Shalom

Moysés Responde: Qual o segredo da perseverança?

O tema de hoje aborda a sabedoria para seguir o Senhor até o último dia de nossas vidas.

Nesta série especial, o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, responde sobre vários assuntos. O tema de hoje é o segredo da perseverança. Qual a sabedoria para seguir o Senhor até o último dia de nossas vidas?

Eu sempre me encantei muito com o dom da perseverança, porque, desde cedo quando eu tive minha experiência com Nosso Senhor Jesus Cristo, eu queria perseverar nos caminhos dEle. Eu me lembro que eu tinha um grupo de amigos que tinha feito uma experiência em comum. Nós queríamos perseverar. Nós nos reuníamos e dizíamos que iríamos perseverar até o fim. Fazíamos pacto de fidelidade para perseverar até o fim. Mas passavam três meses, quatro meses, e alguns deles desistiam.

Então, comecei a me angustiar com aquilo e a me perguntar quando seria minha vez, porque “Fulano” e “Beltrano” era até mais ardoroso que eu e já tinha desistido do caminho do Senhor. Quando fui rezar sobre isso, Deus me deu uma Palavra libertadora que dizia: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mateus 6, 34). Percebi que Deus cuidava de mim não só no plano material, mas também no plano espiritual.

Cabe a mim ser fiel neste tempo que se chama hoje. Se hoje eu respondo ‘Sim’ ao Senhor com todas as minhas forças, mas também com as minhas infidelidades e fraquezas, se eu persevero, se hoje eu vivo a minha vida de oração, se hoje eu vou para a minha Eucaristia, se hoje eu procuro perdoar, se hoje eu procuro amar, se hoje é o dia do meu grupo de oração e eu vou para o meu grupo de oração, se hoje eu estou na minha célula, se hoje eu estou dando o meu ‘Sim’, é o próprio Deus que garante o dia de amanhã, é o próprio Deus que me sustenta até o último dia da minha vida.

A graça de cada dia já está reservada. Por isso, a cada dia basta o seu cuidado. O que me impede de receber a graça de amanhã é o fato de eu não me apossar da graça do dia de hoje. Se eu não viver o meu ‘Sim’ hoje, se hoje eu caio, mas se hoje eu não me levanto, eu corro o risco de ficar no chão para o resto da vida. Mas se eu caio hoje e me levanto, o próprio Deus garante a minha perseverança até o fim. A mim, cabe dar o ‘Sim’ de cada dia.

Moysés Responde: Você tem medo da vontade de Deus?

Moysés Responde: Como é a experiência das famílias missionárias?

Moysés Responde: Qual a sabedoria para evangelizar as nações?

Moysés Responde: Qual o segredo da perseverança?

Moysés Responde: Como superar as feridas e assumir hoje o chamado de Deus?

Moysés Azevedo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *