Formação

Preservativo não é 100% seguro

FDA (Food and Drug Administration): órgão do governo americano que regula medicamentos

BRASÍLIA, 14 de novembro de 2003 (ZENIT.org).- O Departamento de Saúde e Serviços Humanos do Centro para Dispositivos e Saúde Radiológica, (Center for Devices and Radiological Health) pertencente ao FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo americano que regula medicamentos, publicou um folheto informativo intitulado «Condoms and Sexually Trasmitted Diseases … especially AIDS», que traz orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com o folheto, «a maneira mais segura de evitar estas doenças é não praticar o sexo (abstinência). Outra maneira é limitar o sexo a somente um parceiro que também se compromete a fazer o mesmo (monogamia). As camisinhas não são 100% seguras, mas se usadas devidamente, irão reduzir o risco de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS».

Formatado em perguntas e respostas, o informativo apresenta ainda a seguinte consideração: «A camisinha garante que eu não vou contrair doenças sexualmente transmissíveis? Não. Não existe nenhuma garantia absoluta mesmo se você usar a camisinha. Mas a maioria dos especialistas acredita que o risco de se contrair AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis pode ser muito reduzido se a camisinha for usada devidamente. Em outras palavras, o sexo com a camisinha não é totalmente “seguro”, mas é “menos arriscado”».

Em entrevista publicada em Zenit na última semana (Cf. Zenit, 6 de novembro de 2003), o cardeal Alfonso López Trujillo, presidente do Conselho Pontifício para a Família, afirmou: «ninguém pode falar realmente de “sexo seguro”, levando as pessoas a acreditar que o uso de preservativos é a fórmula para evitar o risco de contaminação do HIV, e desta forma vencer a pandemia da AIDS».

«Tampouco se pode levar as pessoas a acreditar que os preservativos proporcionam uma segurança absoluta. Não se diz que há uma porcentagem grave de risco de contrair não somente a AIDS, mas também diferentes enfermidades transmitidas sexualmente, e que a porcentagem de fracasso é bastante alta», afirmou o cardeal.

O informativo do órgão do governo americano pode ser encontrado no endereço: http://www.fda.gov/cdrh/consumer/condom-brochure.pdf (documento em inglês)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *