Igreja

Papa preside às vesperas da festa da Conversão de São Paulo

Por ocasião da festa da Conversão de São Paulo, que a liturgia celebra neste sábado, o Papa Francisco preside às vésperas na Basílica de São Paulo fora dos Muros, no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (no Brasil, esta Semana é celebrada entre a Ascensão e Pentecostes).

O tema da edição deste ano é “Estaria Cristo dividido?”, extraído da Carta de São Paulo aos Coríntios, sobre o qual o Abade da Basílica romana de São Paulo fora dos Muros, Dom Edmund Power, falou à Rádio Vaticano:

Esta Carta é muito bonita e nela parece que se encontra também o pensamento de Paulo sobre a unidade. No primeiro capítulo, ele trata das divisões na comunidade de Corinto, dizendo que existe um só Cristo, que não pode ser dividido. Paulo, de fato, foi o primeiro teólogo cristão, escolhido por Cristo para anunciar a fé cristã. Logo, é muito significativo o fato de que a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos se realize exatamente no dia da festa da sua conversão.

Concelebram com o Santo Padre os Cardeais James Harvey e Francesco Monterisi. Tomam parte da celebração ecumênica o Arcebispo-metropolita ortodoxo da Itália e Malta, Gennadios Zervos, Exarca para a Europa Meridional do Patriarcado Ecumênico; o representante do Arcebispo de Cantuária junto à Santa Sé e diretor do Centro Anglicano de Roma, David Moxon; e representantes de outras Igrejas e Comunidades Eclesiais.

Ao término da celebração das vésperas, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, dirigirá sua saudação ao Papa.

A Rádio Vaticano transmite esta cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 17h30 (14h30 no horário de Brasília).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *