Unsplash
Formação

O Enchei-vos na vida de oração

É importante lembrarmos que só conheceremos verdadeiramente a Cristo quando conhecemos sua Palavra

Para crescer na fé, na graça e na maturidade precisamos viver diariamente o estudo bíblico. Logo após nosso seminário de vida no Espírito Santo, nos é apresentado no grupo de oração o Enchei-vos, um livro de estudo bíblico das Edições Shalom que nos conduzirá a uma intimidade profunda com o amor do Pai em Jesus por nós, através da Palavra de Deus. Sem este caminho de unidade espiritual pautado na Palavra, corremos o risco de vivermos experiências muito diferentes dos demais irmãos, e isso acaba por comprometer a vivência do grupo de oração, como irmãos, em família.

O Enchei-vos tem a linguagem simples, mas sem ser rasa, ela nos proporciona mergulharmos na profundeza do Espírito Santo. Desde um adolescente se preparando para o ENEM, até uma senhora aposentada são capazes de compreender o que está sendo proposto. O Enchei-vos não foi feito para tipo A, B ou C de cristão, ele foi feito para todo aquele que deseja conhecer e se aprofundar no amor a Jesus. É importante lembrarmos que só conheceremos verdadeiramente a Cristo quando conhecemos sua Palavra. São Jerônimo nos afirma que “ Desconhecer a escritura é desconhecer o Cristo”.

Podemos provar a Cristo e sua misericórdia nos sacramentos, no irmão, na oração e de forma especial na Palavra, porque “o próprio Jesus é a Palavra divina que se fez carne no seio virginal de Maria: nele, Deus revelou-se plenamente, disse-nos e deu-nos tudo, abrindo-nos os tesouros da sua verdade e da sua misericórdia” (Bento XVI).

Quando falamos de estudo bíblico, alguns podem pensar que estudaremos Bíblia como estudamos Matemática, Química ou Português. Não! Esse estudo bíblico é pautado da lectio divina, que é a leitura orante da palavra de Deus, em que vamos adentrar no mistério de Deus naquela passagem bíblica determinada e mediante essa passagem confrontar nossa vida, pensamentos, atitudes e omissões e desejos. E ali descobrir a vontade de Deus, sermos purificados, restaurados e transformados para a nova vida prometida por Cristo.

Devemos sempre procurar um lugar calmo e silencioso para fazermos nosso estudo bíblico, para ajudar a prestarmos atenção no que é lido e rezado e principalmente ouvirmos a Deus. Podemos fazer em casa, ou melhor ainda, numa capela onde o Santíssimo Sacramento esteja presente.  Aconselhamos fazer o estudo bíblico sentados, para dar apoio ao Enchei-vos e facilitar a escrita nele mesmo ou no caderno de oração (alguns de nós sentem a necessidade de escrever mais, por isso podemos utilizar cadernos para anotar as partes que somos orientados a escrever). Se não estamos numa capela, ter um ícone, uma imagem sagrada ou a Cruz do Senhor para contemplar durante o Enchei-vos também favorece essa experiência de mergulho na Palavra do Senhor.

Passo a passo

O primeiro momento de um dia de Enchei-vos é a leitura, que fazemos de duas a cinco vezes, para entendermos a passagem ali descrita. No segundo momento, meditamos sobre aquele mistério ali revelado, seus personagens, o que falaram, onde estavam, o que queriam, qual foi a intervenção de Deus na vida deles, para nos aprofundar e tomar propriedade daquele acontecimento. Na terceira parte, oramos com aquilo que ficou mais forte para nós, aquilo que Deus também nos chama atenção para confrontarmos com nossa vida; nesse momento devemos despir nossa alma diante do Senhor. Nessa terceira parte devemos orar na liberdade do Espírito, falando a Deus tudo que é suscitado em nosso coração. 

Na quarta parte, vamos contemplar a obra de Deus realizada em nós através daquela passagem e nos pôr à escuta do Senhor, que certamente responderá ao nosso coração aquilo que oramos. Ele não é indiferente à nossa oração e sempre nos responde, dando sinais de sua misericórdia infinita. Se Deus não se pronuncia, certamente a última coisa que Ele nos falou continua sendo válida e precisamos vivê-la mais intensamente. No último momento da nossa lectio divina do Enchei-vos, vamos pensar numa ação de resposta ao amor de Deus, mediante ao que foi lido, rezado e inspirado pelo Senhor. É nesta última parte que devemos mostrar nosso amor a Deus, traduzindo em gestos concretos aquilo que precisamos mudar, evoluir e nos converter.

A ação da palavra de Deus em nós não retorna ao Senhor sem produzir frutos. Vamos nos espelhar na Virgem Santíssima, que guardava e meditava tudo aquilo que era Palavra de Deus. Que nosso coração seja terra boa e fecunda para a semente da Palavra germinar e fecundar em nós a nova vida em Cristo.

 

Rodrigo César Neves – Missão Shalom Natal

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *