Shalom

O “dar o passo” na Vocação Shalom

Além de remeter ao sim a Deus, o “dar o passo” hoje é também um renovado convite a viver a Vocação com plenitude e radicalidade, assumindo todas as bençãos e renúncias que esse feliz chamado comporta.

Para Moysés Azevedo, a vontade de Deus é sempre o mais importante. Esse amor que ele tem pelo querer de Deus é motor e também alimento para o sim que a Comunidade dá à Igreja todos os dias em vista da evangelização dos jovens e dos pobres. Não é estranho encontrar esse mesmo amor e esse mesmo desejo de corresponder aos planos do Senhor nos missionários da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança. A compreensão de que a vontade de Deus é a única via pela qual o homem pode ser plenamente feliz é algo que faz parte da Vocação.

Nos primeiros tempos da Comunidade, os jovens utilizam a expressão “dar o passo” ao falar da adesão à vontade de Deus. Com fé e esperança naquilo que o Senhor falava, Moysés, Madalena, Jaqueline e outros decidiram “dar o passo”, decidiram corresponder à vontade de Deus. Na época parecia loucura, e até hoje parece. Mas a vontade de Deus vai se tornando tão atraente que é impossível não caminhar em sua direção. 

Sabe-se que o evento que marca o início da Vocação é a inauguração da lanchonete em 9 de julho de 1982. Contudo, foi no ofertório da Santa Missa presidida por São João Paulo II, dois anos antes, que a Comunidade realmente nasceu. Como Moysés costuma dizer: “Nascemos aos pés de Pedro”. Ao caminhar até o Santo Padre para ofertar sua vida pela evangelização, o jovem fundador em cada passo era forjado por Deus, era atraído pelo Senhor. E esse é o movimento que os consagrados vivem… Eles são tão atraídos que não querem e nem desejam outra vida que não seja aquela que o Senhor sonhou.

Além de remeter ao sim a Deus, o “dar o passo” hoje é também um renovado convite a viver a Vocação com plenitude e radicalidade, assumindo todas as bençãos e renúncias que esse feliz chamado comporta e tendo a certeza de que Deus nunca abandona os seus eleitos. Pois, de fato, quando o Senhor resolve escolher alguém, Ele mesmo sustenta essa pessoa até o fim. Que pela intercessão de São Francisco, Santa Teresa de Jesus, Santa Teresinha do Menino Jesus e São João Paulo II cada missionário ao acordar e beijar o tau possa dar mais um passo rumo à santidade, rumo ao cumprimento da Vontade de Deus para a sua vida e para a Comunidade.

Leia também

Ser Comunidade de Vida | Ser Comunidade de Aliança

Participe da Campanha Eu Amo Shalom

O ápice da campanha Eu Amo Shalom será o dia 9 de julho, na Santa Missa pelo aniversário do Carisma. No ofertório, a assembleia depositará diante do altar do Senhor a doação material que será destinada à Igreja do Ressuscitado, construção que expressará ao mundo inteiro o Carisma Shalom.

Faça aqui sua doação


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *