Igreja

Papa no Angelus: “Igreja, barco que enfrenta tempestades com a fé”

Angelus_03_t2Como habitualmente, o Papa Francisco rezou a oração mariana de seu balcão na Praça São Pedro e comentou o Evangelho deste domingo, 10 de agosto.

No episódio da tempestade no lago, narrado por São Mateus, Jesus vai ao encontro dos apóstolos, lhes diz para não terem medo e salva do perigo Pedro, que está para sucumbir por falta de fé. “Este relato, disse o Pontífice, é um belo ícone, uma bela imagem da fé do apóstolo Pedro”.

Pedro começa a afundar quando desvia o seu olhar de Jesus, deixando-se arrastar pelas adversidades que o circundam.

“No personagem de Pedro, com os seus ímpetos e suas fraquezas, está descrita a nossa fé: sempre frágil e pobre, inquieta e, contudo vitoriosa, a fé do cristão caminha ao encontro do Senhor ressuscitado , em meio às tempestades e aos perigos do mundo”.

Concluindo o comentário evangélico, o Papa sublinhou a importância da cena final, “quando Jesus sobe para o barco onde se encontram os discípulos, irmandados pela experiência da fraqueza, da dúvida, do medo, da “pouca fé”, tudo muda: o vento acalma, a tempestade desaparece. E então todos se sentem unidos, na fé Nele. E adoram Jesus…”.

“Esta – disse Francisco – é uma imagem eficaz da Igreja: um barco que tem que enfrentar as tempestades e que por vezes parece estar sendo arrastado pelas ondas. Aquilo que a salva não são as qualidades e a coragem de seus homens, mas sim a fé que permite caminhar mesmo em meio a dificuldades. A fé nos dá a certeza da presença de Jesus ao nosso lado, de sua mão que segura a nossa para salvar-nos dos perigos”.

O Pontífice concedeu a todos a sua bênção apostólica, e se referiu à sua 3ª viagem internacional, que tem início dia 13, quarta-feira. O Papa retornará da Coréia no dia 18, segunda-feira. Como sempre, pediu orações e a todos desejou bom domingo e… um bom almoço!

 

Fonte: news.va


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *