Formação

Os carismas são doados para o bem comum

Os carismas abrem valas profundas na alma dos homens de vida nova no Espírito Santo.

“Tudo e todas as riquezas derramadas tem como finalidade o bem comum”. Assim nos exorta o Catecismo da Igreja Católica, 951s; “Tudo tenham em comum” (At 4, 32). Tudo o que possui o verdadeiro cristão deve considerar como um bem em comum e deve estar disposto a ser diligente para socorrer o necessitado e a miséria do próximo.

O cristão é um administrador dos bens do Senhor (Lc. 16, 1-3). Na comunhão da Igreja, o Espírito Santo “reparte graças especiais entre os fiéis” para a edificação da Igreja. Pois bem, “a cada um é dado a manifestação do Espírito para proveito comum” (I Cor 12, 7) e para ajudar o povo de Deus ao alcançar a santidade.

Os carismas do Espírito Santo, concedidos a todos por ocasião do Batismo e intensificados na Crisma, também são chamados de dons carismáticos ou de dons de serviço. O Espírito Santo nos capacita com estes dons para servirmos à Igreja de Cristo, através dos irmãos. Os carismas são, portanto, dons de poder para o serviço da comunidade cristã.

Os carismas manifestam que Jesus está presente e age através do seu Espírito por meio de nós ( Jo 14, 18-19) e que nos capacita a cumprir o grande mandamento de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15). Os carismas são os sinais que acompanham e confirmam a nossa pregação. São sinais visíveis de poder e do amor de Deus.

Bibliografia Consultada

  • Bíblia Ave-Maria
  • Estudo Bíblico Enchei-vos
  • Carismas – Coleção Paulo Apóstolo
  • O despertar dos Carismas
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Christisfidelis Laice
  • Como usar los carismas – Benigno Juanes
  • Lumen Gentium

Dons Efusos do Espírito Santo

Dons do Espírito Santo: Dom de Línguas

Dons do Espírito Santo: Dom de Ciência

Dons do Espírito Santo: Dom de Profecia

Dons do Espírito Santo: Dom de Sabedoria

Dons do Espírito Santo: Dom de Cura

Dons do Espírito Santo: Dom da Fé

Dons do Espírito Santo: Dom de Milagres

Dons do Espírito Santo: Dom do Discernimento


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *