María Isabel Sandoval - Vocacional Abierto
Shalom

Por que reter, se posso dar tudo?

Quando vivemos um caminho de discernimento vocacional, aos poucos, vamos percebendo que a via de intimidade com Deus não é como uma escada, não é uma escalada, ao contrário, se parece mais com uma ladeira que nos leva a uma descida inevitável.

A voz de Deus é irresistível. No entanto, como se sabe, exige uma escuta atenta. Sim, é no silêncio que a gente escuta. Para ouvir, é preciso parar. Colocar um pé no freio. Silenciar as agitações. Lançar-se no mistério, sem medo, pois o chamado de Deus vem sempre acompanhado de muita delicadeza e ternura. Se lhe lançamos uma pergunta, podemos estar certos: a resposta vai chegar! O desafio real vem no passo seguinte: Qual a nossa disposição para realizar aquilo que Deus decidir nos propor? Nossa vida de oração consiste em uma lista de pedidos ou realmente estamos dispostos a escutar o que Ele mesmo nos pede?

Quando vivemos um caminho de discernimento vocacional, aos poucos, vamos percebendo que a via de intimidade com Deus não é como uma escada, não é uma escalada, ao contrário, se parece mais com uma ladeira que nos leva a uma descida inevitável. O “sair de si mesmo” exige descer. Descer do palco. Descer das absolutas certezas. Descer dos nossos esquemas. Exige abaixar-se até começar a vislumbrar alguns raios de humildade. Perder tanto, até que se comece a perder a humanidade difícil.

É provável que você concorde: É preciso coragem! É preciso coragem para perguntar a Deus: o que queres de mim, Senhor? Como posso lhe ser um pouco útil? O que queres que eu te faça? Ou, ainda melhor: Quem queres que eu seja? Eis-me aqui, para fazer a Tua vontade.

Haja ousadia para fazer tais perguntas, para aguentar a resposta e mais: para fazer justamente aquilo que Deus quiser. Quem, nesse mundo, está disposto a perder? Quem, nesses tempos, quer viver as renúncias necessárias para ser transformado? Somente aqueles que se permitiram escutar. Aqueles que, atentos, ouviram a Boa Nova.

Nossa resposta nasce de um coração grato. Não somos corajosos porque decidimos ser. Nós não somos.  Antes, é o Espírito Santo mesmo quem primeiro nos atrai e, ao nos permitirmos ser amados, Ele tudo realiza. E a partir do momento em que temos essa experiência profunda com o Ressuscitado que passou pela Cruz, é natural que queiramos que outras pessoas experimentem disso também. É natural que, ao recebermos tanto e tanto amor, desejemos retribuir. E como tudo nos parece pouco, de repente ali estamos: dispostos a dar tudo, até dar-nos de nós mesmos.

Entramos num caminho vocacional, ingressamos como postulantes em uma comunidade, porque queremos corresponder ao Perfeito Amor, àquele que deseja nos ensinar a amar toda a humanidade da maneira como Ele ama – com um amor desinteressado, com um amor divino.

Reconhecendo não sermos dignos de tal mistério, somos agraciados pela Misericórdia Divina, que nos dá os meios necessários para que consigamos viver a vocação à qual Ele mesmo chamou. Em vista de um povo.

E não seria esse justamente o sentido das nossas vidas? Um verdadeiro caminho de felicidade? Vale dizer que em uma de suas homilias, o Papa Francisco afirmou que: “a vida tem valor somente na doação aos outros”. E o quão repleta de valor é a vida de um vocacionado! Um encontro com a felicidade plena, no esquecer-se de si, e na coragem de dar-se!

Sejamos ousados!!

Conheça o nosso Vocacional Aberto

Se você deseja trilhar um caminho de discernimento vocacional na Comunidade Católica Shalom, aqui em São Paulo, participe do nosso Vocacional Aberto, no dia 17 de fevereiro. Durante um ano, além dos encontros mensais e formações, cada vocacionado é assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional (diretor espiritual) para, na escuta da vontade do Senhor, discernir sobre o chamado à vocação Shalom ou a uma outra vocação na Igreja, sobre o tempo de amadurecimento necessário para dar o passo concreto em direção ao ingresso no postulantado da Comunidade de Vida ou de Comunidade de Aliança.

INFORMAÇÕES:
Data: 17 de fevereiro
Onde: Paróquia Santa Rosa de Lima
Horário: 8h30
Endereço: Rua Apiacás, 250. Vila Pompéia.
Inscrições: goo.gl/6CcBtX

Confira datas do Vocacional Aberto 2019


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *