Shalom

O que é Difusão da Obra?

“Não tem Shalom na minha cidade, o que eu faço?”. A gente te explica.

Difundir o evangelho e o Carisma através da implantação e consolidação da Obra Shalom em novas dioceses.

Esta é a missão da Difusão da Obra. Mas o que é exatamente uma Difusão e como ela acontece? Difusão do Carisma Shalom é a mesma coisa da Difusão da Obra? Quais as diferenças e procedimentos? O coordenador do setor da Difusão da Obra Shalom, Aurinilton Leão (Nil), esclarece tudo isso e também alguns pontos da Difusão a nível internacional.

 

Difusão do Carisma e Difusão da Obra

A Difusão do Carisma Shalom é ampla. Acontece de múltiplas formas: através do mundo editorial como o portal Shalom, edições Shalom e redes sociais. Por meio da vida do fundador, da cofundadora e de seus missionários, bem como pela música, artes, espetáculos, eventos, evangelização pessoa a pessoa e os meios de comunicação como um todo. Pensar em Difusão do Carisma é pensar sempre na dimensão macro, pois todos os setores e missionários são responsáveis pela Difusão do Carisma. Ela não funciona independente. Faz parte da identidade Shalom o “Ide a todos os lugares do mundo evangelizar” e ao anunciar o evangelho com a própria vida, o Carisma Shalom também é anunciado.

A Difusão da obra é mais específica. Se dá através da implantação e consolidação de uma obra, a Obra Shalom, com todas as suas dimensões e ações apostólicas, serviços, ministérios, eventos, ações querigmáticas por meio de pessoas que moram na cidade e localidades que desejam e anseiam viver o Carisma.

 

Difusão da Obra e Irradiação

A Difusão da obra se concretiza em cidades e dioceses em que não há casa de missão ou membros missionários da Comunidade de Vida Shalom. Ao identificar pessoas dessas localidades, com permissão do bispo local e sob um acompanhamento de um padre, se inicia um trabalho apostólico de capacitação e experiência com o Carisma.

Todas as cidades que fazem parte da dimensão geográfica de uma determinada arquidiocese, onde exista a presença de uma casa de missão da Comunidade Católica Shalom serão alcançadas pela Irradiação do Carisma, pois o Carisma já se encontra implantado e consolidado expandindo-se naquela área geográfica. No caso de passar para uma diocese vizinha, onde não há uma missão da Comunidade, já se tratará de uma nova Difusão da Obra, pois ela sempre se voltará com o objetivo de espalhar o Carisma em novas dioceses.

 

Assistência Internacional e Difusão da Obra

A Assistência Internacional é o escritório que representa o moderador geral Moysés Azevedo nos relacionamentos eclesiais a nível internacional. Localizado em Roma, tem atualmente como seu representante o assistente internacional Pe. Cristiano Pinheiro.

Em virtude do relacionamento eclesial que a Assistência Internacional desenvolve, ela também tem um papel de difusão que difere da Difusão da Obra, voltando-se mais para as fundações missionárias e o relacionamento eclesial, enquanto que o papel da Difusão da Obra é implantar uma Obra Shalom.

Em um determinado momento, Difusão da Obra e Assistência Internacional se completam quando uma Difusão da obra passa a ser uma fundação missionária, a presença de uma casa de missão passa a representar a Comunidade Shalom em alguma diocese fora do Brasil. A Assistência Internacional, em parceria com o setor da Difusão da obra, acompanha todo o processo da fundação ou em certos casos, da abertura de uma Difusão da obra onde o bispo de uma diocese internacional permite a presença de pessoas auxiliando na evangelização local segundo o Carisma Shalom.

 

Características da Difusão da Obra

Nascido em 2012, o Setor da Difusão da Obra é uma grande novidade dentro da estrutura da Comunidade Shalom. Um grande instrumento para que o Carisma se propague em várias cidades ao mesmo tempo no decorrer de um ano. Ela é um braço da Comunidade, uma ponta de lança para chegar em lugares onde ainda não há uma missão da Comunidade.

A grande marca da Difusão é a oportunidade de experimentar o Carisma por intermédio dos nativos da própria cidade. Ao ser identificado algum aspecto do Carisma (formação, artes, evangelização), a pessoa se coloca à disposição para implantar e consolidar a Difusão da Obra.

A presença do Carisma se concretiza e se encarna em cada cidade através das pessoas da própria cidade que se identificam com o Carisma, com o estilo de vida Shalom.

Para o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, “o Carisma é como um germe, que está dentro”, então a missão da Difusão é fazer com que esse germe, esta semente e realidade nova que está presente nos corações dos nativos, venha para fora e assim materialize esta identidade interior por meio da dimensão apostólica.

O início do itinerário da Difusão da obra é a dimensão apostólica que desenvolve a dimensão comunitária, que por sua vez desenvolve a dimensão vocacional e depois a dimensão formativa.

 

O processo

A criação da Difusão da Obra passa por três etapas:

1. Implantação: fase em que acontece o primeiro diálogo entre os interessados daquela cidade e diocese nova com a instituição representada pelo setor da Difusão. São dadas orientações sobre o relacionamento eclesial, o pedido de permissão ao bispo local e o diálogo com o pároco. Após essas permissões tanto do pároco como do bispo, se desenvolve a abertura de um grupo de oração para iniciantes, que caminhará por dois meses para um Seminário de Vida do Espírito Santo ou um outro evento que possa marcar o primeiro movimento do Carisma naquela diocese.

2. Consolidação: Estando o grupo de Oração dentro do Caminho da Paz, o itinerário espiritual da obra Shalom e que estará na primeira fase do plano evangelizador denominado “Grão de Trigo l”. A partir deste momento começa a ser consolidado a Obra na sua característica física onde serão implantados os serviços, ministérios, um plano de ação, um planejamento orçamentário e esta Obra nascente começará a se desenvolver realizando Seminário de vida no Espírito Santo, cursos formativos, e ajudar as paroquias na evangelização querigmática em praças, colégios, universidades e nos principais pontos da cidade. Com a abertura oficial e inauguração de uma estrutura física, o Centro de Evangelização, a Obra é lançada para uma outra etapa.

3. Transição: Mediante a avaliação do desenvolvimento da Difusão da obra, surge a oportunidade de ser indicada ou não, para se tornar uma fundação missionária passando assim, a ser acompanhada não somente pelo setor da Difusão da Obra, mas todos os setores do Governo Geral: Assistência Missionária, Apostólica, Vocacional e de Formação, Assessoria Jovem e Economato.

Atualmente na dimensão internacional e no Brasil o setor da Difusão da obra conta com 13 fundações missionárias, 30 cidades/dioceses na fase de Implantação, 46 na Consolidação e 16 na Transição. Com todas essas dioceses somadas, são aproximadamente 5 mil pessoas participando de grupos de oração.

 

O setor

O setor da Difusão da Obra é acoplado à Assistência Apostólica. É papel do setor manter o diálogo entre a instituição e os interessados, promovendo os movimentos da difusão ativa e passiva. Atualmente, a difusão ativa (o grande foco e da Comunidade) é ir ao encontro de cidades e dioceses interessantes para que o Carisma cresça e se faça presente. A difusão passiva, também muito importante, acontece quando as pessoas vão ao encontro da instituição.

O setor é dividido na dimensão do acompanhamento das Obras, a nível nacional e internacional, fazendo com que todos os setores da comunidade assumam o valor da Difusão do Carisma como parte da sua própria identidade que é vinculado a dimensão da missionariedade.

 

#EUQUERO

São muitas as pessoas interessadas em alguma dimensão do Carisma Shalom e que querem levar o Carisma Shalom para sua cidade e diocese.

A ação #EUQUERO é a porta do vínculo entre os interessados e a Comunidade Católica Shalom. Através do email euquero@comshalom.org, começam os primeiros diálogos para que o Carisma Shalom chegue até a uma cidade / diocese.

As pessoas que se sentem chamadas ou atraídas podem entrar em contato com o setor da Difusão Da obra.

 

Clique aqui para encontrar o Shalom mais perto de você!

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *