Shalom

Pesquisa aponta maioria de católicos entre cearenses e revela principal santo de devoção no Estado

O Instituto Opnus esteve à frente do estudo que entrevistou 2.100 pessoas em todo o território estadual no início deste ano.

No Ceará, a maior parte da população é católica, de acordo com pesquisa realizada sobre religiosidade no estado nordestino. O Instituto Opnus esteve à frente do estudo que entrevistou 2.100 pessoas em todo o território estadual no início deste ano. A pesquisa revelou ainda qual o santo de maior devoção do povo cearense.

Conforme a pesquisa, 66% dos entrevistados disseram professar a fé católica, 26% declararam-se de outras religiões, 6% afirmaram ser ateus e 2% não souberam responder.  Apesar do número expressivo de fiéis do catolicismo, outro digito chama atenção: apenas 42% disseram frequentar semanalmente a Igreja. Há pesquisadores que explicam esse fenômeno a partir da tradição religiosa das famílias cearenses.

Contudo, a quantidade de pessoas que peregrinam todos os anos de Fortaleza a Canindé no mês de outubro é algo que impressiona bastante. 70% dos ouvidos pela pesquisa no município cearense afirmaram ser católicos. É comum os romeiros fazerem o percurso de 117 km da capital até a cidade canindeense a pé. Tudo isso para agradecer e pedir a intercessão de São Francisco de Assis (também conhecido como São Francisco das Chagas), santo de maior devoção no Ceará.

Além da população local, aproximadamente 1 milhão de devotos veem de outras regiões do Estado durante as festas do santo italiano em Canindé, celebrado em 4 de outubro. Os cearenses também são muito devotos de Nossa Senhora, São José, Santo Expedito, Santo Antônio, São Jorge, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia e São Sebastião. O testemunho de adesão à vontade de Deus desses homens e mulheres tocam o coração de fieis ainda hoje.

Testemunho

Ainda hoje, é visível perceber na testa de minha mãe, uma marca profunda de uma cicatriz causada por uma estripulia de criança. Aos dois anos de idade, ela levou um coice de um jumento. Isso mesmo um coice! Entre a vida e a morte, em uma redondeza distante da capital, sem hospital por perto ou condução rápida, a promessa para São Francisco, na hora, pareceu o remédio e a solução mais viável, mediante tanto desespero… 

Leia essa história na íntegra

Basílica de São Francisco em Canindé – CE

Basílica de São Francisco em Assis – Itália


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *