Shalom

O Carisma Shalom é para todos, inclusive você, padre!

Conheça o testemunho do Padre Vinicius, discípulo da Comunidade Aliança, e a história de sua vocação, desde o ingresso no seminário até o Carisma Shalom.

No dia 4 de agosto, toda a Igreja celebra o Dia do Padre junto a solenidade de São João Maria Vianney ou Cura D’Ars, como é mais conhecido. O santo padroeiro dos sacerdotes, viveu grandes desafios durante sua vida para se consagrar e, posteriormente, tornar-se padre, nasceu em uma pequena cidade no interior da França durante o século XVIII e ficou conhecido pela vivência heroica das virtudes cristãs e seu intenso trabalho pastoral de Ars, um vilarejo francês extremamente humilde.

Na Comunidade Católica Shalom, vivemos a diversidade nas formas de vida presente na Igreja. São estes as famílias, os celibatários e sacerdotes, que podem ser admitidos tanto na Comunidade de Vida, quanto na Comunidade de Aliança. Por isso, voltando nosso apreço e orações ao clero do mundo inteiro, vamos conhecer a história e testemunho do Padre Vinicius Maciel, sacerdote na Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, e discípulo da Comunidade de Aliança na Comunidade Shalom.

O padre relata que sua primeira experiência com Deus se deu através das vivências que tinha no colégio católico em que estudava, na região do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.

“Eu sempre estudei em um colégio católico, onde a diretora da escola era uma leiga consagrada e era auxiliada por uma congregação religiosa. Como queria fugir das aulas, sempre dava um jeitinho de ir participando das missas que o colégio realizava, além dos momentos de oração que aconteciam de vez em quando”.

O que o padre não esperava era que, aos poucos, o Senhor fosse adentrando seu coração através desses momentos. “minha experiência pessoal com o amor de Deus, se deu através de uma adoração em um retiro de jovens. Ali, vi o quanto o Senhor me amava!”

A partir dessa primeira experiência, o jovem padre foi dando passos concretos em direção a vontade de Deus, até, mais tarde, descobrir que havia em eu coração um forte chamado ao sacerdócio. Após trilhar um caminho vocacional dentro do seminário diocesano, após seu ingresso, logo no primeiro ano de formação no seminário, Padre Vinicius passou a iniciar seu contato com o Carisma Shalom. “Eu sempre me senti melhor para obedecer do que mandar, por isso sempre senti a necessidade de uma regra de vida para viver melhor minha vocação quanto padre” relata Padre Vinicius. Dessa forma, foi se aproximando dos irmãos da Comunidade de Vida e se encantando com a vida fraterna vivida entre todos.

“A vida fraterna foi uma das coisas que mais me chamou a atenção, por isso dormia com frequência na casa comunitária, que era próxima ao seminário. Além disso, foi através da Comunidade que aprendi a dar passos mais concretos na vida de oração. Com certeza, esses foram pontos essenciais para que eu sentisse esse apelo vocacional dentro do carisma.”

Desde o primeiro contato com a vocação, Padre Vinicius já ia criando a certeza em seu coração que a Vontade de Deus era que ele estivesse ali ofertando seu sacerdócio através do Carisma Shalom, porém, sentia que ainda não era tempo de ingressar, ainda no período de formação do seminário. “Eu havia rezado muito pra ingressar no seminário, por isso, sentia que deveria concluir essa etapa antes de ingressar na Comunidade, mesmo assim continuava frequentando as células comunitárias no Centro de Evangelização”.

Após ser ordenado, o jovem padre pediu ingresso na Comunidade de Aliança e desde então vem alcançado a vidas de tantos jovens, famílias, homens e mulheres, através da vida pastoral que exerce em sua paróquia, na região do Grajaú, e através da vivência do Carisma Shalom.

Padre Vinicius Marciel

Discípulo da Comunidade Aliança no Shalom Santo Amaro

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *