Oração

Novena de São José 2017

Neste Tempo quaresmal, a Igreja abre espaço para celebrar a solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, que, no temor do Senhor, soube acolher o mistério que lhe foi confiado. Homem justo e fiel, a quem Deus confiou a missão de ser o chefe da casa de Nazaré. Esta solenidade, em algumas arquidioceses do Brasil, será transferida para o dia 20. Por isso, queremos rezar com você, a novena de São José, que começa neste sábado (11) e vai até dia 19 de março.

       

1º dia – São José, o grande instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré

São José, servo da Caridade, que acolhestes com fé e coragem confiante a missão de ser instrumento da Divina Providência para com Jesus e Maria, aumentai em nós a fé, a coragem e a confiança em Deus para, também nós, sermos instrumentos da Providência, como é da vontade de Deus desde a criação do mundo.

Oração para todos os dias:

Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)

2º dia – São José, o grande instrumento da Providência Divina na vida da Igreja

São José, servo fiel e prudente, que sois Patrono da Igreja Católica no mundo inteiro, protegendo e sendo instrumento da Divina Providência para Jesus, seu Divino Fundador e para Maria, seu Modelo mais perfeito, dai-nos a graça de, também nós, apesar do nosso pecado e indignidade, termos o privilégio de ser instrumentos da Providência de Deus na Igreja do vosso Filho Jesus.

3º dia – São José, Patrono de toda a Obra Shalom

São José, humílimo servo do Senhor, que sois instrumento da Providência Divina para a Obra Shalom, sede nossa inspiração e modelo para que, esquecidos de nós mesmos, sirvamos a Deus e sejamos mediadores de Sua Providência para a evangelização através da Obra que nos foi confiada.

4º dia – São José, auxílio e socorro na implantação da Paz no mundo

São José, servo dulcíssimo, que educaste com exemplo, doçura e firmeza o Filho de Deus a vós confiado, ensinando-lhe o valor do trabalho como meio de partilha e vendo-o crescer em graça e sabedoria para a implantação de Sua Paz no mundo, auxilia-nos com os meios necessários para a educação dos nossos filhos e a formação dos que evangelizamos para que sejam, também eles, alegres testemunhas do Ressuscitado que passou pela cruz.

5º dia – São José, construtor dos espaços sagrados

São José, servo e trabalhador diligente, que construístes para Jesus e Maria o lar em que reinaram com perfeição a caridade e a alegria, ajudai-nos a construir em nossos lares e na Obra espaços sagrados dignos da presença viva do vosso amado Jesus.

6º dia – São José, mantenedor do culto divino

São José, servo piedoso, que tivestes para com Jesus e Maria permanente postura de oração, veneração, proteção e cuidado, servindo juntamente com Maria Àquele que adoráveis, fazei de nós instrumentos da Divina Providência para que nunca se extinga ou se empobreça em beleza, brilho, dignidade e piedade o culto divino em meio a nós.

7º dia – São José, modelo de abandono nas mãos de Deus

São José, servo confiante, que não temestes tomar sob vossa proteção e sustento a Maria e Jesus e, abandonado às mãos do Deus das Providências os servistes durante toda vossa vida sem reter para vós nada do fruto do vosso trabalho, ensinai-nos a acolher a graça do completo abandono nas mãos do Pai que cuida de nós muito melhor do que nós mesmos.

8º dia – São José, educador na vivência da sobriedade

São José, servo sóbrio e justo, que nunca considerastes como vosso o que vos poderia ser supérfluo, mas, longe disso, soubestes partilhar além do supérfluo, aquilo que Jesus, Maria e vossos irmãos necessitavam, ensinai-nos que o supérfluo não nos pertence, assim como, por direito de caridade, deixa de nos pertencer aquilo de que nosso irmão precisa.

 

9º dia – São José, ícone do espírito de pobreza

São José, servo pobre do Senhor, que entendestes ser a partilha original a mesma partilha da Trindade para conosco, e que, em Jesus Cristo, vos deixastes moldar pelo espírito de partilha e comunhão que antecederam o pecado original, concedei-nos, pelo poder do vosso Filho, a graça de honrar nosso Batismo com a conversão à partilha e comunhão das origens, agora elevada a caridade pelos méritos de Cristo.

ORAÇÃO

Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em nossa região, estamos carecendo da intercessão do fidelíssimo São José, no sentido de nos abençoar com os tesouros da chuva.No dia 11 de março começamos a Novena em Louvor e honra a São José. Dia 17 caiu uma chuva,que Deus seja Louvado! Intercessão de Glorioso São José.