Shalom

Primeiro dia do Retiro de Semana Santa reflete o caminho da humildade de Jesus

No evento, os participantes refletiram o Evangelho de São João, observando grandes lições que Jesus confia aos seus discípulos nos momentos finais que antecedem sua Paixão.

Nesta Quinta-feira Santa (19), iniciando o Tríduo Pascal, a missão Shalom de Juazeiro do Norte realizou o primeiro dia do Retiro de Semana Santa, com a participação de jovens, adultos, famílias e crianças. Pregação e um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento foram os pontos altos da programação do Retiro que seguirá até próximo dia 21, domingo.

O evento foi aberto com um forte clamor ao Espírito Santo. Logo após, o Padre Almeida Neto, da Comunidade de Vida (Fortaleza-CE), pregador oficial do retiro, iniciou a sua pregação, partilhando sobre o seu caminho vocacional. Segundo o sacerdote, o desejo em amar a Deus o motivou a realizar grandes mudanças, na sua maneira de ver o mundo e de viver. Padre Almeida, que neste mês de abril celebra 25 anos de pertença à Comunidade Shalom, testemunhou que permanecer em Jesus foi o que lhe permitiu dar frutos ao longo deste tempo como missionário e sacerdote.

Liturgia

Nesta Quinta-feira Santa, a Igreja vive, em todo o mundo, a Instituição da Eucaristia e a Cerimônia do Lava Pés. Os participantes do Retiro de Semana Santa fizeram memória da Última Ceia realizada por Jesus com seus discípulos, antes de adentrar na Sua Paixão salvadora.  Para os judeus, a Ceia era sagrada, divina e Jesus quis fazer isso com os seus discípulos para mostrar que Ele veio constituir uma família pelos laços do Espírito Santo. De acordo com o padre Almeida, o Lava Pés, no ambiente da Ceia, é o sinal pelo qual Jesus ensina a via do Evangelho. “Jesus nos fala: Olha a vida é essa, a essência da minha palavra é essa. É a humildade, é a pequenez, é o serviço”, comentou o sacerdote.

No evento, os participantes refletiram o Evangelho de São João, observando grandes lições que Jesus confia aos seus discípulos nos momentos finais que antecedem sua Paixão. Para padre Almeida, Jesus tem um plano de amor para cada um de seus seguidores. “Você não é só servo, você é amigo de Deus. Deus se fez amigo mesmo sabendo que somos pecadores”, destacou o padre, finalizando a pregação com a passagem que é tema central do retiro: “No mundo vocês terão aflições, mas coragem eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Experiência

A jovem Emanuela Pereira, participante da Obra Shalom, destacou que ficou gravado em seu coração o momento que Jesus, no ambiente da Sua Paixão, diz que não há maior amor do que dá a vida pelo amigo. A jovem, que participará do Retiro até o domingo, afirma que sente grande expectativa pela Via Sacra (encenação da Paixão e Morte de Jesus), a qual será celebrada amanhã, Sexta-feira Santa (19). “Espero que celebrar a Via Sacra neste retiro me abra a um desejo pela vida de oração”, pontuou.

O primeiro dia do Retiro de Semana Santa foi finalizou com um momento de Adoração, a última vivida antes do Mistério Pascal. Na ocasião, os participantes fizeram reflexão do movimento de amor e humildade vivido por Jesus.

 

Texto por Biatriz Cardoso 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *