Foto: Camila Oka
Shalom

Padre Denys Lima celebra 10 anos de sacerdócio

Fruto do ACAMP’S, o sacerdote missionário da misericórdia partilha aprendizados e experiências de uma década servindo a Igreja. Além disso, ele deixa uma mensagem especial para os jovens.

Depois de concluir os estudos e ser ordenado, o sacerdote está pronto para viver o ministério em termos conceituais. Mas é no dia a dia, no passar do tempo, que o novo padre vai se tornando cada vez mais pai. Foi assim na vida de Padre Denys Lima que, neste ano, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, celebra 10 anos de serviço a Deus, a Igreja e aos homens. Em entrevista ao comshalom, ele partilhou sobre os aprendizados e as experiências vivenciadas durante a década.

Para o missionário, tudo começou no Acampamento de Jovens Shalom (ACAMP’S) de 1995. Foi nesse evento, promovido pela Comunidade Católica Shalom em várias cidades do Brasil e do mundo, que o sacerdote teve sua experiência com Deus. Ele afirma ainda que o ACAMP’S foi um divisor de águas em sua vida, porque, antes de conhecer o Amor de Deus, vivia profundas crises existenciais. Em 1998, entrou na Comunidade de Vida e começou a trilhar um caminho novo. Sentiu o chamado de Deus ao sacerdócio e em 2008 foi ordenado.

Entender mais cada pessoa e ser sensível à fragilidade humana foram alguns dos aprendizados adquiridos ao longo desses anos de sacerdócio. Entre as graças do serviço, a eleição para ser missionário da misericórdia é uma que se destaca, pois a recebeu no dia do seu aniversário. “Deus teve muita piedade de mim na minha fraqueza ao me eleger para ser sacerdote da misericórdia”. Para Padre Denys, é uma oportunidade de participar de forma atuante no pontificado de Papa Francisco. “Eu realmente me sinto um enviado dele”, testemunha.

Devoção à Nossa Senhora

O sacerdote estudou no Colégio São Tomás de Aquino, próximo à Igreja de Fátima, em Fortaleza (CE). Certa vez, depois da aula, ele entrou no Santuário com os coleguinhas e disse-lhes: “Aqui é a casa de Nossa Senhora”. Esse foi um dos marcos na sua devoção à Mãe de Deus. Para o consagrado, ter sido ordenado no dia de Nossa Senhora de Guadalupe tem muito a ver com a dimensão apostólica de seu ministério. Além disso, é um feliz convite a viver a humildade como Maria.

Formação de novos sacerdotes

Padre Denys conta que sempre gostou de servir nas atividades apostólicas mais extremas da Comunidade. Quando recebeu o chamado para ser responsável pela formação dos novos sacerdotes da Comunidade Shalom, deixou-se conquistar por Deus. E em oração, o Senhor revelou que o tirava de uma horta, lugar onde é fácil colher frutos, e o colocava em uma plantação de árvores, lugar onde os frutos são mais demorados.

“Hoje eu amo muito servir na formação, porque amo muito a Comunidade. Sei que servir na formação é dar para a Comunidade colunas sólidas que sustam esses edifícios. E cuidar da formação dos sacerdotes é cuidar do futuro da Igreja, é dar estabilidade, é dar lideranças sólidas para a Igreja”.

Mensagem para os jovens


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu desejo em meu coração apaixonar-me por Jesus, e assim dar a vida por Ele e pelos que mais precisam. Sua vida é um testemunho padre, no meu Acamps em Brasília o senhor foi o rosto da misericórdia do pai.
    Reze por minha vocação