Shalom

Retiro Consultivo dos Celibatários acontece na Diaconia Shalom

Não é vã a vida de alguém que se entrega plenamente a Deus.

Até quinta-feira, 14, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, se reúne com celibatários da Comunidade de Vida e da Comunidade Aliança convidados para o Retiro Consultivo sobre esse estado de vida na vocação. Iniciado na segunda-feira, o encontro tem na programação momentos de oração, partilha e trabalho.

Victor Frota, responsável pelo retiro, explica que essa é uma forma de escutar aquilo que Deus quer em relação ao Celibato no Carisma Shalom. No encontro, os participantes têm a oportunidade de falar para o fundador, que também é celibatário, aspectos particulares de seu chamado.

Celibato na Vocação Shalom

No interior da Comunidade, o celibato consagrado é o reflexo da Pessoa do Espírito Santo, e atua “como instrumento de fecundidade e poder espiritual para toda a Comunidade (amor-santificação)” (ECCSh, 144). A oferta silenciosa da vida de um celibatário é fonte de vida no Espírito para a Comunidade e para a humanidade inteira. Os frutos muitas vezes são imperceptíveis aos olhos humanos, mas sabemos na fé que não é vã a vida de alguém que se entrega plenamente a Deus e ao serviço da sua vinha, não buscando nada em troca, a não ser o próprio Deus.

“Os irmãos chamados a esta graça, privilegiem em suas vidas o amor e a dedicação ao Senhor, por quem, renunciando a tudo, se entregaram. Busquem provar este amor por uma fecunda dedicação aos outros, transbordando o amor universal devido a todos os homens. Por força do chamado que o Senhor lhes fez e em razão de sua generosa resposta, sejam sinais desta doação total a Deus e aos irmãos, na caridade fraterna e no apostolado, não buscando privilégios nem comodidades, mas almejando ser uma oferta agradável ao Senhor” (ECCSh, 158).

Para saber mais, acesse: Formação sobre o Celibato.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *