Shalom

O que é Reciclagem Shalom?

Em 2018, a Reciclagem Shalom completa 25 anos. E para comemorar, a Comunidade lançou o CD “Só tenho hoje”, primeiro álbum que traz músicas exclusivas do retiro de dez dias.

A Reciclagem é um dos momentos mais intensos e importantes da formação pessoal e comunitária da Comunidade Católica Shalom. Consiste em um afastamento voluntário, positivo e alegre das atividades diárias para um encontro com Deus face a face, a fim de que Ele reoriente e reanime os membros da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança a partir do postulantado. Para os membros da Aliança, o retiro de dez dias corresponde a mais de 50% do conteúdo formativo durante o ano.

“Cada membro participará de uma Reciclagem anual de dez dias oferecida pela Comunidade ” (ECCS,28)

A primeira Reciclagem aconteceu em 1993, por inspiração do fundador Moysés Azevedo de levar os membros da Comunidade, a um retiro anual de 10 dias, pedindo a Deus a graça da renovação da vida vocacional, eclesial, doutrinária e fraterna. A Comunidade começava a crescer em ritmo mais acelerado e os compromissos apostólicos faziam ainda mais insuficiente o tempo para a formação espiritual, intelectual e para o lazer comunitário.

As reciclagens eram realizadas no Sítio Santo Afonso no município do Eusébio – CE, hoje um dos 04 Discipulados da Comunidade de Vida. A partir de 2011, com necessidade de um local maior, os retiros de 10 dias passaram a acontecer no Cest (Centro de Espiritualidade Santa Teresa) , em Fortaleza -CE, onde nasceu a Comunidade Shalom.

Dia a dia da Reciclagem

Manhãs de silêncio, meditação e oração, sempre revendo e atualizando aspectos da vida vocacional; tardes de atualização nos documentos da Igreja, e formação na teologia, na doutrina ou em aspectos da vocação e noites de fraternidade são algumas atividades que compõe o período da Reciclagem.

Quando se abraça uma vocação, certamente se faz por reconhecimento do seu valor acima de outros valores que nos apresentam. Reconhece-se também um sentido mais profundo e realizador do que em outras opções de vida que se nos oferecem, ainda que sua vivência nos vá custar grandes esforços e desafios. Estamos dispostos a sacrifícios e renúncias quando reconhecemos que o fazemos por um valor maior, por um lucro mais significativo que justifique a perda?

Como um tema é escolhido?

A Assistência  de Formação da Comunidade Shalom é responsável pelo conteúdo e pregações que a cada ano aborda com temas diferentes os três aspectos básicos da vocação: oração, apostolado e fraternidade. Fio de Ouro, Radicalidade e Evangelização, Amor Esponsal e Obra Nova já foram temas de algumas Reciclagens.

Timeline dos temas dos últimos dez anos

Música da Reciclagem 2018

Escute uma das músicas do CD “Só Tenho Hoje” que traz composições feitas exclusivamente para a Reciclagem deste ano.

Reciclagens pelo mundo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *