidade, principalmente para os mais distantes, com isso é fundamental a vida missionária no mundo de hoje, para a atualização da mensagem evangélica. “É importante que o missionário entre em todos os meios seculares – no trabalho, nas universidades, na vida política”, afirma.

Matheus Oliveira é estudante de engenharia civil e faz parte da Obra Shalom. Segundo ele, ser missionário é ser uma semente que dá frutos, é ser luz para o mundo. “Um missionário para mim é aquele que cresce espiritualmente e esses frutos são as pessoas que ele vai conseguindo evangelizar, que ele vai conseguindo trazer para Deus, levando o conforto, a Paz. Às vezes as pessoas sentem a paz que a gente transmite”, comenta Matheus. “O mundo está indo em uma direção e estamos indo no sentido contrário. É um sacrifício diário de abandono, é sacrificar tudo para ser inteiramente de Deus”, completa.

O segundo dia de curso vocacional foi ministrado por Leandro Formolo, membro da comunidade de vida Shalom. Leandro falou sobre a importância do chamado de Deus nesse momento histórico que a humanidade vive. “As fraquezas deste tempo são as nossas fraquezas, as feridas deste tempo são as nossas feridas. Nós devemos estar onde o Esposo (Jesus Cristo) está”, comenta Formolo.

Ainda segundo ele, o segredo para corresponder ao chamado do segmento particular que Deus faz, é não olhar muito para si mesmo, se achar muito pecador ou muito santo. Corresponder muito a Deus é simplesmente amar muito, dar o coração livremente. Citando a passagem bíblica do jovem rico (Mateus 19, 16:22), Leandro fala que aquele jovem, naquele contexto, não foi capaz de tudo ofertar porque não reconheceu a sua pequenez, as suas faltas diante de Deus. Por isso é essencial ser humilde, reconhecer que não se é nada sem Deus que tudo sabe, tudo dá. “Jesus não precisa de funcionários, Ele precisa de missionários”, completou.

Para o jovem Matheus, o modo mais eficaz de evangelizar um jovem é contando a verdade que se professa. “Santa Terezinha dizia que o modo mais concreto de levar Deus para as pessoas é tendo Ele no coração. Se você O tem, você consegue levá-lo para os outros”, conclui.

Com o objetivo de levar as pessoas a ter uma experiência com o real sentido da oferta de vida em favor da humanidade, a Comunidade Católica Shalom promove em todo o Brasil o encontro vocacional aberto, momento singular em que Cristo leva as pessoas a conhecerem melhor os desígnios de Deus para as suas vidas em um tempo de profunda escuta e adesão de amor. É uma oportunidade de buscar de maneira concreta o sentindo de missão que cada cristão porta e é chamado a viver. “Como missionário da Comunidade Shalom eu posso atestar que, de fato, é fundamental a presença de missionários no mundo de hoje. Vale a pena consagrar a vida a Deus e gritar com a nossa vida que Cristo está vivo e está no meio de nós. Não tenham medo! Coragem!”, conclui.


Serviço

Vocacional Aberto Fortaleza (busque em sua cidade)

Data: 12 de março (domingo)

Horário: 8H

Endereço: Rua Padre João Piamarta, 161 – Bairro Montese


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *