Igreja

Papa na Suécia para os 500 anos da Reforma e Missa com os católicos

D1 - DomingoRealizar-se-á em 31 de outubro próximo, em Lund e Malmö, na Suécia, a comemoração ecumênica conjunta luterano-católica pelos 500 anos da Reforma, segundo um comunicado da Federação Luterana Mundial e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O Papa Francisco participará dos eventos nas duas cidades suecas. “O programa completo da viagem do pontífice à Suécia será publicado sucessivamente e incluirá uma celebração eucarística com a comunidade católica na manhã de 1 de novembro”, disse o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

A cerimônia ecumênica dos 500 anos da Reforma, em 31 de outubro, se realizará em dois momentos: terá início com a liturgia na Catedral de Lund e prosseguirá com um evento no Estádio de Malmö, aberto ao público.

O encontro conjunto pretende evidenciar os 50 anos do diálogo ecumênico contínuo entre católicos e luteranos e os dons provenientes dessa colaboração. A comemoração luterano-católica dos 500 anos da Reforma concentra-se nos temas da ação de graças, do arrependimento e do compromisso no testemunho comum. O objetivo é expressar os dons da Reforma, e pedir perdão pela divisão perpetuada pelos cristãos das duas tradições.

A Catedral de Lund será o local onde se realizará a cerimônia de oração comum, baseada no guia litúrgico católico-luterano de publicação recente intitulado “Oração comum” que se baseia no documento “Do conflito à comunhão”.

O Estádio de Malmö será o cenário onde se realizarão as atividades dedicadas ao compromisso do testemunho e do serviço comum de católicos e luteranos no mundo. Serão apresentados os aspectos mais importantes do trabalho comum entre o Serviço Mundial da Federação Luterana Mundial e da Caritas Internacional, como o cuidar dos refugiados, o serviço da paz e a defesa da justiça climática. O Estádio de Malmö pode hospedar até 10 mil pessoas.

O Papa Francisco, o Presidente da Federação Luterana Mundial, Dr. Munib A. Younan, e o secretário-geral desse organismo, Dr. Martin Junge, guiarão a cerimônia de oração comum, em Lund, e o evento no Estádio de Malmö, junto com os responsáveis da Igreja Evangélica Luterana da Suécia e da Diocese católica de Estocolmo.

“Quando as comunidades tomam o caminho que distancia dos conflitos, brota a força. Em Cristo, somos incentivados a servir juntos no mundo. A cerimônia conjunta é um testemunho do amor e da esperança que todos nós temos por mérito da graça de Deus”, declararam o Presidente e o Secretário-Geral da Federação Luterana Mundial, respectivamente Younan e Junge.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, disse: “Concentrando juntos na centralidade do problema de Deus e na abordagem cristocêntrica, luteranos e católicos poderão comemorar ecumenicamente a Reforma, não de uma maneira meramente pragmática, mas no sentido profundo da fé em Cristo crucificado e ressuscitado.”

“Estamos à espera deste evento que contará com a participação de 10 mil pessoas. A ideia principal do encontro no Estádio de Malmö é descrever ulteriormente o processo que vai desde o conflito à comunhão, concentrando-se na esperança para o futuro e no serviço comum no mundo”, afirmou a Arcebispa de Uppsala, Antje Jackélen, da Igreja Evangélica Luterana da Suécia.

O Bispo católico da Diocese de Estocolmo, Dom Anders Arborelius, disse: “Será escrita uma página da história quando o Papa Francisco e os líderes da Federação Luterana Mundial visitarem Lund e Malmö para encorajar todos nós a prosseguir no caminho rumo à unidade dos cristãos.” (BS/MJ)

 

Fonte: news.va


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *