Igreja

Missionários do Shalom participam do pré-sínodo no Vaticano

“É um documento que está sendo realmente escrito pelos jovens”.

5 membros da Comunidade Católica Shalom, Bárbara Tavares de Melo, missionária no Panamá, os padres Cristiano Pinheiro e João Chagas, e os seminaristas Saulo Maia Dantas e Victor Hernández, missionários em Roma, estão participando da reunião pré-sinodal que está acontecendo no Vaticano desde a última segunda-feira, 19. O intuito do encontro é a preparação de um documento que servirá de subsídio de trabalho, para o Santo Padre e para os padres Sinodais – Bispos e participantes – que se reunirão em Roma no Sínodo em outubro. O documento será entregue no próximo domingo, 25.

A missionária da Comunidade de Vida Bárbara Tavares – atualmente trabalhando na colaboração da organização da Jornada Mundial da Juventude 2019 no Panamá – está participando de um dos grupos de língua espanhola, representando o que a Comunidade é na sua ação e na vida com os jovens e ao mesmo tempo sintetizando a ação evangelizadora e o serviço da Comunidade para com a Igreja do mundo.

O padre João Chagas que é responsável pela sessão jovem do dicastério leigos, família e vida, e membro da Comunidade de Vida, é um dos que, junto com a secretaria geral do sínodo, está em comunhão com a preparação de todo processo sinodal. Além disso, ele foi moderador de um grupo de língua inglesa.

Saulo Dantas e Victor Hernández também colaboraram sendo moderadores no grupo do facebook de língua portuguesa, ajudando a recolher as contribuições na rede social.

Victor Hernández e Saulo Dantas

Padre Cristiano, assistente internacional da Comunidade Shalom, também foi um dos moderadores de um grupo de língua inglesa. “Fui chamado para ser moderador de um grupo de língua inglesa e comigo se reuniram 15 jovens da América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África e Oceania. Nós trabalhamos nas 3 partes do documento de trabalho, que analisam as situações dos jovens no mundo e na igreja hoje, que falam também do que os jovens pensam sobre a vocação, sobre a fé, sobre quem é Jesus, quem é Deus pra eles, sobre os espaços de encontro, sobre a ação pastoral da igreja, o que a igreja tem a dizer para eles. No meu grupo tivemos uma experiência muito rica, discussões muito ricas e muito profundas. Os jovens realmente sabem o que dizer sobre o mundo, sobre eles mesmos e sobre a Igreja. Inclusive no meu grupo tinha uma jovem ateia, ela é do mundo da ciência, com questionamentos muito profundos, e era muito bonito os jovens do grupo integrando as contribuições dela, dando respostas muito bonitas pra ela, mesmo não convencendo totalmente ela a mudar o que ela pensava, mas muito bonita a forma respeitosa e profunda como os jovens tem conversado.”

Falando um pouco sobre sua experiência durante a semana, o sacerdote afirma sua alegria de estar entre os jovens: “A minha experiência tá sendo muito bonita. Eu, como sacerdote, vivo uma paternidade bonita com os jovens, que se sentem felizes por me ver entre eles, deixando com que eles falem. É muito bonito que o nosso papel de moderador nos grupos não é ficar dando respostas para eles, mas simplesmente gerar um diálogo, sem falar muito. Eu quase não falo, mas vou permitindo que emerjam as vozes dos jovens. Então é um documento que está sendo realmente escrito pelos jovens”. Nos bastidores, além de muito trabalho, o missionário relatou um momento de fraternidade, onde aconteceu uma espécie de show de talentos, onde os diferentes continentes apresentaram danças e músicas das diferentes culturas. “Foi uma noite de fraternidade e o palco era dos jovens. Tem sido um momento de muito trabalho, mas também de integração, de fraternidade”, finalizou.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *