Igreja

Papa pede a padres que compartilhem experiência do Batismo no Espírito Santo

papa retiro padresO Papa Francisco pediu aos padres reunidos no Terceiro Retiro Mundial para Sacerdotes promovido pela Renovação Carismática, em Roma, que compartilhem a experiência do Batismo no Espírito Santo através de seminários de Vida no Espírito Santo.

Papa Francisco fala a padres da RCC

“Peço a todos e a cada um que, como parte desta corrente de graça da Renovação Carismática, organizem Seminários de Vida no Espírito Santo em suas paróquias, seminários, escolas a fim de compartilhar o Batismo no Espírito”, disse Francisco que foi aplaudido ao fazer o pedido inesperado para os presentes na Basílica de São João de Latrão. O pontífice pediu também catequeses que “através do Espírito Santo produzissem experiência pessoal com Jesus que transforma nossas vidas”.

Organizado pelo International Catholic Charismatic Renewal Services – ICCRS que tem à frente Michelle Moran, o Retiro para Sacerdotes foi uma verdadeira renovação na vida dos padres presentes e um marco deixado na história do movimento que surgiu no final da década de 60 nos Estados Unidos.

Trecho em que o Papa pede ao padres que organizem Seminários de Vida no Espírito Santo nas paróquias:

Palestra completa do santo padre

Francisco e os Carismáticos

Ao voltar do Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o Papa respondera a uma questão sobre a RCC levantada por um jornalista. Na ocasião, disse o Papa: “eu vou dizer uma coisa: nos anos 1970, início dos 1980, eu não podia nem vê-los [os carismáticos]. Uma vez, falando sobre eles, disse a seguinte frase: eles confundem uma celebração musical com uma escola de samba. Eu me arrependi. Vi que os movimentos bem assessorados trilharam um bom caminho. Agora, vejo que esse movimento faz muito bem à Igreja em geral. Em Buenos Aires, eu fazia uma missa com eles uma vez por ano, na catedral. Vi o bem que eles faziam. Neste momento da Igreja, creio que os movimentos são necessários. Esses movimentos são uma graça para a Igreja. A Renovação Carismática não serve apenas para evitar que alguns sigam os pentecostais. Eles são importantes para a própria Igreja, a Igreja que se renova.

Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES)

Seminário de Vida no Espírito Santo é uma sequência de pregações e orações cujo centro é o querigma (primeiro anúncio). O objetivo é proporcionar ao participantes uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Os encontros podem ser semanais, acontecerem dentro de retiros de finais de semana ou  ainda “relâmpagos” quando acontecem dentro de encontros pontuais.

Os Papas e a Renovação  Carismática

O documentário “A Renovação Carismática e os Papas”  registra o momento em que um grupo desta espiritualidade se encontra com o então Papa João Paulo II nos Jardins do Vaticano. O Papa os acolhe, eles cantam, se confraternizam,   rezam  e oram em línguas. João Paulo II acompanha o ato em clima de oração, de olhos fechados. O documentário ainda traz imagens do encontro histórico entre o Papa Paulo VI e membros do movimento na Basílica de São Pedro.

Veja vídeo  a partir dos 3’20″

Fonte: Ancoradouro


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sou casado, tenho 52 anos de idade, nasci, cresci e moro atualmente no mesmo lugar, em Cachoeira Paulista. Conheci a RCC em 1976, com menos de 14 anos de idade. Aqui na minha região, o líder espiritual deste movimento era (e ainda é, até hoje) o Pe. Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova. Participei de tudo o que aconteceu nos primórdios (décadas de 70 e 80): grupos de oração, encontros de jovens (Maranatha), Experiências de Oração e Seminários de Vida no Espírito (inclusive coordenei alguns destes encontros). A RCC deu vida às paróquias, incendiou a liturgia, motivou os grupos de jovens, espalhou a prática dos grupos de oração que aconteciam nas casas das famílias, nas capelas, nos salões paroquiais. Os encontros de fins de semana, de jovens, de adultos, os seminários, os aprofundamentos, os louvores, os retiros de carnaval (Rebanhão, por exemplo) deram vida à Igreja, que parecia morna e mórbida antes disso, cumpridora de preceitos e rituais frios, vazios, pouco chamativos e sem frutos. Os católicos passaram a ler diariamente a Bíblia e a rezar com ela (leitura orante), coisa que antes não faziam.
    É claro que a RCC não é a única forma de se fazer e viver a Igreja, mas aqui na nossa região, a Diocese de Lorena, foi sem dúvida um marco, um acontecimento importante dentro da Igreja, que ajudou e ainda ajuda, até hoje, a não deixar esfriar o vigor da Igreja, na Liturgia, na Catequese e na vida das comunidades em geral. Os primórdios da RCC, quando havia muita gente simples e todo mundo misturado, sem muitas vaidades, era de fato uma manifestação do Espírito, a mão de Deus agindo na Igreja. Não podemos perder o foco nas origens, no nascimento, nas bases a partir de onde tudo cresceu e floresceu.

  2. Fiz três Seminários em grupos Carismático Pio X de Campina Grande, fiz dois na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes cheguei me preparar, mas aconteceu um problema na Família na época desisti, mas sinceramente eu acho importantíssimo, já tinha a prática da oração em línguas, não me identifiquei e o meu Coordenador que estava administrando o seminário na época me identificou e perguntou porque me negava que não sabia orar em línguas? No momento fiquei sem palavras?. Mas gosto e acho importante Seminário de Vida no Espirito Santo puder ajudar alguém é um dons dado por Deus. Agora foi grande surpresa ser aprovada pelo Santo Papa. Gostei!

  3. Louvado seja Deus p exortação do Papa Francisco.Seminário de vida no Espirito é preciso.Conheço a RCC desde 1985, garanto q minha vida transformou.Experiência própria: Quantas lágrimas de sangue derramei p fundar um Grupo de Oração na minha comunidade, tudo p não aceitar a Renovação.Hoje posso dizer que resistir, fundei e vejo os frutos sendo colhidos.Semente plantada em 2002.Meu coração explodiu de alegria ao ver essa mensagem do Papa Francisco.O Espirito sopra onde quer, como quer e aonde quer….Ou glória!!!