Notícias

Pentecostes: O novo envio através do Espírito.

O Pentecostes é uma das datas mais importantes do calendário litúrgico cristão. O termo se originou do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”, em referência aos 50 dias que se sucedem depois da Páscoa.

A solenidade de Pentecostes tem como fundamento a passagem bíblica descrita no Ato dos Apóstolos 2, 1-6, quando é narrado o momento em que os Apóstolos de Cristo receberam os dons do Espírito Santo logo após a subida de Jesus aos Céus. Eis o que a Palavra diz:

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua.”

A Igreja nasceu no Espírito. Ela é movida, sustentada e guiada por Ele. E nós, sendo Igreja, não podemos e não conseguiremos viver sem o sopro do Espírito Santo de Deus.  No Pentecostes acontece a plenificação da Páscoa com a efusão do Espírito Santo, que é manifestado como Pessoa Divina: ai começa a vida da Igreja, Corpo Místico de Cristo, que no poder do Espírito vai levar a salvação a todos os homens.  É revelada, ainda, plenamente, a Santíssima Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo – um só Deus, que é Amor, em três pessoas.  Jesus já tinha revelado o Pai, e se revelado; agora, do Pai e do Filho procede o Espírito. A partir desse dia, o Reino anunciado por Cristo está aberto aos que creem nEle.

No dia de Pentecostes a Igreja é manifestada ao mundo através da difusão do Evangelho. Então, somos chamados à missão primeira de evangelizar, para que todos sejam atingidos pelo poder do Espírito Santo. Somos convidados a invocar a Sua presença para professarmos ao mundo o seu poder e propagar a Palavra de Deus.

O Santo Padre, o Papa Francisco, diz que “a festa de Pentecostes é o aniversário da Igreja, que nos presenteia com a esperança. Pede, assim, que estejamos em oração, juntamente com Maria, nossa Mãe Santíssima, a fim de nos encorajar a semear o amor de Deus à todos.”

Portanto, nesse dia a Igreja Católica se mostra para o mundo, nos chamando a reviver esse momento, clamando a vinda do Espírito Santo para que possamos renovar a esperança e o amor que vive dentro de nós, assumindo um maior compromisso com a nossa fé.

Como comunidade desejamos renovar nossa experiência através do Espírito de amor e por isso, estaremos vivendo o Tríduo de Pentecostes dos dias 15 a 17 de maio. Três dias voltados ao Espírito Santo, que acontecerá nos nossos Centros de Evangelização de São Brás e Cidade Nova, além das irradiações do Castanheira e Icoaraci, a partir das 19:30h. Você é nosso convidado especial!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguir