Shalom

Páscoa: renovação da fé e esperança em Cristo

Cristo Ressuscitou, Aleluia! Sim! Verdadeiramente Ressuscitou, Aleluia!

É este o brado que todos os participantes do Retiro de Semana Santa na missão de Juazeiro do Norte-CE proclamaram no dia de ontem, celebrando Domingo de Páscoa. Alegria estampada no rosto de jovens, crianças, famílias, idosos. Flores ao redor da Cruz, árvores verdes espalhadas pelo palco central, o ícone do Ressuscitado marca o ambiente do evento.

Uma explosão de felicidade, pois Cristo libertou seu povo das trevas, deu-lhes vida nova, constituiu uma Nova Era. É Páscoa! Aquilo que era velho, o ódio, tristeza, desesperança ficou para traz, o homem pode dizer as suas mortes que seu Deus venceu, venceu a Cruz. O Louvor preenche então os lábios dos povos. “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Salmo 117 (118)”.

O mundo perderá a Paz com a entrada do mal, com a fenda que o homem fez em seu próprio coração por causa da maldade da serpente e hoje, pelo lado aberto de Jesus o homem pode reencontrar-se consigo mesmo e com Deus. Tudo que Deus criou e pelo homem foi manchado é recriado.

A liturgia toda apontando para esse mistério da Ressurreição do Senhor.  O apóstolo Pedro diz que o povo é testemunha de tudo que Jesus fez. Ele foi morto na Cruz, mas Deus O ressuscitou ao terceiro dia, manifestando-O a alguns que Ele escolheu. Todos os profetas desde o Antigo Testamento dão testemunho dele e todo aquele que crê nele recebe o perdão dos pecados. Jesus declara aquele que o ama e o segue não é mais escravo do pecado. “Se Cristo te libertou, tu estas livre, tu és nova criatura e este é o dia que Jesus fez para ti”, proclamou com firmeza Padre Almeida Neto, que pregou todos os dias do Retiro de Semana Santa.

Tendo passado pela morte Jesus se manifesta e, assim, recebendo como dom a Sua presença, a Igreja é testemunha dessa verdade: Cristo Ressuscitou! Deus Verdadeiro mesmo quando na escuridão da fé, pensa-se que Ele não é a verdade. Forte quando há fraqueza. Maravilhoso em meio às dificuldades e às angustias querem tomar conta do coração do homem, Deus continua maravilhoso. E vem glorioso e triunfante!

Por este mistério de Amor renova-se a esperança na Misericórdia de Deus para que com um olhar novo, a partir do olhar de Cristo os homens mesmo em meio a um quadro tão triste do mundo de um povo dizimado, reduzido as cinzas, manter a esperança que Deus vai intervir.

A Santa Missa e a Bênção do Santíssimo Sacramento com o público pedindo a renovação da fé na Ressurreição de Cristo marcaram o final do Retiro de Semana Santa. Um povo cheio da graça de Deus derramada durante todo o Tríduo Pascal caminha agora rumo as Oitavas da Páscoa, tomando posse da força da Vida Nova. Força da Misericórdia de Deus que venceu a morte e que diz: “Coragem. Eu venci o mundo!”.

 

Texto por Biatriz Cardoso


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *