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Formação

O anúncio da Boa Nova aos pobres na Comunidade Shalom

Os pobres, preferidos de Deus, destinatários privilegiados do Evangelho, um dom para a vocação Shalom.

1. O amor preferencial aos pobres na Igreja

Os Atos dos Apóstolos testemunham a atenção e as medidas dedicadas por parte dos primeiros cristãos aos mais necessitados da sociedade. “Vendiam terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades de cada um” (At 2, 45). Pedro mesmo pede que sejam escolhidos sete homens, “cheios do Espírito e de sabedoria” (At 6, 3), para prestarem um serviço de assistência aos mais pobres.

Toda a Tradição da Igreja testemunha uma opção preferencial pelos pobres, segundo o exemplo do próprio Senhor Jesus Cristo e por amor a Ele. Esta opção “está implícita na fé cristológica naquele Deus que Se fez pobre por nós, para enriquecer-nos com sua pobreza” (Bento XVI, Discurso,13 de Maio de 2007).

The school of PeaceAo falar de pobreza, a Igreja não se limita à carência de recursos materiais. É difusa no mundo atual a pobreza espiritual dos que vivem sem Deus e não reconhecem como uma carência a ausência de Deus em suas vidas (cfr. Bento XVI, Discurso, 15 de Novembro de 2012). Estes pobres, mesmo sem sabê-lo, esperam o anúncio da Boa Nova. A Igreja é chamada a dar respostas concretas diante das novas formas de pobreza que comprometem a dignidade das pessoas (cfr. Francisco, Misericordia et misera, 19).

Para além, todavia, da necessidade que os mais pobres têm das obras de misericórdia da Igreja, são os cristãos que precisam dos pobres: por eles, são evangelizados; neles podem tocar a carne de Cristo.

 

2. O lugar dos pobres no Carisma Shalom

“Através da evangelização, do serviço e da autêntica partilha de bens, a Comunidade esteja aberta a acolher o dom que são os pobres e neles identifique oportunidade privilegiada para servir ao próprio Senhor através de meios evangélicos e eficazes” (Estatutos da Comunidade Católica Shalom, Preâmbulo).

Fundamentada na experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, a Comunidade Shalom tem um olhar e uma dedicação particulares aos pobres.

Já enquanto batizados e, mais ainda, com um chamado particular a serem almas esposas de Cristo, aqueles que portam em si a Vocação Shalom se sentem interpelados a abraçar tudo aquilo que pertence a Cristo, a amar o que Ele ama, a ter os Seus sentimentos. Ora, “no coração de Deus, ocupam lugar preferencial os pobres” (Francisco, Evangelii Gaudium, 197). O amor a Cristo supõe a preferência pelos pobres.

“Assim, Francisco não se casou com a pobreza, nem sequer com os pobres; casou-se com Cristo e foi por amor a ele que se casou, por assim dizer ‘em segundas núpcias’ com a Senhora pobreza” (Padre Raniero Cantalamessa, Primeira pregação de Advento, Roma, 06 de Dezembro de 2013).

Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, repete com insistência que a pobreza mais grave é o desconhecimento de Deus. Por outro lado, o maior bem que se pode oferecer ao mundo de hoje é o Evangelho, anunciado com parresia (palavra grega muito presente no léxico da espiritualidade Shalom e que pode ser traduzida com “ousadia”, “convicção”, “firmeza”) e atuado através da conversão do coração e da transformação das estruturas a favor do bem integral do homem.

3. As atividades da Promoção Humana

A Promoção Humana é um setor da Comunidade Shalom que tem como missão animar e conduzir os seus membros a tocarem e servirem a Cristo nos pobres.

Direcionados por esse setor, os membros da Comunidade, nas diversas terras de missão, desenvolvem projetos e atividades voltados para os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, com um trabalho de preparação para o mercado de trabalho; acolhem crianças em situação de vulnerabilidade social e abandono e proporcionam-lhes atividades educativas; oferecem tratamento terapêutico e atividades de reinserção de dependentes químicos na sociedade; promovem ações direcionadas aos moradores de rua e às pessoas abandonadas, tais como atividades espirituais e cursos de profissionalização; realizam visitas sistemáticas a hospitais, presídios e asilos, como forma de ir ao encontro dos “últimos” da sociedade e com eles partilhar o consolo da Boa Nova de Cristo.

 

 

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