Shalom

O que é Célula Comunitária Shalom?

“É o lugar onde nos encontramos, como família, para viver momentos de partilha, formação e oração”

Unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético, citoplasma e membrana plasmática… De fato, essa é a definição de uma célula, mas para a Biologia. Já para a Comunidade Católica Shalom, Célula (Comunitária) tem uma outra definição específica voltada para a realidade do chamado pessoal e vocacional.

Tempo e determinação

Para começar a explicar, faz-se necessário não pular etapas para chegar a ser membro de uma Célula. É primordial passar pela experiência de um Seminário de Vida no Espírito Santo, participar de um grupo de oração, ser chamado a viver o ano vocacional para depois no primeiro ano de postulantado, seguir em uma Célula Comunitária a vivenciar a vocação Shalom. 

Para ser membro da Comunidade Católica Shalom é preciso trilhar um caminho de discernimento e amadurecimento vocacional e assim aprofundar o Carisma de acordo com as etapas de formações nas Células Comunitárias.

Família Shalom

Logo após o ano vocacional, os primeiros passos serão em unidade com outros irmãos que trilharão um caminho comum de formação, oração e fraternidade. Já não é mais um grupo de oração, que se reúne um vez por semana, mas uma Célula que se reunirá duas vezes por semana, normalmente nas segundas e sextas, além das vigílias, lazeres e eventos. A Célula é composta de membros da Comunidade de Vida e Aliança, casados, solteiros, celibatários e jovens , coordenados por um formador comunitário e assistentes no intuito de serem “zeladores da vida espiritual, fraterna e apostólica dos membros que lhe foram confiados” (ECCS,181).

Formação

As formações preparadas, segundo a palavra de Deus, a Igreja e o Carisma, são específicas para cada nível: postulantes, discípulos, consagrados temporários e definitivos. Em algumas missões da Comunidade, é possível encontrar a realidade de Células Unificadas, na qual todos os níveis caminham juntos na Vocação Shalom.

Testemunhos

Para Luciana Soares, consagrada da Comunidade de Aliança, a Célula Comunitária é o lugar onde ela recebe formação na dimensão do Carisma Shalom e pela oração, também comunitária, enche seu espírito em unidade com os irmãos. “Para mim, o fruto da Célula Comunitária é a fraternidade com cada irmão de temperamento diferente. Durante todo o ano, por meio das formações, vamos em unidade, firmando mais aquilo que Deus nos chamou dando passos mais concretos na fé e no carisma”.

“É o lugar onde nos encontramos, como família, para viver momentos de partilha, formação e oração”, diz Conceição Borges, membro da Comunidade de Aliança. Para ela conhecer a vida dos irmãos de Célula, criar laços, e com eles viver a alegria, a tristeza, a saúde e a doença, igual aos votos de casamento, gera fortes momentos de fraternidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *