Notícias

Representante do Shalom participa do XI Fórum Internacional da Juventude

Os participantes, além de aprofundar a Exortação Apostólica Cristo Vive, tiveram a oportunidade de encontrar o Papa Francisco que, na ocasião, afirmou: “O Vaticano escutou o barulho da juventude”.

Representando a Comunidade Católica Shalom, a missionária da Comunidade de Vida Bárbara Tavares participou do XI Fórum Internacional da Juventude no Vaticano, realizado de 19 a 22 de junho. Mais de 100 jovens de diferentes nacionalidades estiveram no encontro marcado pela beleza da unidade. Os participantes, além de aprofundar a Exortação Apostólica Cristo Vive, tiveram a oportunidade de encontrar o Papa Francisco que, na ocasião, afirmou: “O Vaticano escutou o barulho da juventude”.

Para Bárbara, foi encantador ver a unidade dos participantes mesmo em meio às diferenças linguísticas e culturais. “Deus derrama sobre a juventude seus dons, Ele nos chama a viver o protagonismo de professar que Cristo vive”, ressalta a jovem consagrada. A experiência do Fórum Internacional foi como a de Pentecostes, em que os discípulos ficaram cheios de Espírito Santo, ainda de acordo com a missionária.

Durante o encontro, eles participaram de formações e trabalharam em grupos em vista de propor ações práticas para cada tema do documento papal voltado aos jovens. Padres estiveram confessando ao longo do evento e momentos de convivência em que cada participante pode apresentar um pouco da sua cultura foram oferecidos na programação. No último dia, 300 jovens encontram o Papa Francisco na Sala Paulo VI. O Santo Padre cumprimentou todos. Bárbara relata que o Pontífice afirmou que o barulho dos jovens foi escutado no Vaticano.

Profecia do Carisma Shalom

“Muitas das coisas que o Papa falou, o Espírito se antecipou em nos dar a graça de viver”, destaca Bárbara sobre a experiência da Vocação Shalom com alguns dos aspectos abordados pelo Santo Padre na Exortação Apostólica. Entre as realidades antecipadas pelo Espírito, está o acompanhamento pessoal de jovens, ajudando-os a crescer na escuta da voz de Deus. Contudo, a missionária pontua que ainda há outros aspectos em que é necessário dar passos mais firmes, favorecendo o bom discernimento vocacional e o amadurecimento da fé dos jovens.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *