Foto: Unsplash
Shalom

Quaresma: tempo de conversão

O mundo e os nossos afazeres podem nos roubar facilmente da nossa consciência e vivência de cristãos, da prática do Evangelho e da busca por sermos realmente sinal do Reino no meio dos homens, então os tempos litúrgicos e celebrações diárias nos chamam a ter consciência do quem nós somos e de como devemos viver.

A Quaresma é um período que a Igreja se dedica mais intensamente à escuta da Palavra, à oração e à prática de penitências, com o objetivo de favorecer uma conversão mais profunda dos corações, e prepará-los solenemente para a Páscoa do Senhor. Esse tempo começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa.

Na contagem se vê que a Quaresma tem mais de quarenta dias, isso acontece porque no costume dos cristãos antigos não se jejuava ou fazia penitência aos domingos, então acrescentou-se dias entre a Quarta de Cinzas e a Quinta-feira Santa, para que se excetuasse os domingos.

Esse número, quarenta, é muito simbólico e faz o homem refletir justamente sobre a sua caminhada, sua passagem pelo mundo. Quarenta anos o povo caminhou pelo deserto até chegar à Terra Prometida, quarenta dias Jesus fez sua preparação no deserto antes de começar seu ministério público, quarenta dias Moisés passou no monte Sinai, onde recebeu as leis de Deus.

É muito importante esse tempo para que de fato a Igreja toda se ponha em caminhada, como num grande retiro, se preparando para a Páscoa. O mundo e os nossos afazeres podem nos roubar facilmente da nossa consciência e vivência de cristãos, da prática do Evangelho e da busca por sermos realmente sinal do Reino no meio dos homens, então os tempos litúrgicos e celebrações diárias nos chamam a ter consciência do quem nós somos e de como devemos viver.

Práticas da Quaresma

Desde o inicio a Quaresma é marcada por três atitudes dos cristãos, são elas o jejum, a esmola e a oração. Essas práticas colocam os cristãos na postura de penitência, que não é simplesmente uma forma de sanar o mal que o pecado causou, mas é uma tomada de atitude, um sair de si e seguir no caminho que Deus indica, a penitência é uma atitude de conversão.

Durante a Quaresma somos chamados também a viver o Sacramento da Confissão, que nos coloca novamente no Corpo de Cristo, do qual nos afastamos quando pecamos.

Para quem vai buscar a confissão o primeiro passo é ver o catecismo, aprofundar-se no conhecimento do que é o pecado e no que professa a fé católica, pois é nesse aprofundamento que vamos sendo levados a um confronto mais concreto com o Evangelho, com aquilo que o Senhor nos propõe e com os mandamentos da lei de Deus, que condensa toda a vontade Dele para nós.  

O segundo passo é fazer um exame de vida, se perguntando: “Onde eu não estou colaborando com a ação de Deus na minha vida?”, “Onde é que eu não estou deixando Deus ter o lugar de primazia Dele na minha vida?”, “Onde estou deixando de cumprir os mandamentos, não porque eles são uma obrigação, mas porque eles são uma forma de eu expressar quem de fato eu sou, filho de Deus?”. Revendo assim as atitudes que se tem diante de varias situações.

Após essa tomada de consciência profunda do ser cristão, conhecendo mais sobre o pecado e desejando libertar-se dele, é necessário procurar um sacerdote para receber o Sacramento da Confissão, tendo como propósito não mais se afastar do Corpo de Cristo.

Que possamos viver da melhor forma esse tempo tão favorável à conversão, para que ao final desses quarenta dias, estejamos bem preparados para celebrar a Páscoa.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *