Formação

O uso dos dons do Espírito Santo devem estar fundamentados na caridade

Toda a nossa vivência de apostolado nasce da caridade. Todas as nossas obras apostólicas só terão valor eterno se forem feitas por amor a Deus e na procura da glória divina acima de tudo.

Nós não podemos separar os carismas do amor, não podemos viver uma vida carismática sem trilharmos o “caminho mais excelente de todos” que é a caridade, o exercício concreto do amor como caminho de santificação e vivência do Evangelho.

São Paulo nos manda “aspirar” aos dons espirituais, mas igualmente “empenhar-nos na busca da caridade” (I Cor 14, 1), isto é, colaborar vivencialmente, concretamente, com a ação do Espírito Santo. A caridade é um “dom por excelência”, que dá sentido não só aos outros dons espirituais, mas a toda ação humana, por mais despojada que esta seja. Tudo o que eu fizer ou receber como carismas, “se não fundamentados na caridade, não tem valor” (I Cor 13).

Toda a nossa vivência de apostolado nasce da caridade. Todas as nossas obras apostólicas só terão valor eterno se forem feitas por amor a Deus e na procura da glória divina acima de tudo. Este amor a Deus, inflamado incessantemente pelo Paráclito, leva-nos a com Ele, por Ele e nEle todos os homens, criaturas do seu amor, participando assim das solicitudes e iniciativas divinas pela salvação dos homens.

É esta a vontade do Pai: que nos dediquemos inteiramente à Sua glória e ao serviço do próximo (LG. 40). O exercício e desenvolvimento de uma caridade cada vez mais plena e fervorosa é a alma do apostolado.

Assim nos ensina S. João da Cruz: “uma só obra feita com amor intenso é mais eficaz na Igreja, maior fruto obtém do que muitas outras feitas com menor fervor ou tibiamente” (Cântico Espiritual 28, 3).

A vivência concreta de tudo fazer no amor a Deus e ao próximo não significa que os carismas não são necessários. O que São Paulo quer nos dizer é que os carismas exercidos sem amor não servem de nada. Não basta o amor para edificar a Igreja de Deus, necessita-se também das ferramentas que se usarão com amor. (Los Carismas-Cap I, 9-Pe.Philippe, O.S.B.).

Bibliografia Consultada

  • Bíblia Ave-Maria
  • Estudo Bíblico Enchei-vos
  • Carismas – Coleção Paulo Apóstolo
  • O despertar dos Carismas
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Christisfidelis Laice
  • Como usar los carismas – Benigno Juanes
  • Lumen Gentium

Dons do Espírito Santo: Dom de Línguas

Dons do Espírito Santo: Dom de Ciência

Dons do Espírito Santo: Dom de Profecia

Dons do Espírito Santo: Dom de Sabedoria

Dons do Espírito Santo: Dom de Cura

Dons do Espírito Santo: Dom da Fé

Dons do Espírito Santo: Dom de Milagres

Dons do Espírito Santo: Dom do Discernimento


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *