Notícias

Onde encontrar ajuda para o problema das drogas?

O Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas trava-se hoje dia 26 de junho.

A Assessoria de Promoção Humana da Comunidade Católica Shalom em suas mais diversas missões pelo País, em conjunto com o Projeto Juventude para Jesus, busca através da Campanha Melhor Vida Não Há prevenir quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas, sobretudo os jovens.

A data foi instaurada em 1987 como o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, pela resolução 42/112 da ONU, para implementar a recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada a 26 de junho de 1987, diante dessa necessidade tendo como objetivo principal favorecer uma oportunidade de prevenção e combate.

Neste dia, a ONU divulga o Relatório Mundial de Drogas, com as informações anuais sobre o consumo, a produção e o tráfico de drogas no mundo. Estima-se que morrem cerca de 200.000 pessoas anualmente por causa das drogas ilícitas.

“Quantas vezes encontramos um pobre e, mesmo sendo generosos e sentindo compaixão, não o tocamos. Oferecemos uma moeda, mas evitamos tocar sua mão. Esquecemos que aquele é o corpo de Cristo! Jesus nos ensina a não ter medo de tocar o pobre e o excluído, porque Ele está neles. Tocar o pobre pode nos purificar da hipocrisia e nos preocupar por sua exclusão” (Papa Francisco).

No vídeo a seguir, João Bala, missionário da Comunidade Shalom, comenta a importância da família no combate às drogas.

Projeto Volta Israel

O Projeto Volta Israel atua no combate ao uso de álcool e outras drogas, desde a prevenção, por meio de campanhas de conscientização, até o tratamento e a reinserção social. Esse projeto surgiu em 1988 quando a Comunidade Shalom realizou seu 1º Acampamento Jovem. Descobriu-se que, devido ao uso de drogas, alguns jovens não se integravam aos demais do grupo. A partir de então, em uma das Casas da Comunidade, surgiu um grupo de oração para o melhor acolhimento e tratamento desses jovens, que veio a se tornar, com o tempo, no Projeto Volta Israel. As formas de atuação são: Tratamento ambulatorial; Tratamento em Comunidade Terapêutica; Campanhas; Reinserção social.

Em vários países do mundo realizam-se encontros para discutir a resolução do problema do uso e tráfico de drogas, assim como o tratamento dos danos causados pelas drogas. Por isso, a Campanha Melhor Vida Não Há vem promover diversas ações de prevenção, combate, conscientização como também mostrar que é possível superar e viver sem drogas.

Onde encontrar ajuda?

Casa Santa Maria Madalena
Rua Frei Vicente Salvador, 1428 – Montese – Fortaleza-CE
Fones: 85. 98542.9989 / 85. 3067.7704 / 85.3264.4393


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *