Formação

O Espírito Santo, a Virgem Maria e o Shalom

É o Espírito que nos ensina a louvar, a caminhar, a optar pelo melhor, ainda que não seja fácil. É Ele o Amor perfeito de Deus que nos habita e nos faz corresponder ao seu chamado a nos darmos a Ele em amor.

Sabemos verdadeiramente quem é o Espírito Santo? Ou o reduzimos a uma pomba branca que desce sobre Cristo nas águas do rio Jordão? O reduzimos aos dons e esquecemos quem Ele é e o que Ele realmente é capaz de fazer? Sem que merecêssemos, Deus nos resgatou. Sem que nada pudéssemos fazer para retribuir, Deus veio ao nosso socorro, na pessoa de Jesus Cristo e nos comunicou a sua Paz. A verdadeira Paz. Não como o mundo a dá, mas como apenas Ele é capaz de entregar a nós. E como corresponder a esse amor? Esse amor perfeito que nos resgatou de uma vida vazia e sem sentido? Como, se nosso amor é imperfeito e inconstante?

A resposta na realidade é simples e está nos nossos escritos: “Nosso amor, porém é imperfeito. Como responder a este sublime chamado? Somente clamando o Espírito de Amor para que inflame nossas almas e nos impulsione a este Amor Infinito. Ao nosso clamor este Espírito virá e impulsionará nossas almas, nossas orações, nossos corações.” (Amor Esponsal 10)

Veja bem, ao subir para o Pai, Cristo nos promete que não estaremos sozinhos, Ele permanecerá conosco e em nós até o fim, nos conduzindo, vivendo em nós. E como isso é possível? Ele enviará o outro Paráclito: O Defensor, o Advogado, o Educador das nossas almas. Ao clamar por esse Espírito, Ele virá. Não há condição: “Ele virá, se…” Não! Ao clamar, Ele virá. Ele virá e impulsionará os nossos corações e nos levará a ir além.

Quantas vezes o desânimo dominou o seu coração? Quantas vezes a sua oferta de vida deixou de ser feliz, motivo de júbilo para se tornar um peso? Quantas vezes você pensou em desistir por causa das suas infidelidades, da sua ingratidão a Deus? Várias? E quantas vezes você clamou e se deixou impulsionar pelo Espírito nessas mesmas situações? Ele é o educador das nossas almas. É o Espírito que nos ensina a louvar, a caminhar, a optar pelo melhor, ainda que não seja fácil. É Ele o Amor perfeito de Deus que nos habita e nos faz corresponder ao seu chamado a nos darmos a Ele em amor. A dar o nosso pobre amor em gratidão por tudo o que Ele faz em nosso favor.

 “A Vocação Shalom, para aqueles que foram chamados a construir esta Obra, está fundamentada no SER SHALOM, forma de viver por sua vez fundamentada no Evangelho do Senhor e impregnada pela novidade do Espírito que nos é dado”. No Coração da Obra em unidade com o Carisma, 4.

A santidade é algo que somos chamados a ser e não simplesmente a fazer. É o caminho que Deus nos deu para chegarmos ao Céu. Nós só conseguiremos SER a partir de uma experiência firme e verdadeira com o Amor de Deus por nós, fundamentada na Paz que é o próprio Cristo e moldada pelo Espírito. Se não for a partir de Deus, é impossível. O Espírito nos transforma, de dentro para fora, habita em nós, e forma as nossas almas, conduz os nossos passos por caminhos seguros, é o guia seguro para o Céu. Ele nos ensina a ser aquilo que Deus sonhou desde toda a eternidade ao nos criar.

E se você ainda ousar duvidar disso, basta olhar para a Virgem Maria. Uma menina que por sua docilidade contemplou os grandes feitos do Senhor. Viu Deus se fazer carne: Um pequeno ventre humano conter em si o Criador do Universo, princípio e fim de tudo. Viu uma mulher estéril dar à luz um profeta, viu água virar vinho em Caná, suportou grandes provas em seu parto, no exílio e aos pés da Cruz. Em tudo ela soube confiar na condução do Espírito. Por ter seu coração inflamado por Ele, tudo se dispôs, tudo deu, tudo realizou.

Ela se deixou livremente impulsionar e foi além, muito além, não por suas forças, mas pela Graça que nela tinha espaço para agir livremente. Portanto, independente de como você esteja, clame. Clame pelo Espírito Santo e deixe que Ele venha e te conduza.

Por Ana Luíza Sousa


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *