Notícias

Os primeiros passos do PJJ de Assunção no Paraguai

O Projeto Juventude para Jesus trintou, mas em muitas missões ainda está dando os seus primeiros passos.

O Projeto Juventude para Jesus trintou, mas em muitas missões ainda está dando os seus primeiros passos. É o caso da Secretaria Jovem da Comunidade Católica Shalom em Assunção, no Paraguai. A missão fundada há quase 5 anos teve desde o início uma forte ação dos jovens e para os jovens.

Quando os missionários da Comunidade de Vida chegaram a Assunção, a obra já contava com quase 70 jovens que participavam de grupos de oração. A medida que a missão foi se estruturando, a secretaria apostólica foi focando nessa evangelização dos jovens. Um exemplo disso foi que, em poucos meses da fundação, o Paraguai acolheu o Congresso de Jovens Shalom latino-americano, evento que trouxe muitas marcas na missão e que alcançou jovens argentinos, que depois levaram a Comunidade para lá, fundando a atual missão de Corrientes.

Mas a adesão do nome de Secretaria Jovem aconteceu em abril de 2017 e teve como primeiro evento uma Vigília Jovem. O primeiro coordenador foi Diago Forte, missionário da Comunidade de Aliança. Para ele os desafios iniciais eram exatamente essa separação da secretaria jovem da secretaria apostólica, tendo que pastorear de forma mais direta os jovens e mostrando-os que a secretaria estava para eles.

Hoje a missão conta com 57% de jovens e anualmente são realizados eventos como o Acampamento de Jovens Shalom, Seminários de Vida no Espírito Santo, etc. Uma característica muito marcante nos jovens do Shalom de Assunção é o protagonismo e o desejo pelo serviço. “Fico impressionado como a gente pode contar com todo mundo. Por mais que nem todos tenham experiências ou seja o melhor no que a gente pede pra fazer, mas eles tem um desejo muito forte em servir”, afirma Diago.

Testemunhos de jovens do Shalom de Assunção

Conheci a Comunidade no ano de 2014 e em fevereiro de 2015 participei do Acamp’s, que foi uma experiência totalmente nova para mim. Eu já participava da Igreja, em uma associação de fiéis mais tradicional, e tinha a ideia que ia mais para um retiro do que para um acampamento e quando cheguei foi o contrário. Havia muitos momentos onde todos estávamos juntos e nos divertíamos, foi algo que eu amei! Uma diversão sadia entre meninos e meninas, em um retiro católico… era algo muito novo! E foi isso que em meio as risadas, e conhecer novos amigos e principalmente nos momentos de oração que me levou a uma experiência com Deus, com a sua Igreja viva, jovem, de me sentir feliz de verdade, de desejar viver assim sempre na Sua presença e com os irmãos. Nunca pensei que um acampamento de jovens mudaria totalmente a direção da minha vida, ou que o Acamp’s mudaria minha vida para uma vida cheia de sentido, plena, muito menos que no Acamp’s eu encontraria a minha vocação! Foram os dias mais felizes que eu vivi e foi o começo de um caminho de e para a felicidade.

Giovanna Fracchia, vocacionada

“A verdade é que a secretaria jovem foi o que deu sentido nesse momento a todo o meu desejo de ofertar a minha vida. Ser parte do núcleo me fez tocar na necessidade que o jovem tem de ser seguido, acompanhado, acolhido. O jovem de hoje que está tão ferido por diferentes questões e a graça de ser motor e via do amor de Deus para eles foi realmente uma experiência que adoraria repetir e repetir. Como Juventude Assunção, trabalhávamos sobretudo para acolher os jovens e ser canais para a sua experiência com Deus. Através dos eventos (vigílias, retiros, acampamento), pude sentir a graça na minha vida, fruto do sacrifício e da oferta de Deus”.

Daher Yambay, jovem que integrou o núcleo inicial da Secretaria Jovem

“A Secretaria Jovem foi o primeiro ministério que eu tive e não esperava que fosse esse porque não me sentia próxima aos jovens, e a verdade é que até então não entendia como Shalom era uma vocação para evangelizar os jovens. Não sentia esse amor e nem entendia o sentido. Nas primeiras reuniões me dava conta de como era importante para a Comunidade esse cuidado dos jovens e assim Deus me deu a graça de querer também dar a minha vida por eles, mudou meu olhar para os jovens, para a obra. Por fim entendi isso que Ronaldo Pereira dizia: “dar até a última gota de sangue pelos jovens!”. Minha experiência foi incrível no ministério, fiz amigos que me levam a Deus, que tem a mesma motivação que eu, uma amizade que vale muito!

Desde o início para mim foi crescer e crescer com a secretaria, aprender a dar-me e doar-me, aprender a ser humilde, aprender a amar… A Secretaria é um ministério muito especial para mim. O mais lindo de tudo é ver o fruto: os jovens! Com cada acampamento, cada retiro.

É um ministério muito divertido também. Organizar festas, karaokês, convivências. Tenho incríveis recordações disso. E esse é o meu pequeno testemunho. A secretaria me transformou e cresci muito no tempo que estava aí. Me ensinou a amar os jovens e me presenteou amigos muito especiais.”

Ana Recalde, participante do núcleo inicial da Secretaria Jovem de Assunção

“A missão foi fundada em agosto de 2014, mas quando chegou a Comunidade de Vida para fundar aqui já tinha uma obra de aproximadamente 70 jovens de uma assistência flutuante, tínhamos dois grupos de oração de jovens na fase kerigma, um grupo de iniciantes para jovens e um grupo de casais. Como a missão começou já com tantos jovens e a sede de Deus era enorme e as ansiedade de conhecer o carisma ainda maiores, todas as atividades apostólicas tinham um foco para os jovens, hoje eu até me animo a dizer que tínhamos mais um PJJ do que uma coordenação apostólica.”

Veronica Sanchez, uma das pioneiras da missão de Assunção.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *