Institucional

O Matrimônio – Esta é a vontade de Deus para nós

Sou o Daniel, Filho de Deus, Shalom, e breve, muito breve, casado! Sou discípulo na Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Aliança, hoje em dia de Belo Horizonte-MG. Estou noivo da Nathalia, e com a graça de Deus, nos casaremos em setembro de 2017. E é esta parte da minha história que está disponível.

Namoramos há 10 anos, e costumo dizer que existe nosso namoro antes e depois de conhecermos a Comunidade Católica Shalom. Até 2012, vivíamos o namoro sem nos preocuparmos um com o outro, mas Daniel isso é possível? É sim, e é muito fácil de acontecer, vamos sendo como que imersos na cultura que nos faz semper olhar para nós mesmos: o meu desejo, a minha felicidade, o meu bem estar, então acabamentos sem olhar para o outro, e vamos vivendo Um relacionamento egoísta, vivendo a dois, mas garimbo pra eu: mesmo.

Bom, em 2012, comecei a trilhar um caminho sem grupo de oração da Comunidade Shalom, e apesar de semper ter sido Católico, semper pensava que algumas coisas que a Igreja propunha era “exagero”, e dizia: “Ah não, isso é exagero , Nós podemos viver sem isso! “. Neste caminho do grupo de oração, com o livro famoso Enchei-Vos, isso tudo foi mudando, fui percebendo o quanto como coisas que vivíamos nos faziam infelizes, e tudo quanto eu era egoísta, e só pensava em mim no nosso namoro. A verdade, é que precisávamos mudar, precisávamos ordenar nosso namoro. Logo pensei, preciso dizer isso pra Nathália, e já fiquei pensando, será que ela vai entende? Será que você vai terminar comigo quando eu disser tudo isso? Precamos mudar? O que não dava mais era para continuar do jeito que estava.

Depois de muito pensar, fui conversar com uma Nathália de tudo que precisávamos viver, como uma castidade, por exemplo, e pra minha surpresa a resposta: “Tá bem amor, mas você precisa me ajudar, porque eu não sei como é”. Pensei comigo: “Essa mulher é pra casar mesmo viu ?!”. Dai em diante, realmente mudamos muitas coisas no nosso namoro, desde coisas simples como falar, como coisas mais complexas, como onde nos vermos, como namorarmos, tivemos que reaprender um namorar, e digo que foi e tem sido muito bom! Já aviso logo, não foi nada fácil, mas vale muito a pena.

Passando o tempo, e fomos percebendo de Deus que devíamos dar o próximo passo: o Matrimônio, passando claro, pelo noivado. Esta foi outra graça, dentro da Comunidade Shalom, existe um caminho muito belo de discernimento do estado de vida, só que a Nathália não é da Comunidade, como fazer? Da mesma forma que antes, ela muito dócil (e linda) acolheu viver este mistério. Em março de 2016, enviei um questionário pedindo uma Comunidade para nos ajudar, não discernimento do nosso estado de vida, e se era Vontade de Deus, que nos casássemos, e Nathália como não era membra da Comunidade, enviou uma carta, dizendo que concordava em Se casar comigo, e assim, acolher todas as. Depois que enviamos os questionários e como cartas, inicie o tempo que vivemos constantemente dentro da Comunidade: a espera. Foi um tempo de muita ansiedade. Nossa resposta foi traduzida por 6 meses para receber, e quando foi em setembro de 2016, recebemos uma graça da Comunidade, como voz de Deus para nós, acolhendo que realmente era Vontade de Deus que nos casássemos. Alegria, alegria! Mas agora vemava a correria pra preparar tudo.

Ficamos noivos no dia de Nossa Senhora das Graças, dia 27 de novembro de 2016, foi um dia muito especial para nós. E, iremos, com uma graça de Deus, nos casar dia 29 de setembro de 2017, na festa dos arcanjos, que tantos se manifestam em nosso namoro de forma muito forte. Primeiro, quando estávamos rezando para discernir se era tempo de nos casar, no retiro Curados para Amar, quando o Vitor Monteiro, irmão (muito caro e nós) da Comunidade de Vida, rezava por mim, no momento do curso onde somos chamados a rezar Sobre nosso estado de vida, Deus nos dava a passagem de Tobias 7, onde o Arcanjo Rafael conduz Tobias até uma casa de Sara, e depois eles se casam, é um texto lindo. Depois, em 2016, meu Santo Amigo do ano para São Miguel, e ele nos nos ajudamos muito durante todo esse tempo, e até hoje, ele é garante, e está semper conosco. Bom, fiquei imaginando: “Onde vai entrar no Arcanjo Gabriel nessa histoire?”. Foi ai a surpresa, no dia do nosso noivado, depois das vergonhas que nossos amigos Frei Elionaldo, Frei Marcos e Frei Inácio nos fizeram, estamos muito tímidos, e eles diziam: “Você tem que pedir uma mão dela pro pai, faz Um discurso “, (Pense na vergonha, mas foi muito bom!), Recebemos uma caixa, com uma imagem de Arcanjo Gabriel, e mais, na capa da caixa, um convite para sermos padrinhos de Batismo do nosso anjinho, Gabriel, filhos Renata e Ramon. Não estão mais em dúvida, nos arcanjos nos nossos intercessores em nosso matrimônio. E eles diziam: “Você tem que pedir uma mão dela pro pai, faz um discurso”, (Pense na vergonha, mas foi muito bom!), Recebemos uma caixa, com uma imagem de Arcanjo Gabriel, e mais, na capa dessa caixa Um convite para sermos padrinhos de Batismo do nosso anjo, Gabriel, filhos de minha cunhada Renata e Ramon. Não estão mais em dúvida, nos arcanjos nos nossos intercessores em nosso matrimônio. E eles diziam: “Você tem que pedir uma mão dela pro pai, faz um discurso”, (Pense na vergonha, mas foi muito bom!), Recebemos uma caixa, com uma imagem de Arcanjo Gabriel, e mais, na capa dessa caixa Um convite para sermos padrinhos de Batismo do nosso anjo, Gabriel, filhos de minha cunhada Renata e Ramon. Não estão mais em dúvida, nos arcanjos nos nossos intercessores em nosso matrimônio.

Hoje, estamos próximos do dia de muita alegria em nossas vidas, e olhar para trás e perceber como Deus vem-conduzindo todas as coisas, dos pequenos detalhes, até como grandes coisas, gera uma grande gratidão em meu coração. Ter uma certeza que é um Vontade de Deus para nós, e saber que é Vontade de Deus e nossa miséria, nosso fazendeiro do coração de gratidão, e louvar a Deus dizendo: Obrigado Senhor, por nos ser escolhido! Shalom!

 

Daniel Moreira


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *